sábado, 13 de abril de 2013

COM OU SEM GLUTÉN

 O glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte.

 Algumas pessoas não digerem da maneira adequada esta proteína e apresentam sintomas como constipação intestinal, rinite, asma, artrite, prurido, dermatite, acne, além de alterações de humor, ansiedade, depressão e síndrome do pânico.
 

Há também os portadores de doença celíaca, uma doença autoimune caracterizada por lesão da mucosa do intestino, desencadeada pelo consumo de alimentos que contenham glúten.

"Nos Estados Unidos e na Europa estima-se que uma em cada 200 pessoas tem a doença celíaca. No Brasil, a estimativa é de uma em cada 600 pessoas enfrentem problemas de saúde por não poderem ingerir esta proteína."

Estas pessoas devem excluir da alimentação os alimentos fontes de glúten - o trigo, a aveia, a cevada, o centeio e o malte de cereais. Um grande número de pessoas observa que os sintomas são atenuados e até desaparecem com a retirada do glúten da dieta.

O glúten não é um nutriente essencial para a saúde e a sua retirada da dieta não causa prejuízos.

Como alternativa aos alimentos fontes de glúten, temos arroz integral, trigo sarraceno, quinua, amaranto, soja, milho, tapioca além de tubérculos como a batata, a mandioca e o inhame.

Vale lembrar que frutas, de qualquer tipo, não contêm glúten e que são ótimas opções para lanches no meio da manhã e à tarde.

OBS. Leia os rótulos para identificar se o produto contém glúten ou não. Caso encontre algum ou alguns dos termos abaixo, há boa chance de o produto conter glúten:

•   Amido
•   Emulsificante
•   Estabilizante
•   Intensificador/realçador de sabor
•   Proteína de plantas


Dicas para uma dieta sem glúten

• Os alimentos como trigo, aveia, centeio e cevada podem ser substituídos por arroz integral, trigo sarraceno, quinua, amaranto, soja, milho, tapioca, e tubérculos como a batata, mandioca e inhame.

• Lembre-se: a exclusão do glúten não tem a finalidade de perda de peso, mas isso pode acontecer devido ao melhor funcionamento do corpo sem a exposição ao alérgeno.

• É importante ainda manter bons hábitos: escolher lugares calmos para realizar as refeições; mastigar bem os alimentos; evitar a ingestão de líquido durante as refeições para não prejudicar o processo de digestão e evitar o consumo de alimentos refinados e industrializados.

• Também é recomendável aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos; incluir no cardápio óleos vegetais como óleos de linhaça e de gergelim e azeite de oliva extravirgem, além de oleaginosas, tais como castanha-do-brasil, amêndoas, sementes de abóbora, linhaça e girassol.

• Ao comprar molho de soja, verifique se este contém trigo como componente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário