terça-feira, 11 de novembro de 2014

Aprenda como melhorar a sua digestão.

Você sabia que a má digestão pode atrapalhar a sua vida? Além da sensação de sono e peso no estômago, outros problemas podem decorrer da falta de cuidado com a alimentação e hábitos no dia a dia.


1 -O que é a digestão?

Digestão é a transformação de alimentos complexos em outros mais simples, de tal modo que os nutrientes possam ser absorvidos e utilizados pelo nosso organismo. O processo tem tempo variado de acordo com o tipo e a quantidade de alimento ingerido. O esvaziamento gástrico, contudo, tende também a ser bastante variável, normalmente leva de 1 a 2 h.

 2 - Quais alimentos ajudam a pessoa a ter uma boa digestão?

Normalmente as gorduras são os alimentos que mais retardam o esvaziamento gástrico. Assim, refeições gordurosas tendem a ser mais "indigestas".

 3 - Quais alimentos devem ser evitados?

Alimentos ricos em gorduras, bebidas com gás, irritantes gástricos como café e bebidas alcoólicas.

 4 - Por que a pessoa sente sonolência e sensação de peso no estômago quando tem má digestão?

A sonolênicia tem a ver com o processo de digestão como um todo, dependendo também do tipo de alimento, normalmente existe o que chamamos de alcalose pós-prandial que pode dar sono.  Alimentos muito ricos em triptofano (queijo, amendoim, ovo, etc) tendem também a dar mais sono já que este aminoácido é um percursor da serotonina.

 5 - Quais são os sintomas da má digestão?

Empachamento pós- prandial, saciedade precoce, distensão abdominal, dor epigástrica.

 6 - O mau funcionamento do intestino está ligado à má digestão?

Eventualmente sim, se houver alguma patologia que interfira na motilidade intestinal ou que interfira na luz intestinal dificultando a passagem do bolo alimentar. 

 7 - Pessoas com maus hábitos alimentares e má digestão podem desenvolver doenças?

 São várias as patologias associadas a maus hábitos alimentares. Por exemplo, indivíduos com costume de ingerirem grandes quantidades de gorduras e proteínas e poucas verduras, frutas ou legumes, tendem a ter risco maior para tumores gastrointestinais. Por outro lado, pessoas que ingerem fibras em excesso, tendem a ter mais gases e distensão abdominal. A alimentação desbalanceada leva a mudança do nossa microbiota intestinal, o que pode levar a um sem número de afecções intestinais e extra- intestinais.

8 - Bebidas gaseificadas e alcoólicas atrapalham a digestão?

Normalmente podem dar desconforto em indivíduos já propensos, que tem alguma doença de base. O consumo de álcool em pequenas quantidades é bem tolerado pelo nosso organismo.

 9 - As pessoas devem evitar consumir líquido durante as refeições? Por quê?

O consumo de excesso de liquido às refeições vai distender mais ainda o estômago o que pode agravar sintomas dispépticos gástricos em indivíduos principalmente com alterações de acomodação do estômago. Em pacientes com doença do refluxo, esse hábito tende também a agravar os sintomas.


Fonte:  Dr. Ricardo C. Barbuti - gastroenterologista  

Nenhum comentário:

Postar um comentário