sábado, 13 de abril de 2013

CASTANHA DO PARÁ

Rica em proteínas e devido ao seu alto teor em magnésio, é considerada útil na prevenção de câncer, estimula a produção de leite nas lactantes é tônico cerebral e geral do organismo. Apenas uma castanha-do-pará por dia pode diminuir os efeitos do envelhecimento.

 
Quer turbinar o seu organismo com um mineral que combate os radicais livres, aumentando a capacidade antioxidante e ajudando na prevenção de diversos males? Adicione à sua alimentação uma castanha-do-pará por dia.
 
Esta noz proveniente do norte e nordeste brasileiro — também conhecida como castanha-do-Brasil (no exterior) — oferece inúmeros nutrientes para a nossa saúde. Porém, um deles é o que mais faz sucesso entre os pesquisadores que analisam as vantagens do seu consumo: o selênio.
 
Esse mineral tem propriedades antioxidantes, que combatem o envelhecimento das células, fortalecem o sistema imunológico, melhoram o funcionamento da tireoide, reduz os níveis de colesterol ruim no sangue, evitam alguns tipos de câncer e doenças degenerativas.
 
A indicação do consumo de uma castanha por dia veio através de um estudo feito na Nova Zelândia por pesquisadores da Universidade de Otago. Segundo a pesquisa, inicialmente foi afirmado pelos especialistas que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Entretanto, o alimento é tão rico no mineral que uma unidade é suficiente para aproveitar os seus benefícios.
 
Mas, é bom seguir esta recomendação, pois, em excesso, o consumo de uma grande quantidade de castanha todos os dias pode ter o efeito contrário, causando o acúmulo de selênio, que pode resultar em dores de cabeça e queda de cabelos. Porém, mesmo que você ingira uma grande quantidade do alimento em um dia, é só não exagerar no outro que não ocorrerão esses efeitos.
 
Portanto, para aproveitar os benefícios antioxidantes da castanha-do-pará, inclua uma unidade da noz em sua alimentação, consumindo-a in natura ou picada junto com cereais e iogurte, em pães ou mesmo em bolos e tortas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário