quinta-feira, 2 de maio de 2013

MANTEIGA OU MARGARINA, QUAL CONSUMIR?

Qual a diferença entre manteiga e margarina?






No pão, é difícil distinguir, mas a nutricionista Tereza Cibella explica a diferença entre as duas.
 
“A manteiga é derivada do leite de vaca, fornece gorduras saturadas e pode aumentar o colesterol dependendo da quantidade ingerida.
 
A manteiga é naturalmente rica em ômega 6, que é um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo, combatendo o colesterol ruim e os altos níveis de glicose no sangue. Também auxilia na absorção de alguns nutrientes importantes, como as vitaminas A, B, E e K. Além disso, o organismo reconhece a gordura da manteiga como natural e consegue metabolizá-la. O ideal é consumir duas colheres de chá de manteiga por dia. Se não houver exageros, a manteiga não compromete a dieta e faz até bem à saúde - garante a especialista.
 
A margarina é derivada de óleos vegetais, passa por um processo de hidrogenação para que eles fiquem sólidos, levando à formação de gorduras trans, que reduz o HDL (colesterol bom) e aumenta o LDL (colesterol ruim)”. O ideal é consumir a sem sal.

Consumidores que procuram evitar alimentos gordurosos não titubeiam no supermercado: compram sempre margarina em vez de manteiga.

História:

A margarina, na verdade, é um substituto da manteiga. Em 1869, Napoleão III, imperador da França, ofereceu um prêmio para quem descobrisse uma opção mais barata à manteiga, já que o país enfrentava uma crise econômica e o produto estava cada vez mais caro. Hippolyte Mergé-Mouriés (1817-1880), químico francês, decidiu imitar o processo natural que ocorre no organismo das vacas leiteiras, que mesmo quando perdem peso por carência de alimentos, continuam a produzir leite, embora em quantidades menores. A experiência resultou em uma nova gordura, advinda da extração de um líquido oleoso denominado óleo margarina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário