segunda-feira, 6 de maio de 2013

DÉFICIT DE ATENÇÃO

Déficit de Atenção tem tratamento. O boletim da escola chega e as notas baixas predominam. A observação da professora é de que o estudante vive no mundo da lua. 
 
Déficit de atenção tem tratamento
 
Mais tarde, o adolescente deve ler os livros indicados para o vestibular. As obras literárias com centenas de páginas tornam-se martírio. O jovem simplesmente não consegue entender o conteúdo. Ao chegar à fase adulta, os compromissos são esquecidos e uma palestra torna-se difícil de ser acompanhada. Seja por ansiedade, estresse, falta de interesse na atividade ou preocupação, algumas vezes a capacidade de concentração fica enfraquecida.
 
Também pudera: concentrar-se é um processo complexo.
 
Para começar, a pessoa precisa sentir interesse pelo assunto, estar motivada e ter competência para compreender o tema. Ainda é preciso que o locutor tenha clareza e habilidade para transmitir a ideia. O ambiente também deve colaborar: nada pode desviar a atenção.
 
A complexidade está também nos caminhos percorridos no cérebro. Segundo o dr. Saul Cypel, neuropediatra do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e autor do livro A Criança com Déficit de Atenção e Hiperatividade (Lemos Editorial), o sistema de atenção tem estruturas localizadas em diversas partes do cérebro como, por exemplo, as regiões occipitais e parietais perceptuais, nas quais são percebidas as informações visual e auditiva respectivamente, para depois serem assimiladas nas regiões frontais cerebrais. “É um mecanismo complexo, no qual existem redes de comunicação que funcionam por meio dos neurotransmissores e permitem que a informação transite”, resume.

Ao longo da vida

Várias causas atingem a concentração das crianças. Desde uma tendência genética, associada à educação que recebeu em casa; a falta de limites, estabelecimento de regras e disciplina, favorece a agitação do pequeno em querer desenvolver diversas atividades ao mesmo tempo. Os pais, algumas vezes, percebem que o filho sofre com o problema, frustrando as expectativas por não fazer determinada atividade da forma esperada.

Especialistas alertam que não se deve esperar que um bebê desenvolva tarefas adequadas às idades mais avançadas, como assistir a um filme. Uma boa forma para saber se realmente há dificuldade é fazer brincadeiras para a faixa etária e ver como a criança se comporta, respeitando as limitações próprias de cada um.

Normalmente, os pais notam com mais frequência a dificuldade de concentração quando a criança está em idade escolar. Não só pelas notas, mas também pelas atitudes em classe, relatadas pela professora. “Ela tem a mesma capacidade ou até mais do que uma criança sem a dificuldade. Entretanto, seu rendimento compromete essa capacidade. Ela não consegue acompanhar a sequência de informações, sendo que uma depende da outra; isso resulta em uma série de lacunas no aprendizado”, explica o Dr. Abram Topczewski, neuropediatra do HIAE e autor do livro Hiperatividade: Como lidar? (Casa do Psicólogo).

Como identificar

O mais indicado a fazer quando há suspeita desse problema é procurar um médico bem preparado. Um profissional que entenda a questão e tenha uma visão ampla do assunto: psiquiatra ou neuropediatra, por exemplo. “O tratamento não adequado pode prejudicar o desenvolvimento da criança”, explica o dr. Abram.

Os tratamentos podem ser:
  • Terapêuticos: dependendo do grau de dificuldade, o médico pode aconselhar medicamentos que ajudem o cérebro a processar essa concentração.
  • De ajuste familiar: “deve-se mostrar e incentivar a organização e disciplina, ter acompanhamento escolar e ambiente adequado dentro de casa”, afirma a Dra. Sônia Teresa Akopian, médica fisiatra do HIAE.

Hiperatividade

Basta a criança ser mais agitada e desobediente para receber o rótulo de hiperativa. De fato, o diagnóstico da doença se banalizou. O Déficit de Atenção e Hiperatividade existe e afeta mais meninos que meninas. Impulsividade e dificuldade de concentração são características dos pequenos. Eles mexem em tudo, correm para lá e para cá, querem toda a atenção. O diagnóstico é realizado por meio do atendimento clínico. Para tratar, deve-se procurar médicos especializados no assunto.

Para Sandra Valle, neuropsicóloga infantil do HIAE, a hiperatividade precisa ser tratada como um todo. Medicamentos devem ficar a critério do médico e estratégias para melhorar o comportamento são sempre bem-vindas. "Na escola, os professores podem fazer da hiperatividade e da agitação uma aliada, por exemplo, pedindo à criança que os auxiliem na organização dos materiais a serem utilizados, a buscar um livro na sala dos professores.

Deve-se estabelecer uma parceria com a criança e criar condições positivas de integração ao grupo e ao contexto de aprendizagem, deixando claro as expectativas e, sempre que possível, ajudá-la a desenvolver recursos para resolver os problemas. Isso favorecerá enormemente a sua autoestima e potencial de crescimento."

Fonte: Dr. Saul Cypel, neuropediatra do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)
Dra. Sônia Teresa Akopian, médica fisiatra do HIAE.
Dra. Sandra Valle, neuropsicóloga infantil do HIAE
Dr. Abram Topczewski, neuropediatra do HIAE

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário