segunda-feira, 15 de abril de 2013

MENOPAUSA

Idade da primeira menstruação determina a frequência dos sintomas da menopausa
Os resultados de um estudo concluído recentemente pelo Hospital das Clinicas  de São Paulo, trazem dados importantes e boas notícias para quem teme a chegada da menopausa. Foi traçado o perfil da mulher brasileira neste período e descobriu-se que a idade da última menstruação, o tempo e o peso têm forte influência nos sintomas apresentados. "Nós verificamos que a tendência de sobrepeso nesta fase é muito grande, 68,13% das mulheres apresentaram obesidade" afirma Angela Maggio da Fonseca, coordenadora do estudo.
 
 A pesquisa Dados demográficos, epidemiológicos e clínicos de mulheres brasileiras climatéricas revelou que a média para o início do período da menopausa é de 48,1 anos e que os sintomas predominantes são ondas de calor, sudorese (muito suor) dores de cabeça, insônia e nervosismo. Além disso, os dados apresentados mostram que quanto antes a mulher menstrua, mais cedo ela entra na menopausa e maior a frequência dos sintomas. Por outro lado, com exceção da insônia, estes incômodos tendem a diminuir com o tempo.
 
 A osteoporose é também motivo de preocupação: "as mulheres já entram na menopausa com uma deficiência de massa óssea e por isso as chances de osteoporose são muito grandes". Além disso, a elevação do Índice de Massa Corpórea (IMC) aumenta a possibilidade de ondas de calor  (a queda dos níveis de estrogênio no organismo feminino, desregula a temperatura corporal), melancolia e artralgia  (dores nas articulações)  além da elevação da pressão arterial.
 
 Estudos como estes e o avanço da medicina proporcionam às mulheres tratamentos muito eficazes no combate aos sintomas. "A expectativa de vida da mulher aumentou muito e é essencial que elas sintam-se bem na menopausa para encarar melhor o período pós 65 anos. Aliviar estes sintomas faz, não só com que a mulher viva mais, mas também com uma melhor qualidade de vida" complementa Angela. Entre as opções para livrar-se destes incômodos, estão medicamentos para cada sintoma específico, Terapia de Reposição Hormonal (TRH) e alguns alimentos. Aqueles ricos em cálcio como leite, amêndoas e soja, são grandes aliados para o fortalecimento dos ossos e bebidas que contém cafeína, como café e chá, devem ser evitados para que não intensifiquem a insônia. 
 
 Fonte: Hospital das Clínicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário