quinta-feira, 18 de abril de 2013

MIRTILO - A BAGA MILAGROSA


O Mirtilo é menor que a uva e, quando madura, fica da cor da jabuticaba. Mas o sabor do mirtilo é único, especial. E a semente é muito pequena. O mirtilo não é apenas uma fruta saborosa.

Mirtilo, é conhecido como “fruto da juventude” ou “rei dos antioxidantes”. É uma baga de cor azul arroxeada, que cresce num pequeno arbusto (de 1 a 1,5m de altura), e que se encontra em regiões nas quais o Inverno
 é rigoroso.


O mirtilo já era utilizado pelo Homem desde o séc. XVI, principalmente devido às suas propriedades antioxidantes e antibacterianas. Esta pequena baga está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, e é rico em fibra, em vitaminas A, B e C, e sais minerais (magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco, selénio e manganês). Não tem sódio nem colesterol, e tem baixo teor calórico e de açúcares.

As mais importantes propriedades dos mirtilos são:
propriedades laxantes (se consumidos frescos, por serem ricos em fibras);
tratamento da diarreia (se consumidos secos);
propriedades anti-sépticas;
alívio de sintomas de infecções urinárias e renais (pelo seu conteúdo de ácido úrico);
prevenção de problemas de visão (têm concentrações muito elevadas de antocianina, um composto que melhora a visão noturna e reduz a vista cansada);
fortalecimento das paredes dos vasos capilares (pode-se utilizar no caso de veias varicosas e hemorróidas);
contributo para o melhoramento da memória;
prevenção de doenças das gengivas e articulações.

Pela ausência de sódio e colesterol, o mirtilo é indicado em dietas para hipertensão arterial e prevenção de doenças cardiovasculares. Sendo o fruto que contém mais antioxidantes, previne várias doenças degenerativas (como a doença de Alzheimer) bem como os sinais do envelhecimento (como as cataratas).

O mirtilo é assim uma planta medicinal, cujas propriedades podem ser usadas para o tratamento de diversas doenças, e da qual se podem aproveitar quase todas as partes da planta: flores, folhas, fruto e raízes. Existem, no entanto, algumas contra indicações: devido ao alto teor em taninos não devem ser consumidos durante mais de 3 meses, nem frutos nem folhas, podendo causar irritação do estômago e intestinos, sobretudo se existirem problemas de gastrites ou úlceras.

Existem diferentes maneiras de se consumir estas bagas. Em geral, são vendidas frescas em cuvetes de 125 gramas, podendo ser utilizadas em pratos de caça, saladas e outros pratos. Podem também ser encontradas em muitos produtos processados tais como sumos, iogurtes, complementos vitaminados, rebuçados, gelados e sobremesas. O mirtilo é ainda usado numa grande variedade de produtos culinários, tais como compotas, geleias, doces, biscoitos, tortas, pudins e bolos. O licor de mirtilo é a bebida mais popular preparada com este fruto, mas também existem vários chás confeccionados a partir destas pequenas bagas.

Agora que ficou a conhecer, ou a saber mais sobre o mirtilo, a próxima vez que se dirigir ao supermercado perca mais algum tempo junto dos frutos e legumes frescos. Lembre-se do mirtilo que, embora ainda seja bastante caro no nosso país, vai surpreendê-lo com o seu sabor e propriedades únicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário