terça-feira, 11 de novembro de 2014

Aprenda como melhorar a sua digestão.

Você sabia que a má digestão pode atrapalhar a sua vida? Além da sensação de sono e peso no estômago, outros problemas podem decorrer da falta de cuidado com a alimentação e hábitos no dia a dia.


1 -O que é a digestão?

Digestão é a transformação de alimentos complexos em outros mais simples, de tal modo que os nutrientes possam ser absorvidos e utilizados pelo nosso organismo. O processo tem tempo variado de acordo com o tipo e a quantidade de alimento ingerido. O esvaziamento gástrico, contudo, tende também a ser bastante variável, normalmente leva de 1 a 2 h.

 2 - Quais alimentos ajudam a pessoa a ter uma boa digestão?

Normalmente as gorduras são os alimentos que mais retardam o esvaziamento gástrico. Assim, refeições gordurosas tendem a ser mais "indigestas".

 3 - Quais alimentos devem ser evitados?

Alimentos ricos em gorduras, bebidas com gás, irritantes gástricos como café e bebidas alcoólicas.

 4 - Por que a pessoa sente sonolência e sensação de peso no estômago quando tem má digestão?

A sonolênicia tem a ver com o processo de digestão como um todo, dependendo também do tipo de alimento, normalmente existe o que chamamos de alcalose pós-prandial que pode dar sono.  Alimentos muito ricos em triptofano (queijo, amendoim, ovo, etc) tendem também a dar mais sono já que este aminoácido é um percursor da serotonina.

 5 - Quais são os sintomas da má digestão?

Empachamento pós- prandial, saciedade precoce, distensão abdominal, dor epigástrica.

 6 - O mau funcionamento do intestino está ligado à má digestão?

Eventualmente sim, se houver alguma patologia que interfira na motilidade intestinal ou que interfira na luz intestinal dificultando a passagem do bolo alimentar. 

 7 - Pessoas com maus hábitos alimentares e má digestão podem desenvolver doenças?

 São várias as patologias associadas a maus hábitos alimentares. Por exemplo, indivíduos com costume de ingerirem grandes quantidades de gorduras e proteínas e poucas verduras, frutas ou legumes, tendem a ter risco maior para tumores gastrointestinais. Por outro lado, pessoas que ingerem fibras em excesso, tendem a ter mais gases e distensão abdominal. A alimentação desbalanceada leva a mudança do nossa microbiota intestinal, o que pode levar a um sem número de afecções intestinais e extra- intestinais.

8 - Bebidas gaseificadas e alcoólicas atrapalham a digestão?

Normalmente podem dar desconforto em indivíduos já propensos, que tem alguma doença de base. O consumo de álcool em pequenas quantidades é bem tolerado pelo nosso organismo.

 9 - As pessoas devem evitar consumir líquido durante as refeições? Por quê?

O consumo de excesso de liquido às refeições vai distender mais ainda o estômago o que pode agravar sintomas dispépticos gástricos em indivíduos principalmente com alterações de acomodação do estômago. Em pacientes com doença do refluxo, esse hábito tende também a agravar os sintomas.


Fonte:  Dr. Ricardo C. Barbuti - gastroenterologista  

Gagueira tem cura

A gagueira é uma disfunção na fluência e na temporização da fala: a pessoa tem dificuldade de ligar as palavras e frases dentro do tempo usual de cada som pronunciado.



A pessoa gaga se esforça muito para conseguir pronunciar as palavras, podendo repetir sílabas, pronunciar alguns sons em um tempo maior que o comum e interromper palavras no meio da frase. Esse problema atinge principalmente pessoas do sexo masculino e pode ter várias causas, por fatores genéticos, orgânicos, sociais e psicológicos.

Portadores da disfunção não costumam apresentar problemas de inteligência, e muitos artistas famosos e grandes oradores eram ou são gagos, como: Isaac Newton, Aristóteles, Rei Jorge VI, os atores Bruce Willis, Murilo Benício, Julia Roberts e Marylin Monroe.

A partir do primeiro ano de idade, quando a criança começa a tentar falar, a gagueira já pode ser identificada e tratada. Porém, nessa fase inicial de aquisição da linguagem, é normal ter dificuldade para pronunciar as palavras corretamente, e nem sempre isso é um sinal do distúrbio: “Se a criança apresentar gagueira quando começar a falar, os pais devem observar por pelo menos seis meses. Se a gagueira não desaparecer, um fonoaudiólogo deve ser consultado para efetuar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado”.

Segundo a psicóloga, a fase de gagueira durante o desenvolvimento da fala pode acontecer em razão do amadurecimento da linguagem da criança ou mesmo por ser exposta a situações de estresse, que acabam afetando sua fluência e ritmo de linguagem.

Mesmo os adultos, quando são expostos a situações de forte impacto emocional, podem gaguejar, como ao falar em público ou ser surpreendido com uma pergunta embaraçosa.

Caso isso ocorra com a criança, os pais devem resistir à tentação de chamar sua atenção negativamente, o que reforça a dificuldade de linguagem e gera mais pressão e impacto psicológico - e contribuiu para aumentar a incidência da gagueira.

Caso a situação não seja pontual, um psicólogo e fonoaudiólogo devem ser consultados, porque a criança pode não estar lidando bem com o estresse e, nesse caso, é necessário investigar o que a está atrapalhando emocionalmente e afetando sua linguagem. “Assim, se já houver algum comprometimento da linguagem em progresso, poderá ser tratado precocemente, evitando sofrimento e exposição, já que a criança gaga pode sofrer na relação com os amiguinhos em razão da sua dificuldade”, explica Rita

Introversão, timidez, insegurança, baixa autoestima, dificuldades de aprendizado e no relacionamento interpessoal são algumas das possíveis consequências da gagueira no desenvolvimento humano, variando conforme a frequência e intensidade da gagueira, do suporte emocional que a pessoa recebe de sua família e das expectativas de sua própria personalidade.

 A linguagem é uma habilidade muito importante para o desenvolvimento. Quando a dificuldade de fala é significativa, deve ser tratada o quanto antes, para que o impacto negativo seja reduzido e a pessoa encontre formas de superar barreiras e contornar a sua dificuldade. 

Fonte: Rita Calegari - psicóloga do Hospital São Camilo de São Paulo

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Crianças devem evitar o uso de salto alto.

A moda está presente cada vez mais no universo infantil. E, com isso, os saltos altos aos pés das meninas muito mais cedo. As crianças estão se tornando adultas mais cedo, e o retrato disso são as unhas pintadas, o uso de maquiagens, os cabelos sempre arrumados e os sapatos de salto. 

Problemas podem refletir no pé e na coluna.

Crianças devem evitar o uso de salto alto

Será que essa é uma boa escolha para a sua filha? Segundo os médicos, o fator mais preocupante é o uso antecipado do salto alto. Pode parecer inofensivo, pois o salto dos sapatos infantis geralmente é mais baixo, no entanto, continua sendo prejudicial ao desenvolvimento da musculatura da criança.

Principais problemas

Os problemas mais prejudiciais ocorrem no pé e na coluna. Como as meninas estão em fase de crescimento, a tendência é de que os músculos e os ligamentos da panturrilha encurtem, pois com o uso do salto alto, o pé fica inclinado para baixo, jogando todo o peso do corpo para frente.

Os efeitos negativos do salto também refletem na coluna. Ao usar um sapato com salto, a responsabilidade de manter o corpo estável fica toda sobre a coluna, e a região lombar acaba aumentando sua curva. Depois de um tempo, esse hábito começa a gerar desconfortos, dores, lordose e mudança na postura.

Por isso, as mamães devem estar atentas e não comprar salto alto para as pequenas. Se essas complicações acontecem nos adultos que já têm a estrutura óssea formada, imagine o que ocorre com as crianças, que ainda estão com o corpo em formação.

Quando minha filha pode começar usar salto?

O ideal para a menina começar a usar salto (não muito alto) é após a primeira menstruação. De acordo com ortopedistas, nessa fase, já houve um amadurecimento do esqueleto, as cartilagens de crescimento já não são mais tão sensíveis, dando mais equilíbrio e condição para a criança usar o sapato.

Prefira os saltos mais baixos, assim corre menos riscos das agressões nos pés e na coluna. Evite também as plataformas, mesmo tendo uma base uniforme, esse modelo de sapato tende a ser mais alto, facilitando torções e quedas.


Fonte: Unimed

Transporte de crianças em bicicletas.

A bicicleta está se tornando um tipo de transporte bastante viável como opção de deixar o carro na garagem. Por causa disso, muitos pais também estão usando a “magrela” como forma de passear com os filhos ou mesmo levar eles para a escola.
Dica simples ajuda a evitar acidentes!
Transporte de crianças em bicicletas
Neste caso, existem cuidados que podem fazer com que a bicicleta seja tão segura quanto qualquer outro veículo para transportar crianças. Primeiramente, é indicado que os adultos providenciem uma cadeirinha específica para ser colocada na bike. Ela pode ser encontrada em lojas de artigos para ciclistas.
O tipo de cadeirinha a ser utilizada varia de acordo com a idade e o peso da criança. Assim, é necessário conversar com os vendedores e descobrir o melhor modelo para transportar o seu filho naquele momento.
Além disso, os pais devem sempre se certificar de que os pequenos passageiros estão usando corretamente a presilha que prende os pés à bicicleta, o cinto de segurança e um capacete. Caso tenha que transportar duas crianças em uma mesma “magrela”, é indicado que o adulto coloque uma cadeirinha na frente e outra atrás.
A cadeirinha pode evitar acidentes como lesões de membros inferiores e superiores das crianças. Em alguns casos, os pés ou as pernas podem se enroscar na corrente ou nos raios das rodas, por exemplo. Também há o perigo de a criança cair da bicicleta em movimento caso não use a cadeirinha.

Fonte: Unimed

Como lidar com o medo na infância.

O medo exerceu um papel fundamental na perpetuação do homem. Aliás, o medo existe na maioria das espécies e ele tem sua importância para a sobrevivência, causando um tipo de alerta para possíveis predadores.

Os medos que sentimos na vida adulta são consequência dos medos armazenados durante a infância. Muitas vezes são inconscientes e podem durar por muito tempo se nada for feito.

Como lidar com o medo na infância

Na infância, ele se manifesta bem cedo, principalmente quando a criança começa a compreender as coisas, se comunicar e interagir com outras pessoas. É o medo do escuro, medo de cair, medo de algum desenho ou personagem, medo de gritos ou pessoas que falam alto, insegurança para brincar... A lista é grande se continuarmos, mas o que importa mesmo são o apoio e a atenção dados nesta primeira fase da vida, afinal, o medo exagerado pode causar problemas de autoestima, confiança e socialização para a criança.

Por isso, ajude seu filho a controlar e entender melhor sobre o medo que ele sente. Comece sendo honesto, pois mentir ou fingir para melhorar a situação só poderá piorar o medo e ainda afetar a relação de confiança entre vocês. Mas atenção, não adianta nada dizer para a criança “não tenha medo do escuro, porque não há nada de diferente quando apagamos as luzes” e achar que pelo fato da criança ter compreendido o que foi dito, ela não sentirá mais medo.

Esse processo pode ser longo, deve ser observado e trabalhado diariamente pelos pais. Além da explicação verbal, pare uns minutos do seu dia e ouça o que seu filho tem a dizer sobre esse medo. Pergunte o que ele sente, o que ele acha que está acontecendo e o que desperta esse sentimento. Na maioria dos casos as crianças dizem os motivos: assistiu a um filme em que havia uma cena que o traumatizou, ouviu algum barulho estranho quando estava no quarto escuro, ou mesmo o medo de barulhos altos, como gritaria, por exemplo.

Depois de entender finalmente o motivo do medo do seu filho, você pode usar o lúdico para mostrar que não há o que temer! Seja assistindo um filme, contando uma história, dando exemplo de quando você era criança, são exemplos que funcionam. Nessas horas é importante usar da criatividade para tentar diminuir ou converter esse quadro.

Outra ferramenta muito efetiva contra o medo é o experimentar. Depois de explicar direitinho para seu filho o porquê ele não deve ter medo, você pode convencê-lo a fazerem uma experiência juntos. Novamente, não é só levar a criança até um quarto escuro para provar seu argumento. Muito pelo contrário, só depois de um tempo de incentivos é que você pode ir junto com a criança, apontando a direção e entrando de cabeça nessa experiência com ela, para provar que realmente, não há motivos para sentir medo.

Fonte: Unimed