sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

HIPNOSE - Técnica aliada a saúde

Esqueça os ilusionistas circenses com cartolas e gestos exagerados. Esse clichê, reforçado no último século graças ao cinema e aos programas de auditório, só deteriora a credibilidade da hipnose, ferramenta que hoje auxilia não apenas psicólogos e psiquiatras, como também diferentes especialistas em clínicas e grandes hospitais do país.
 
 
“A técnica já foi regulamentada pelos conselhos de odontologia,  fisioterapia, psicologia e medicina”, diz Clystine Abram, presidente do Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada (IBH-RJ).
 
Ênfase na palavra “técnica”, pois a prática não consiste em um tratamento que por si só combate quadros clínicos. De acordo com Luiz Guilherme Velloso, cardiologista e hipnólogo do Hospital São Camilo (SP), trata-se de um estado alterado de consciência que fica entre o sono e a vigília.
 
“Nessa situação, o indivíduo permanece consciente, porém apresenta alterações na percepção e fica altamente receptivo a sugestões”, afirma. A reação cerebral durante o processo ainda é discutida entre os cientistas.
 
Experimentos mostram que o sistema límbico (responsável por referências de medo, dor, prazer, autopreservação, timidez, etc.) deixa de enviar informações para o neocórtex, porção relacionada à consciência humana. É por isso que a pessoa torna-se sugestionável: ela “perde” as noções que são específicas desse sistema.

Os seres humanos experimentam isso diariamente sem tomar conhecimento. “Ir ao cinema é se submeter a uma espécie de estado hipnótico.
 
Você fica focado no filme, curte, se envolve, torce pelos personagens, dá vazão às emoções. Mas não percebe que três horas se passaram. E, muitas vezes, come pipoca sem estar com fome.”
 
Por uma razão desconhecida pela medicina, algumas pessoas são mais suscetíveis à abordagem do que outras. Entretanto, mesmo as mais vulneráveis não aceitam todos os comandos do especialista — seja durante ou após o transe. Se a pessoa é íntegra e honesta, ela não pode ser sugestionada a roubar um supermercado”, exemplifica.
 
O que um profissional habilitado faz é a indução hipnótica, de modo a favorecer outra terapia. Por exemplo: se por acaso o paciente apresenta uma doença psicossomática, ele é submetido à técnica para que, estando concentrado, possa comunicar-se melhor com seu inconsciente.
 
Isso ajuda o especialista (que, no caso, será um psicólogo ou psiquiatra) a descobrir as possíveis causas do problema. “O enfermo também poderá acessar com mais facilidade suas qualidades e recursos internos para combater o quadro”, acrescenta a especialista Clystine.

A hipnose é efetiva nos seguintes quadros:Não há como estimar um número médio de sessões necessárias para tratar cada doença, pois tudo depende da gravidade do problema e das particularidades de cada indivíduo. Sendo assim, os tratamentos podem levar de poucas semanas a meses.
-Obesidade e transtornos alimentares
-Fobia social
-Fobias específicas (medo de aranhas, escuro, altura, palhaços, etc.)
-Náuseas relacionadas à gestação ou a tratamentos quimioterápicos
-Doenças psicossomáticas em geral
-Tabagismo
-Transtorno de Estresse Pós-traumático-Ansiedade-Hipertensão-Distúrbios do sono
 
 
Fonte: Dr. Leonard Verea, psiquiatra especializado em medicina psicossomática e hipnose clínica, Dr. Luiz Guilherme Velloso, cardiologista e hipnólogo do Hospital São Camilo e Clystine Abram, presidente do Instituto Brasileiro de Hipnose Aplicada (IBH-RJ).

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

MEDITAÇÃO - para acalmar a mente

Meditação é uma técnica milenar que ajuda a manter o autocontrole e acalmar a mente.

Diferentes linhas de pesquisas estudam e confirmam a eficácia das variadas técnicas de relaxamento no combate ao estresse, ansiedade, agitação, assim como, prevenção das  consequências associadas a essas três condições.
 
 
Portanto, com um pouquinho de disciplina, um local tranquilo e alguns instantes sem ser interrompido, é possível utilizar a prática da meditação e dos exercícios respiratórios para ajudar a manter o equilíbrio e o estresse bem longe. Além disso, de acordo com Joelma Amaral*, professora de técnicas de relaxamento, estes momentos podem ajudar as pessoas a evitar que um problema simples evolua para uma situação crônica.
 
"A meditação, por exemplo, é uma técnica milenar, que ajuda a manter a disciplina, o autocontrole e a acalmar a mente, promovendo conforto emocional e aprimorando a capacidade de concentração", explica. "O processo é bastante simples e a pessoa pode praticar deitada, sentada no chão (de pernas cruzadas, na chamada posição de índio ou de lótus) ou em uma cadeira (com os pés apoiados e a coluna ereta)”.
 
“A pessoa deve fechar os olhos suavemente e manter a atenção na respiração que precisa ser lenta e profunda. Os problemas e a agenda do dia devem ser deixados de lado e, se vierem ao pensamento, é preciso inspirar novamente e retornar ao objetivo inicial”.
 
A professora esclarece que sessões com duração de cinco a quinze minutos já podem trazer benefícios, desde que praticadas diariamente. Outra dica é colocar uma música ambiente. "Nas aulas de relaxamento, meditação e yoga é comum utilizarmos alguns sons que ajudam a criar um ambiente propicio para descontrair e abstrair pensamentos indesejados. Músicas clássicas, instrumentais e os sons da natureza, como água e pássaros são opções que permitem que a mente se concentre na melodia e relaxe".
 
Os exercícios respiratórios também são considerados eficazes para minimizar a ansiedade e o estresse. "Uma forma de começar é sentando-se ereto, com os olhos fechados, as mãos repousadas sobre a região do abdome (para que se possa sentir o movimento lento e suave da respiração) ou sobre as pernas. Inicie inalando pelo nariz, lentamente, sentindo a respiração. Em seguida, libere o ar, também pelas narinas, utilizando o dobro do tempo da inspiração", ensina Joelma. "Uma sugestão para controlar o tempo é contar "um" para a entrada do ar e "um...dois..". para a saída do ar. Repita por cinco minutos diariamente e vá aumentando esse tempo gradualmente".
 
A prática constante fará com que o exercício se torne um hábito diário. Sua saúde agradece!
 
Fonte: Joelma Amaral é instrutora de Hatha Yoga para adultos e crianças. Ministra aulas personalizadas de yoga com técnicas de relaxamento.

IMC - Entenda melhor este cálculo da saúde

O cálculo do Índice de Massa Corporal é um método utilizado no mundo todo para avaliar o estado nutricional de um indivíduo.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um dos métodos utilizados internacionalmente para avaliar o estado nutricional de um indivíduo. Trata-se de uma fórmula matemática que usa duas informações como variáveis: o peso (em quilos) e a altura (em metros) de cada pessoa. O cálculo é simples: basta dividir o peso pela altura ao quadrado (IMC = peso / altura²). O resultado obtido serve de indicador sobre como está a manutenção do peso de cada pessoa.



No entanto, os especialistas não recomendam esse método em certos casos - como o de pessoas muito musculosas, atletas, halterofilistas ou aquelas que sofrem de cifose dorsal (corcunda, que diminui a altura) - devido à impossibilidade de diferenciar massa gorda (gordura) e massa magra (músculos e água), que interferem diretamente no resultado.

Segundo a endocrinologista Claudia Cozer*, existem outros métodos para avaliar jovens com menos de 18 anos. Portanto, eles não devem seguir a tabela abaixo (que é indicada pela Organização Mundial de Saúde). "Para eles existem padrões específicos de acordo com cada idade e peso. O melhor é procurar o médico ou uma nutricionista para uma avaliação", diz ela.
Assim que você obtiver o resultado, veja em qual faixa você se enquadra (levando em consideração a tabela abaixo):

IMC abaixo de 18,5: abaixo do peso IMC entre 18,5 e 24,9: peso adequado à altura IMC entre 25 e 29,9: sobrepeso IMC entre 30 e 34,9: obesidade grau I IMC entre 35 e 39,9: obesidade grau II IMC acima de 40: obesidade grau III

Sempre vale lembrar que se você acha que está "fofinho demais", antes de mais nada, fale com um médico para verificar se realmente precisa perder alguns quilinhos. Se ele considerar necessário, vai orientá-lo a buscar ajuda de um nutricionista para fazer uma reeducação alimentar.

O acompanhamento de um profissional de saúde (nutricionista e/ou médico) é fundamental para que você aprenda a comer corretamente. Esse profissional faz um trabalho personalizado, ou seja, levando em conta suas preferências, paladar e atividades diárias.

E esqueça as dietas da moda ou que prometem milagres. "Para emagrecer é preciso aprender a se alimentar corretamente e praticar alguma atividade física, com a orientação de um preparador físico", alerta a médica.

Agora, se você já se alimenta de forma saudável e variada, mas mesmo assim não está em forma, os motivos podem ser fatores genéticos (seus pais e avós são obesos) ou uma dieta hipercalórica.

"Muitas pessoas ingerem alimentos saudáveis, mas em grandes quantidades e isso também não é adequado. Para emagrecer é preciso deixar de lado a vida sedentária, adquirir hábitos saudáveis e consumir a quantidade de alimentos adequados a você", afirma a endocrinologista. Fique ligado!

Fonte: Dra. Claudia Cozer - Endocrinologia pela Universidade de São Paulo e membro da diretoria da ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

COMPORTAMENTO - Síndrome do Pensamento Acelerado

Considerada uma patologia moderna, que atinge crianças e adultos, a síndrome ainda não é um tema debatido com frequência nos meios de comunicação.
 
 
 
“Em função do cotidiano, os indivíduos adquiriam característica de pessoas “hiperpensantes”, devido ao excesso de compromissos, exagero de informações recebidas e da carga emocional desgastante”. Denise conta, ainda, que o estresse promove a fadiga, o desânimo e faz com que a sensação do “deu branco” passe a ser frequente. O bloqueio da memória é visto como um mecanismo de proteção do organismo contra o estresse.
 
“Um dos principais sintomas verificados na Síndrome do Pensamento Acelerado é a perda geral da capacidade de pensar, de reter informações e, até mesmo, de elaborar tarefas. A seletividade da memória protege a mente contra o congestionamento de pensamentos, imagens e ideias. Ao fazer uma autoanálise, a maioria das pessoas irá perceber que utiliza excessivamente a memória e, por isso, pensa demais e se desgasta de maneira exagerada, podendo desencadear a síndrome”.
 
As mudanças sofridas pela sociedade, nas esferas social, tecnológica e emocional contribuíram para o surgimento da SPA, que tem diagnóstico complexo e exige levantamento de dados minucioso antes de definir a melhor terapia. “É preciso realizar uma avaliação multiprofissional, sendo que o tratamento irá depender do contexto em que cada pessoa vive. Além disso, é importante que ela mesma reconheça o problema, identifique os sintomas e tenha consciência que é preciso buscar o equilíbrio”.
 
“Desacelerar” é a palavra chave. Seja na infância ou na fase adulta, a organização dos compromissos diários devem proporcionar um estilo de vida saudável que propicie tranquilidade e felicidade.
 
 
Fonte: Denise Cristina Martins - Professora e Pedagoga em Especialidade em Deficiências Intelectuais e Inclusão Social.

COMPORTAMENTO - Estimule sua autoconfiança

O excesso de insegurança pode se tornar um fator impeditivo para a realização de tarefas e concretização de objetivos pessoais. O sentimento pode ser considerado uma crença negativa e distorcida sobre a capacidade real da pessoa, fazendo com que ela não utilize seu potencial máximo.
 
 
 
A consequência disso é a autodesvalorização em relacionamentos afetivos, sociais e profissionais. Para a psicóloga Rosana Cavalcante Fonseca*, os indivíduos acabam se esquivando de desafios que, muitas vezes, poderiam enfrentar, mas não o fazem por desacreditar no êxito do sucesso. “Essas pessoas costumam ter objetivos de vida limitados, uma vez que acreditam que  a opinião dos outros tem mais valor”.
 
Para inibir a insegurança, é importante preservar e estimular a autoconfiança. “A autoconfiança é o oposto da insegurança, ou seja, é a crença no próprio potencial de realização de tarefas, de enfrentamento de desafios e da capacidade de conquista”, explica Rosana. “Ela começa a ser desenvolvida no início da vida, a partir do momento em que a pessoa percebe que é capaz de executar uma tarefa de maneira satisfatória, com autonomia e independência, mesmo que esta missão não possua um alto grau de dificuldade”.
 
“Como exemplo, é possível citar uma criança que dá os primeiros passos sem o auxílio de um adulto, ou aquela que consegue montar um quebra-cabeça sozinha. As duas situações reforçam a ideia de capacidade”.
 
A psicóloga afirma que é possível aumentar a autoconfiança por meio de atitudes simples no dia a dia. “Todos nós, ao longo da vida, passamos por situações de frustrações, perdas e fracassos, ao mesmo tempo em que obtemos conquistas, realizações e sucesso. Para melhorar a autoconfiança, devemos dar mais importância às conquistas e menos aos fracassos, prestando atenção nas próprias habilidades e potencialidades que levaram ao êxito”.
 
“É importante também compreender e aceitar que todos os indivíduos possuem limitações e dificuldades, permitindo-se errar ou falhar”.
 
De acordo com Rosana, é muito comum as pessoas terem maior tolerância e compreensão em relação às fragilidades alheias do que em relação às suas próprias. Esse comportamento compromete a autoconfiança. “É fundamental que o indivíduo compreenda que não é possível acertar todas as vezes”, ressalta.
 
Para uma vida com mais confiança, “Aprenda a tolerar suas próprias fraquezas e a valorizar sempre as suas capacidades” reforça a psicóloga.
 
 
Fonte: Rosana Cavalcante Fonseca é Psicóloga formada pela PUC-SP (CRP 06/85548). Possui especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto de Psicologia da USP e Neuropsicologia pela Faculdade de Medicina da USP. Atua como psicóloga perita do NUFOR (Núcleo Forense) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e como psicoterapeuta em consultório particular. rosana.cavalcante@hc.fm.usp.br

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DOENÇAS DE VERÃO - com elas não se brinca!


Com o início do Verão, estação mais quente do ano, vem as faladas doenças de verão! 

Isso porque o calor excessivo provoca a ocorrência de alguns problemas de saúde típicos da época, sendo os mais freqüentes: desidratação, insolação, dengue, intoxicação alimentar, hepatite A e doenças de pele.


Sintomas
 Entre os sintomas mais relatados pelos pacientes nos hospitais estão:

· Diarréia;
· Dor de cabeça;
· Dor no corpo;
· Vômito;
· Mal estar em geral.

Como evitar 
· Tomar dois litros de água por dia;
· Tomar banho na temperatura ambiente e usar roupas leves;
· Alimentar-se com verduras, legumes e frutas;
· Evitar alimentos gordurosos;
· Aplicar hidratante no corpo de duas a três vezes ao dia;
· Usar protetor solar com fator de proteção no mínimo de 30;
· Evitar o sol ou diminuir o tempo de exposição a ele entre 10h e 16h;
· Usar óculos escuros com proteção UVA/UVB e chapéu ou boné;
· No dia-a-dia também usar protetor solar, principalmente nas áreas expostas do corpo (face, decote, braços e pernas) diariamente.
· Os alimentos também devem receber atenção especial durante o Verão, já que o calor possibilita a proliferação de bactérias, e devem ser bem lavados, de preferência deixando por algum tempo em um recipiente com água com algumas gotas de água sanitária adicionadas. 

Saiba um pouco mais sobre as doenças de verão mais freqüentes

· Desidratação
A desidratação é a perda de líquidos e sais minerais do corpo, que pode ser aumentada por vários fatores no Verão, como o aumento da própria transpiração. Normalmente, perdemos em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina, fezes, suor ou até mesmo pela respiração. 

A pessoa passa a apresentar sede, fica muito tempo sem urinar, com a boca e mucosas secas e olhos ressecados. É uma doença greve, por isso, deve ser evitada com algumas dicas: prefira local arejado e com sombra, use roupas leves e ingira constantemente líquido. 

Como tratamento, o soro caseiro pode ser utilizado. Preparação: uma colher de chá de açúcar e uma colher de café de sal misturados em um litro de água. A pessoa pode tomar a vontade a cada 20 minutos e após cada evacuação no caso de diarréia. Nesses casos, procure o posto de saúde mais próximo de sua residência.

· Insolação
A insolação é provocada pela exposição excessiva ao sol. Como conseqüências, a pessoa pode sentir os seguintes sintomas: intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e, até mesmo, a inconsciência. Procure o atendimento médico imediatamente. 

É importante lembrar que não apenas a pessoa que fica diretamente exposto ao sol contrai a doença, pois a areia da praia, por exemplo, também reflete o sol e aumenta a temperatura da pessoa pelo calor.

· Intoxicação Alimentar

A alimentação feita em locais que não possuem higiene adequada no preparo e conservação dos alimentos ou que deixam eles expostos por longos períodos à temperatura ambiente são os principais causadores da intoxicação alimentar. 


Quando uma pessoa ingere um alimento contaminado, ela pode desenvolver alguns sintomas que variam de acordo com o microorganismo causador do distúrbio. Pode causar diarréia, um simples desarranjo intestinal, náuseas, vômitos, febre, cefaléias, e até mesmo, desidratação grave. Em geral, os sintomas duram poucos dias.

· Micoses
No verão temos mais contato com a água, seja transpirando ou pela ida na praia ou na piscina. Isso faz com que a nossa pele fique úmida por mais tempo, o que favorece o aparecimento das micoses - doenças causadas por fungos. A doença pode aparecer nas virilhas, nos pés e nas unhas. 

Inicia-se sempre por uma pequena lesão vermelha, provoca escamação contínua da pele e coceira. Deve-se procurar um dermatologista
.

· Conjuntivite bacteriana

É uma infecção das conjuntivas (aquela pele transparente que recobre os olhos). Entre os sintomas, estão: olhos vermelhos e lacrimejantes, produção de secreção amarelada, fotofobia (dor ao olhar para a luz) e uma sensação de que há areia dentro dos olhos. Às vezes, acontece de as pálpebras estarem grudadas quando a pessoa acorda. O contágio pode ser através de contato direto com uma pessoa contaminada, compartilhando toalhas, mergulhando no mar em praias poluídas e usando piscinas com tratamento de cloro ausente ou ineficiente.
Para prevenir, não freqüente praias impróprias para banho nem piscinas que não estejam devidamente tratadas. Não coloque as mãos nos olhos infectados e evite compartilhar toalhas. Procure um oftalmologista para tratar.


· Dengue

A dengue é uma das mais conhecidas doenças de verão. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que transporta o vírus. Quem é picado pelo inseto pode sentir febre alta, dores de cabeça, nos músculos e nas articulações, além de perder o apetite, ter náuseas e apresentar bolinhas vermelhas por todo o corpo que causam coceiras. Por isso, em caso desses sintomas procure o posto de saúde mais próximo de sua residência. 

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente, como Pneus, pratos de vasos, garrafas, caixas d’água, entre outros. 


· Hepatite A

Causada por vírus, a hepatite viral do tipo A, que ataca o fígado, é outra doença comum do verão. A pessoa pode levar até um mês para desenvolver os sintomas, tempo suficiente para o vírus atacar as células hepáticas, provocando amarelamento da pele, febre, dores de cabeça e musculares e o aumento do tamanho do fígado. Mas nem sempre a pessoa apresenta todos esses sintomas, podendo sentir apenas mal-estar ou sinais de gripe. Neste caso o atendimento médico é fundamental para o diagnóstico.

DERMATITE DE CONTATO ALÉRGICA


Algumas substâncias, quando em contato com a pele, podem causar algumas lesões avermelhadas, que coçam e produzem gotas d´água no local. 
Essas são as características de uma dermatite de contato alérgica, e o contato com essas substâncias deve ser evitado.
A dermatite de contato alérgica, geralmente, não é causada por produtos como ácidos, solventes, sabonetes ou detergentes. Esses produtos químicos podem produzir reações irritativas na pele de qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha alergia a eles.
Para descobrir que substância produziu a dermatite de contato, é preciso conversar com um dermatologista e falar sobre seus hábitos no trabalho e em casa, pois pode ser que algum material utilizado no dia-a-dia tenha causado a reação.
Quando não se consegue descobrir o que causou a dermatite de contato, é possível fazer um teste, chamado “Teste de Contato”. Mas já se sabe quais os produtos e substâncias que são mais propícios a desenvolver essas reações na pele, como o níquel (presente em bijuterias, principalmente brincos, e botões de calças), borracha (luvas), calçados e roupas, cosméticos de cabelos, perfumes, loções e cremes, cromatos (cimento e couro) e plantas (como a aroeira).

Fonte: SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia

DERMATITE SEBORRÉICA

Caspa, coceira no couro cabeludo, descamação nos supercílios, ouvidos ou nos cantos do nariz são sintomas da dermatite seborréica, doença que pode ser agravada com a chegada do frio. 
Saiba mais sobre a doença e como controlar seus sintomas.

A dermatite seborréica é muito comum nas três fases da vida: infância, adolescência e adulta. 
Na infância, manifesta-se com crostas no couro cabeludo dos recém-nascidos e com irritação na região das fraldas, mas normalmente desaparece entre 8 e 12 meses de idade. 
Quando a dermatite seborréica aparece em outras idades ela vai e volta com freqüência. É comum em pessoas com pele e cabelos oleosos, mas pode ser tratada com eficácia pelo dermatologista.

Fonte: SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia

ENVELHECIMENTO - Faz parte de nossas vidas

Envelhecer faz parte da nossa história, mas cuidados básicos podem suavizar seus efeitos. Assim, rugas e cabelos brancos podem ser adiados com uma vida saudável, boa alimentação, bastante água, prática de exercícios físicos e proteção do sol.
A pele envelhecida se caracteriza por ser fina, sem elasticidade, apresentar rugas finas e aprofundamento das linhas de expressão. O envelhecimento pode se dar pelas características genéticas que herdamos ou devido a fatores ambientais e hábitos de vida, como fumo, alimentação inadequada, falta de exercícios físicos etc.

FATORES RELACIONADOS AO ENVELHECIMENTO DA PELE

Radiação solar

A radiação solar atua na pele causando desde queimaduras até foto envelhecimento e aparecimento dos cânceres de pele. Várias alterações de pigmentação da pele são provocadas pela exposição solar, como as manchas, pintas e sardas. A pele foto envelhecida é mais espessa, por vezes amarelada, áspera e manchada. Pessoas com pele envelhecida pelo sol têm maior probabilidade de desenvolver câncer e lesões pré-cancerosas.

Cigarro

Pessoas fumantes possuem marcas acentuadas de envelhecimento na pele. O calor da chama e o contato da fumaça com a pele provocam o envelhecimento e a perda de elasticidade cutânea. Além disso, o fumo reduz o fluxo sangüíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos. A redução deste fluxo parece contribuir para o envelhecimento precoce da pele e para a formação de rugas. Rugas acentuadas ao redor da boca são muito comuns em fumantes.

Álcool

O consumo de álcool influi no metabolismo. Altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento. A exceção à regra é o vinho tinto, consumido moderadamente, que contém flavonóides, que têm ação antioxidante.

Movimentos musculares

O movimento repetitivo e contínuo de alguns músculos da face aprofunda as rugas, causando as chamadas marcas de expressão, como as rugas ao redor dos olhos. Já a atividade muscular é importante para o organismo como um todo, tornando a pessoa mais disposta, melhorando seu físico e também a sua saúde.

Radicais livres

São uns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo. Os radicais livres se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo, etc. Acredita-se que os radicais livres provocam a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e a acumulação de elastina, que é uma característica da pele fotoenvelhecida.

Bronzeamento Artificial

A Sociedade Brasileira de Dermatologia condena formalmente o bronzeamento artificial que pode causar o envelhecimento precoce da pele (rugas e manchas) e formação de câncer de pele.

Envelhecimento e Alimentação

Uma dieta não balanceada contribui para o envelhecimento da pele. Assim como a ingestão de líquidos é importante para a saúde geral e também para a hidratação do organismo, a dieta é importante para manter a pele saudável. Existem elementos que são essenciais e devem ser ingeridos para repor perdas ou para suprir necessidades, quando o organismo não produz a quantidade diária suficiente. São eles: água em abundância, vegetais, frutas, peixe, carnes magras, etc. Enfim, toda a gama de alimentos que contenham as vitaminas, proteínas e fibras necessárias ao organismo e que ajudem a prevenir os radicais livres, que aceleram o processo do envelhecimento.

Tratamento do Envelhecimento

Sabendo-se do papel do sol no envelhecimento da pele, qualquer tratamento de rejuvenescimento obrigatoriamente começa com filtro solar! Como regra “básica” devemos preferir os filtros com FPS 15 ou maior, que protejam contra os raios UVA e UVB. Outros tratamentos podem ser indicados pelo dermatologista, como técnicas de preenchimento, cirurgias e a aplicação de medicamentos. Os dermatologistas tem os conhecimentos necessários para fazer esta indicação e prescrever o melhor tratamento para cada caso.

Fonte: SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia

ÁGUAS-VIVAS E CARAVELAS - Orientações sobre acidentes

Orientação para acidentes por águas-vivas e caravelas no litoral.

Verão, sol, mar, praia.... quase sempre trazem boas recordações e sensações de prazer. Mas o litoral tem surpresas nem sempre agradáveis. O paraíso pode se tornar um inferno se o banhista não tomar alguns cuidados básicos.

1- Olindias sambaquiensis

Esta pequena medusa de cor amarelada é comum no verão nas praias de Santa Catarina e causa acidentes dolorosos, mas de pouca gravidade (cerca de 90% dos acidentes em SC).
Lesão cutânea causada pela Olindias sambaquiensis, popularmente conhecida por reloginho. As lesões são arredondadas ou ovais, pequenas e às vezes com tentáculos (linhas) curtas.

2 - Linuche unguiculata

Medusa muito pequena cujas larvas podem causar envenenamentos sob as roupas de banho.
Lesões típicas do prurido do traje de banho observadas no litoral norte de SC. As lesões são pápulas e eritermatosas e intensamente pruriginosa (coceira).

3Physalia physalis
Não são incomuns, mas causam poucos acidentes. Note o flutuador(fica fora da água) e os tentáculos longos.
As linhas(onde o tentáculos tocaram a vítima)são longas. A dor é intensa e pode haver quadros graves.


Tratamentos


  • Cnidários: causam linhas avermelhadas ou marcas arredondadas, muito dolorosas, imediatamente após o contato com os animais nas praias. Não é uma queimadura, é um envenenamento que causa dor em ardência.
  • A dor pode ser controlada com o uso de compressas de água gelada(sempre água do mar ou aplicação de "cold packs" envoltos em panos, pois a água doce disparada nematocistos ainda integros na epiderme).


  • Aplicações de compressas ou banhos de vinagre devem ser usadas, pois inativam os nematocistos.


  • As espécies brasileiras raramente provocam quadros graves, mas não é impossivel a presença de falta de ar, mal estar, queda de pressão e arritmias cardiacas após o envenenamento. Alterações do ritmo cardiaco e falta de ar são indicativos de gravidade e exigem atendimento em Pronto-Socorro. Pesquisas recentes recomendam o uso de verapamil para o controle das arritimias cardiacas.


  • Fonte: SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia

    PELE - Conheça sua pele

    A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas - ela é uma grande capa de proteção contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial - como um manto protetor.

    Conheça a Pele

    A pele tem camadas?
    A pele é formada por três camadas, bem unidas entre si. São elas: epiderme, derme e hipoderme. 
    Todas são importantes para o corpo, e cada uma tem características e funções diferentes. 
    Entenda: 
    Epiderme - é a camada mais externa da pele, aquela que você pode ver. A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, dificultando a saída de água do organismo e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. 
    Derme - é a camada do meio da pele, formada por fibras e por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas. Essas terminações recebem os estímulos do meio ambiente e os transmitem ao cérebro, através dos nervos. Estes estímulos são traduzidos em sensações, como dor, frio, calor, pressão, vibração, cócegas e prazer.
    Hipoderme - é a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, depende se a pessoa é gordinha ou magrinha. Ela apóia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo. Além disso, a hipoderme mantém a temperatura do seu corpo e acumula energia para o desempenho das funções biológicas.
    A pele é um escudo?
    Mesmo com toda esta proteção, a pele é permeável e absorve substâncias – muitas vezes usamos remédio de aplicar na pele com ação interna. Assim, cuidado com o que se usa nela! Esse cuidado deve ser maior na criança e no idoso, pois a sua pele é mais fina e tem maior capacidade de absorção.
    Por que há diferentes cores de pele?
    A cor da pele é conferida por um pigmento chamado melanina, que em maior ou menor quantidade determina a variação da pele branca a negra. Esse pigmento ajuda na proteção ao sol, assim a pele clara é mais desprotegida e tem maior risco de queimaduras por ter menor concentração de melanina. 
    Esses pigmentos estão na pele, no cabelo e nos olhos. Você sabia? Com o passar dos anos, o organismo diminui a produção de melanina e surgem então os cabelos brancos! 
    A pele negra tem uma grande capacidade de proteção natural, já que contém mais melanina. No entanto, também está sujeita a uma incidência maior de manchas. Apesar de estarem menos propensas aos efeitos nocivos dos raios UV, as peles negras também devem ser diariamente protegidas com o uso de filtros solares, pois previnem a formação de manchas. Além disso, as peles negras contêm maior número de glândulas sudoríparas, que causam a transpiração, e são, geralmente, mais oleosas que as peles brancas - sendo mais propensas à foliculites (pequenas lesões inflamadas nos poros) e acne. 
    A pele negra é mais resistente que a pele branca, o que contribui para uma aparência mais jovem e para preservar a hidratação interna. As mulheres negras dificilmente têm problemas com celulite e flacidez, pois geralmente têm mais tonicidade e massa muscular, mas devem tomar cuidado com as estrias, pois sua pele tem uma trama mais fechada que se rompe com mais facilidade. Assim, as mulheres negras têm que evitar engordar e emagrecer rapidamente e redobrar a atenção na gravidez.
    Hidratação
    A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Para uma pele bonita e saudável, os dermatologistas recomendam beber, pelo menos, 2 litros de água por dia. Se a pele estiver ressecada, é sinal que o corpo pede água. Mas outros fatores podem contribuir para o ressecamento da pele, como vento, poeira, sol em excesso, calor ou ar seco. Assim, além de beber bastante água, para evitar o ressecamento da pele é preciso usar pouco sabonete, evitar água muito quente e usar cremes hidratantes adequados, sem muito perfume.

    Fonte: SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia

    MICOSES - como tratar

    Como evitar a micose nos pés sem abrir mão dos exercícios

    Gosto e pratico sempre exercícios físicos. Talvez por este motivo, tenho frequentemente micose nos pés. O que devo fazer para preveni-la?”
    A micose é causada por fungos. Logo, para uma pessoa sofrer com esse problema, é necessária uma conjunção de fatores:
    Thinckstock
    Contato com o fungo
    O fungo que causa micose pode estar em qualquer lugar, já que não vivemos num ambiente esterilizado. Mas é claro que, em lugares de maior circulação de pessoas, a presença dele é maior. É o caso da academia, clube ou piscina.
    Ambiente propício
    Fungos se desenvolvem em ambientes quentes, úmidos e escuros: é esta a situação dos pés, abafados e enclausurados nos sapatos.
    Tendência pessoal
    Apesar de qualquer pessoa ser suscetível a micose nos pés, algumas têm maior tendência, e desenvolvem crises repetidamente ao longo da vida.
    Como prevenir
    Atletas enfrentam alguns obstáculos na hora de evitar micoses nos pés: seja no chuveiro da academia, no chão do clube ou na piscina, a chance de contato com o fungo é muito grande. Além disso, o próprio exercício deixa o pé quente e suado. O uso frequente de tênis também aumenta o calor e umidade dos pés.
    Assim, as orientações para evitar micose são:
    •Se você for tomar banho no clube ou academia, use chinelos.
    •Depois do banho, seque bem os pés e os espaços entre os dedos. Se a pele não ficar totalmente seca, complemente com papel higiênico, ou com um secador de cabelos no modo frio.
    •Depois de secar bem, aplique talco.
    •Se não for possível usar um calçado aberto, que permite a ventilação dos pés, use calçado de couro, inclusive com solado também de couro. Solas de borracha ou plástico esquentam e predispõem ao suor.
    •Não use tênis sem meias. E prefira meias de algodão ou as confeccionadas com tecidos específicos para esportistas, com alta capacidade de absorção do suor.
    •Varie os pares de tênis. Deixe seus tênis arejando quando não os estiver calçando.
    A pele com micose fica avermelhada, descama e coça. Quando o problema afeta a área entre os dedos, a pele fica amolecida e esbranquiçada. Procure um dermatologista para tratamento.

    Fonte: Dra. Lucia Mandel - dermatologista

    FILTRO SOLAR - Quanto usar no corpo?

    Quanto filtro solar você passa no corpo?
    Quase certeza que você não aplica o suficiente. Você e o resto do mundo.
    Primeiro porque ninguém quer desperdiçar um produto tão caro, nada mais justo. Depois, porque alguns filtros deixam a pele esbranquiçada. Esses são os filtros que contêm óxido de zinco e dióxido de titânio, ingredientes chamados de bloqueadores físicos. Quanto mais alta a concentração de bloqueadores físicos, mais efetivo é o filtro solar (o que é muito bom se você está na praia).  E mais branquela fica a sua cara. São recomendados especialmente para a pele delicada das crianças – ainda bem que elas não ligam de ficar com a cara branca. Mas tem adulto que liga. Por isso, existem filtros com base, cuja cor é parecida com o tom de pele. Ou, então, filtros que contêm uma combinação de ingredientes físicos e químicos, que não dão essa aparência tão esbranquiçada.
    Escolhido o filtro, não se pode economizar na quantidade aplicada. Mas o que isso significa? De acordo com a embalagem, significa: aplique 2 miligramas por centímetro quadrado de pele. Técnico demais? A tradução disso é a regra da colher de chá que todo mundo vai entender: são necessárias 9 colheres de chá de filtro para cobrir o corpo de um adulto de peso médio, da cabeça aos pés.
    Veja nesse desenho e aprenda como distribuir essas colheres de creme pelo corpo.
    tabela-lucia

    Fonte: Dra. Lucia Mandel - dermatologista

    HENNA - do bem e do mal

    Ela achou uma graça a tatuagem de henna da amiguinha da filha, uma flor cor- de- terra no braço. Quis uma igualzinha para sua filha. Foi ao mesmo tatuador, que disse ser a tatuagem de henna provisória, durando duas semanas, se tanto. Escolheu uma flor igual, mas mais escura. 
    Depois de alguns dias começou o pesadelo: coceira acompanhada de vermelhidão, bolhas na pele ao longo do desenho da tatuagem, tratamento intensivo com antialérgicos e anti-inflamatórios. As marcas da reação alérgica levaram meses para desaparecer. O que aconteceu?
    henna

    Henna do bem - A chamada tatuagem provisória é conhecida desde tempos antigos, sendo muito utilizada no Oriente para enfeitar a pele em ocasiões festivas. É feita com uma pasta, a henna, à base do pó de uma planta triturada, a Lawsonia inermis. Em geral é inócua, raramente causando qualquer reação alérgica. O desenho resultante é laranja- avermelhado e desaparece em pouco tempo.

    Henna do mal - Alguns tatuadores decidem “turbinar” a pasta de henna com parafenilenodiamina (PPD), para facilitar sua secagem e tornar os desenhos mais escuros e vistosos. Essa é a chamada henna negra ou black henna, causadora de dematites alérgicas que podem se tornar graves. Tão graves que já foram tema de publicação no New England Journal of Medicine.

    Previna-se - A henna natural tem cor marrom-avermelhada. Recuse henna muito escura, que pode estar aditivada com PPD.

    Fonte: Dra. Lucia Mandel - dermatologista

    SARNA - Chega de se coçar

    Como em praticamente toda infecção ou infestação por parasitas, a sarna pode atingir qualquer pessoa. 
    E se você acha que o problema se associa exclusivamente à falta de higiene, enganou-se. Para se pegar sarna, basta ter contato com uma pessoa com o problema. O bichinho causador, um ácaro, se alimenta da pele e não de sujeira. Mas o mais frequente mesmo é a sarna ocorrer em lugares com precárias condições de higiene e onde muita gente vive junto.
    Quando o ácaro encontra uma nova presa, ele se acasala na sua pele. A fêmea cava túneis na pele da vítima, onde deposita seus preciosos ovos. Depois de uns dez dias, eles eclodem e nascem novos parasitas. Sem tratamento, esse ciclo não acaba nunca, perpetuando o problema. Nossa pele desenvolve uma reação alérgica ao bichinho e isso causa a coceira característica. Além da coceira, que piora à noite, surgem bolinhas avermelhadas e cascas.
    Como a sarna é muito contagiosa e como o ácaro sobrevive por horas ou dias também em roupas, sofás, cadeiras, toalhas, geralmente mais de um membro da família é atingido. É comum haver pessoas infectadas que ainda não manifestaram a coceira, mas estão incubando o ácaro. Os ovos ainda vão abrir. Por isso, costuma-se pedir para todas as pessoas que moram na mesma casa tratarem a sarna, mesmo que só uma delas esteja se coçando. Caso contrário, a doença vira um verdadeiro inferno. O sujeito trata e cura. Depois, sua irmã pega. Passa para a mãe. Elas se tratam. Mas o irmão, aquela primeira vítima, já está incubando de novo. E assim vai. Não preciso nem dizer que isso causa enorme transtorno para todos os envolvidos.
    O tratamento é feito com escabicidas, inseticidas que não fazem mal à pele humana. Aplica-se por três dias o produto em toda a pele, exceto no couro cabeludo e face, e deixa-se agir por um tempo. E, depois de uma semana, o mesmo tratamento é repetido para matar os ácaros que nasceram dos ovos e que não foram atingidos na primeira etapa. As roupas do corpo, roupas de cama e de banho devem ser trocadas todos os dias em que o escabicida for aplicado. Elas têm que ser lavadas com água quente e passadas com ferro. Além dos escabicidas, existe também um medicamento oral, mas a eficácia é menor.
    Percebeu a dificuldade? Imagine uma casa sem varal para tanta roupa. Como assim, lavar tudo, todos os dias? E se forem quatro crianças? Ou cinco? E se a avó mora junto? É isso aí. Todo mundo tem que fazer o tratamento, ou ele fracassará. Uma das minhas lembranças da época de residência médica é de sentir estar falando algo impossível para aquela mãe de cinco filhos que foi ao Hospital das Clínicas por conta da coceira do caçula. Acho que a expressão ‘arranjando sarna pra se coçar’ vem justamente dessa trabalheira toda que dá para se livrar do problema. Ter sarna é bem chato.
    E o cachorro da família nessa história? Não, ele não precisa de tratamento. A sarna humana é diferente da sarna do cachorro. Existe um ácaro específico para cada um. A gente até pode pegar a sarna do cachorro, mas o ácaro logo morre na nossa pele e o problema acaba. Do mesmo modo, a nossa sarna não vinga no cachorro.

    Fonte: Dra. Lucia Mandel - dermatologista

    segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

    Saúde ocular - Os 5 alimentos para a visão

    Cinco alimentos que melhoram a visão

    Praticamente, tudo o que faz mal à saúde e à boa forma prejudica também a visão. Mas, pensando exclusivamente na saúde dos olhos, é possível ingerir alimentos que de fato contribuem para enxergar bem.
     
     
    De acordo com o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, determinados alimentos têm o poder de retardar ou ainda atenuar doenças oculares. A seguir, o especialista aponta cinco alimentos que têm o poder de melhorar a visão.
     
    1. Cenouras e alimentos de cor laranja
    “É de conhecimento popular que comer cenoura faz bem aos olhos. E é verdade. Tanto cenouras quanto as demais frutas e legumes de cor alaranjada. Isso porque o betacaroteno, que é um antioxidante natural, é uma das formas indiretas de se obter a vitamina A que contribui com que a retina e outras partes do olho funcionem sem problemas. Vale ressaltar que tanto a cenoura quanto a abóbora contêm também muita vitamina C – ótimo para a saúde em geral.”
     
    2. Folhas verdes
    “Saladas de folhas verdes são uma ótima opção não só para o verão, mas para todo o ano. Afinal, principalmente as verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. Por conter luteína e zeaxantina, contribuem bastante para reduzir o risco de degeneração macular e catarata. Além disso, esses dois poderosos antioxidantes contribuem para diminuir o desconforto com relação ao brilho, melhoram o contraste e também podem aumentar o alcance visual.”
     
    3. Ovos
    “Além de também ser uma fonte privilegiada de luteína e zeaxantina, a gema contém zinco, que contribui igualmente para reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Como os danos oxidativos à retina são um relevante fator de risco para a DMRI, esse tipo de antioxidante pode, então, prevenir danos celulares e a perda gradual da visão.”
     
    4. Frutas vermelhas e cítricas
    “Essas frutas são ricas em vitamina C – que também tem um papel fundamental na prevenção de doenças oculares. Por serem poderosos antioxidantes, atuam na prevenção de doenças oculares e também impedindo a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma. De todo modo, além de adotar uma dieta rica nesse tipo de alimento, é importante consultar um especialista e fazer o tratamento indicado.”
     
    5. Peixes
    “Ricos em ômega-3 e ômega-6, os peixes que fazem bem à saúde ocular são aqueles geralmente servidos em restaurantes japoneses: salmão, atum, truta, além de anchovas e cavala. Por conterem ácido graxo, atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco. Mas, como também são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E, além de minerais, oferecem outros tantos benefícios à saúde ocular e à saúde geral como um todo.”
     
    Neves diz, ainda, que as receitas devem levar mais castanhas, linhaça e óleo de canola – já que também evitam a síndrome do olho seco, muito frequente nas grandes cidades e na terceira idade.
     
    Fonte: Dr. Renato Neves, oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo

    Saúde Feminina - Unhas Postiças

    Nem toda mulher consegue deixar as unhas grandes e bonitas. Algumas porque têm o péssimo hábito de roê-las, outras porque são fracas e quebradiças, por isso não crescem. Para esses casos, ou mesmo por vaidade, as unhas postiças podem ser uma opção, garantindo maior durabilidade e praticidade, além de serem bonitas.
     

    Tipos de unhas postiças

    Existem dois tipos diferentes: as de porcelana, que podem ser montadas conforme o comprimento desejado, e as de acrigel, que são somente coladas e com duas camadas de gel por cima.

    Riscos das unhas postiças

    A manicure Elaine Carvalho, do Studio de Beleza Sonia Nesi, no Rio de Janeiro, explica que ambas duram cerca de 20 dias e, após este período, é necessário fazer manutenção no salão, pois caso contrário, podem dar fungos e deixar as unhas bem fracas. Outra dica é não usar removedor à base de acetona, que tira o brilho.
     
    A aplicação deve ser feita por um profissional e o procedimento é diferente para cada tipo. “As unhas de acrigel são coladas com a ponteira na frente e, depois, são colocadas as camadas de gel. Já as unhas de porcelana são moldadas com um papel que é colado na beirada do dedo e modelada por cima com a porcelana. A remoção também deve ser feita no salão, por um profissional”, orienta.
     
    Quem tem algum tipo de fungo ou alergias não deve colocar unhas postiças, pois elas podem abafar e agravar ainda mais a situação. E para quem quer deixar as unhas crescerem, mas não consegue, a dica da manicure é fazê-las duas vezes na semana e usar base de manipulação com queratina.

    segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

    Saúde Infantil - Dentes de Leite

    Dentes de Leite: Saiba quais são suas funções

    As crianças passam por muitas fases até se tornarem adolescentes, ainda bebês aprendem muitas coisas que são fundamentais para o seu desenvolvimento, como engatinhar, andar, mastigar a papinha, falar, deixar de usar a fralda, entre outros. Em todos esses momentos os pais estão sempre por perto, mas chega a hora em que as crianças precisam aprender alguns cuidados para fazerem sozinhas.
    Um dos cuidados principais é com os dentes, quando as crianças estão um pouco maiores começam a ter uma alimentação onde as guloseimas são a preferência, por isso os dentes acabam sofrendo com as consequências do açúcar.
     

    Os dentes de leite começam a nascer em torno dos 12 meses sendo 20 no total, 10 em cada arcada, eles começam a cair por volta dos 6 anos e esse processo pode durar até os 11 anos, quando encerra toda a troca dos dentes.
    Muitos pais têm uma opinião errada quanto aos cuidados com os dentes de leite, pois acreditam que os cuidados com a higiene bucal precisam ser intensificados somente com os dentes permanentes, isso é um erro, pois os dentes de leite são como desbravadores, abrem caminho para os permanentes enquanto estão sendo formados.
    Caso os cuidados com a higiene bucal não sejam eficientes e os dentes de leite sofram algum dano, pode prejudicar o nascimento dos dentes permanentes, além de afetar a questão psicológica da criança, pois esteticamente pode causar um trauma afetando sua forma de relacionamento, afastando-a de outras crianças.
    Veja quais são as funções dos dentes de leite:
    • Mastigação
    Os dentes são responsáveis pela mastigação, assim as crianças aprendem a ter o hábito de mastigar corretamente, além disso, são fundamentais para o desenvolvimento correto da articulação da face.
    • Fala
    Os dentes de leite são de grande importância para o desenvolvimento da fala, por isso quando não são bem cuidados e caem antes da hora, a criança pode ter dificuldade em articular alguns fonemas.
    • Desenvolvimento da face
    Para que a arcada seja desenvolvida corretamente de uma forma harmoniosa, os dentes de leite nascem e caem na hora certa e isso é fundamental para o desenvolvimento perfeito da parte óssea da face.
    Muitos são os fatores positivos dos dentes de leite, portanto fica claro que os cuidados precisam começar cedo, logo que os primeiros dentes aparecerem, assim poderá ser evitado problemas que futuramente precisem de um tratamento mais complexo.
    Os especialistas recomendam que as visitas ao consultório dentário comecem por volta dos 2 anos, para que o profissional possa acompanhar o desenvolvimento dos dentes da criança.
    Alguns cuidados podem ser seguidos para que os dentes de leite estejam sempre saudáveis, como:
    • Acompanhar a escovação, principalmente das crianças menores que ainda não tem coordenação motora suficiente para realizar a higiene bucal de forma adequada;
    • Cuidar  da dieta alimentar e evitar oferecer doces;
    • Incentivar a criança a manter a higiene bucal, fazer com que ela entenda que isso é necessário e importante para a saúde, uma boa dica é fazer isso de forma divertida.
     
    Para cuidar dos dentes dos pequenos de forma divertida.
    be Onofre, be Complete
     

    Saúde Infantil - Olhos e cabelos podem mudar de cor

    Quando a cor dos olhos e cabelos do bebê será definida?

    Após o nascimento, muitas transformações acontecem com o bebê, pois o contato com o mundo externo faz com que o seu organismo comece a trabalhar para que ele se acostume com essa nova condição, entre essas mudanças estão as que mais deixam os pais ansiosos, que é saber, como vai ficar a cor do cabelo e dos olhos.
    Ao nascer, a cor dos olhos da maioria dos bebês é azul ou acinzentado, isso acontece porque o melanócito, célula responsável pela produção de melanina ainda não foi estimulada, e é exatamente a melanina que determina a cor dos olhos, cabelos e pele.
     
    Quando a melanina começa a ser produzida pelo organismo, ela será espalhada por todo o corpo onde necessitará da substância, no caso dos olhos é a íris que irá receber. A íris é o anel muscular em volta da pupila que regula a entrada de luz nos olhos. Quanto menos melanina a íris receber, os olhos serão azuis ou verdes e, quanto mais serão castanhos ou pretos.
    Os pais precisarão ter um pouco de paciência para saber exatamente qual será a cor dos olhos e dos cabelos do seu bebê, pois nos primeiros seis meses de vida a produção da melanina será mais intensa, por isso poderá ocorrer alterações e os olhos azuis e os cabelos claros talvez não permaneçam, somente após 1 ano de idade que a cor dos olhos será definida.
    Da mesma forma que os olhos dos bebês podem mudar de cor, os cabelos podem mudar, tanto na cor como na forma, isso também será um trabalho da melanina, pois ela poderá deixar os cabelos mais escuros e somente por volta dos 2 ou 3 anos é que será possível ter certeza da cor e do formato, se será lisinho ou se os cachinhos irão aparecer.
    Toda essa mudança na cor dos olhos e dos cabelos é uma herança genética, então se os pais têm olhos e cabelos escuros, dificilmente o filho terá cabelos e olhos claros, para isso é preciso que na família tenha alguém com os olhos claros para essa carga genética seja adquirida pelo bebê.
    Se você tiver alguma dúvida quanto à cor dos olhos do bebê ou se perceber que está anormal, pergunte ao pediatra que o acompanha para que ele verifique o que está acontecendo.
    Para quem está ansioso para saber a cor dos olhos e dos cabelos do seu bebê.
    be Onofre, be Complete