quinta-feira, 9 de maio de 2013

MÃE SEMPRE PERTO, MESMO LONGE

Uma mãe moderna desempenha vários papéis ao mesmo tempo: trabalha, faz academia, faz compras e ainda cuida do(s) filho(s).
 
Em meio a tantos compromissos, nem sempre é possível acompanhar de perto as atividades do bebê, o que acaba ficando a cargo de uma babá, das avós, parentes, etc.. Porém, o fato de estar longe não significa que você não possa ter o controle sobre a rotina da criança. Pelo contrário, o dia-a-dia dela não deve mudar em nada, esteja você perto ou não. 


 
Antes de retornar ao trabalho, tome algumas providências básicas, tais como definir quem ficará com o seu filho. Como próximo passo, oriente essa pessoa sobre a rotina diária da criança e, para facilitar, deixe por escrito os pontos que você considerada mais importantes, além de sugestões. Com as crianças, procure sempre manter o mesmo horário para os cuidados básicos, como tomar banho, comer e dormir. Toda a criança necessita de uma rotina, e essa deve se iniciar pelos cuidados básicos.
 
Habitue-se e oriente o cuidador a comunicar à criança tudo o que for fazer com ela antes, como: "vamos tomar banho, lavar o braço...", desta forma você estará estimulando a memória auditiva e a criança aprende a relacionar aos poucos as palavras aos objetos.
 
As atividades devem ser determinadas de acordo com a fase em que seu filho se encontra e o ritmo de desenvolvimento dele. A pessoa responsável precisa ter consciência de que crianças são ativas e cheias de energia e por isso é importante acompanhar esse pique com brincadeiras de "esconde-esconde", "pega-pega", danças e tudo mais a que for solicitada.
 
 "(...) o fato de estar longe não significa que você
não possa ter o controle sobre a rotina da criança."

 
Para crianças menores, uma dica é aproveitar o chão: forre-o com um edredom de casal dobrado e coloque sobre ele alguns poucos brinquedos, para que a criança explore aquele objeto que está com ela, o que a incentiva a engatinhar, ficar de pé, caminhar, etc..
 
Independentemente de quem esteja no comando, a pessoa deve ter o conhecimento de que o bebê precisa de estímulos, porém sem exageros. Música, leitura e histórias animadas - como vídeos ou teatrinhos são dicas de atividades que podem ajudar a estimular a criança. Essas três atividades podem ser realizadas diariamente e é importante que tenham um horário específico para acontecer. Ao elaborar a rotina da criança, procure intercalar atividades tranquilas, como ouvir música, e atividades mais agitadas, como brincar sobre um edredom.
 
Crie um cantinho da leitura, que pode ser um tapete, uma poltrona, mas sempre no mesmo lugar. Lá será um espaço muito especial seu e do bebê, onde histórias serão contadas. Use acessórios como chapéu, lenços e outros, "mergulhe" na história junto com ele...
 
O importante, portanto, é conhecer bem seu filho, para que você possa determinar as atividades dele de perto, mesmo estando longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário