segunda-feira, 15 de abril de 2013

CRANBERRY

O cranberry (Vaccinium macrocarpon) pertence à família das frutas vermelhas berries, comum nas regiões temperadas. Originária dos Estados Unidos, esta fruta parecida com a cereja, era usada pelos povos americanos para tratar doenças urinárias e renais. Os colonizadores ingleses aprenderem a usar o fruto cru e cozido para perda de apetite, problemas digestivos e escorbuto (deficiência de vitamina C).



O cranberry é rico em vitamina C, K e A, ácido fólico, manganês e potássio. A fruta possui outros compostos antioxidantes, além da vitamina C, como flavonoides, polifenois e proantocianidinas. Esses compostos antioxidantes evitam a destruição das membranas celulares, pois neutralizam os radicais livres, impedindo a formação de placas de colesterol nos vasos sanguíneos.

A maioria dos casos de infecções urinárias são provocadas por uma bactéria chamada Escherichia coli, normalmente presente na trato  gastrointestinal. No intestino essas bactérias são inofensivas, mas quando invadem as vias urinárias podem causar infecções. Pesquisas constataram que as proantocianinas, presentes na fruta, dificultam a fixação destas bactérias nas paredes urinárias.



Uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard, com mais de mil mulheres, concluiu que o suco de cranberry pode diminuir a quantidade de infecções do trato urinário principalmente em casos reincidentes. No entanto, o trabalho não indicou qual seria a quantidade diária necessária. A pesquisa ressalta que o consumo do suco não deve substituir o tratamento convencional da infecção.

Além disso, estudos indicam que o consumo de cranberries previne cálculos renais. A fruta provoca a acidificação da urina, prevenindo a formação de substâncias alcalinas (fosfato de amônio e cálcio) e a deposição de minerais no trato urinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário