quinta-feira, 18 de abril de 2013

ÓLEO DE ALGODÃO


O óleo de algodão ganha espaço como uma das melhores opções para substituir as gorduras hidrogenadas na preparação de alimentos, já que essas últimas não são totalmente sintetizadas pelo organismo humano e, portanto, ficam acumuladas nas artérias. Essa situação é responsável por grande parte dos casos de doenças cardiovasculares na população mundial.



Entre as diversas vantagens nutricionais apresentadas pelo óleo de algodão pode-se destacar que é rico em vitamina E (antioxidante natural que auxilia no combate aos radicais livres); fonte equilibrada de ômega 3 e ômega 6 e livre de gorduras trans. Outro fato importante é que esses benefícios para a saúde são mantidos mesmo após o aquecimento desse óleo durante o processo de fritura, o que não acontece com o azeite, a soja e os outros óleos vegetais. Ou seja, durante frituras e cozimentos, que necessitam de uma temperatura superior a 170°C, a maioria dos óleos vegetais perde nutrientes importantes.

Outra vantagem do óleo de algodão está relacionada ao aspecto financeiro.

Na comparação com o óleo de soja, o de algodão tem um rendimento de duas até quatro vezes superior e, em relação às gorduras hidrogenadas, pode chegar até 30% de rendimento. “Isso porque o óleo de algodão tem cadeia molecular maior ao ser comparado os outros óleos vegetais que geram baixa absorção. Essas características somente são observadas quando esse é utilizado em condições adequadas como limpar a fritadeira antes da utilização, respeitar a temperatura correta para cada tipo de fritura, filtrar o óleo no final do expediente e controlar a qualidade dos produtos”, destaca Luciléia. Além disso, o óleo de algodão apresenta maior resistência à oxidação, tornando sua vida útil maior e permite uma mesma utilização por mais vezes com boa qualidade e características sensoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário