terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Cuide do seu fígado!

Alimentos para a limpeza do fígado

fígado é um órgão muito importante para a saúde de todo organismo, sendo a sua principal função filtrar as toxinas da corrente sanguínea e eliminar as substâncias prejudicais ao corpo. Quando o fígado não está funcionando corretamente, acarreta  diversas dificuldades: além de causar azias fortes, dores estomacais, também pode prejudicar a perda de peso.
Os hábitos modernos de vida, como: alimentação rica em gorduras, consumo excessivo de café, álcool, açúcares e o sedentarismo são umas das principais causas responsáveis por doenças hepáticas. Até mesmo o estresse por conta do excesso de trabalho e o ar poluído das grandes metrópoles dificultam as funções do fígado.
alimentos-naturais-limpeza-do-figado
Existem algumas soluções naturais que podem auxiliar o trabalho do fígado e ajudar na eliminação das toxinas do organismo. Vamos conferir!

Alimentos prejudiciais ao fígado

Café e bebidas alcoólicas: um cafezinho pela manhã não faz mal a ninguém, mas as pessoas  acabam exagerando no consumo. A bebida alcoólica é outro fator prejudicial que dificulta as funções do fígado. Exagerou no álcool naquela festa no final de semana? Dedique-se na limpeza e desintoxicação num período aproximado de uma semana.

Alimentos que ajudam na limpeza do fígado

Alho

O alho é rico em selênio e alicina, substâncias importantes para a limpeza do fígado.

Toranja

A toranja é uma fruta com alta quantidade de vitamina C e antioxidantes potentes na hora da eliminação das toxinas do fígado. A dica é consumir um copo de suco de toranja diariamente, pois a fruta irá ajudar a eliminar as substâncias prejudiciais ao organismo. As toxinas, quando acumuladas no corpo, são substâncias perigosas que além de atrapalhar as funções do fígado são responsáveis pela formação de células cancerígenas.

Beterraba e cenoura

Ambos os alimentos são riquíssimos em flavonoides e betacaroteno, substâncias responsáveis por ativar as funções do fígado. A beterraba e a cenoura também são alimentos que podem ser ingeridos diariamente, ou ao menos uma vez na semana. Experimente acrescentar a cenoura ralada no preparo de saladas, uma deliciosa e saudável opção.

Chá verde

O chá verde mais uma vez está presente entre os alimentos saudáveis para o organismo. Esta poderosa erva é também rica em catequinas, substâncias importantes para auxiliar nas funções do fígado. O chá verde, sem dúvida, é uma bebida que deve ser inserida na dieta diária devido a todos os benefícios proporcionados ao organismo. Porém cuidado com as contra-indicações.

Folhas verde escuras

As folhas verde escuras muitas vezes são utilizadas em sucos desintoxicantes, não é verdade? E não é por acaso. Estes alimentos são ótimos quando o assunto é limpeza do fígado. São responsáveis por absorver as toxinas presentes na corrente sanguínea. Opte pelo consumo cru, em saladas e sucos, pois assim irá aproveitar por completo as vitaminas presentes.

Abacate

O abacate, embora um alimento um tanto calórico, possui vitaminas importantes para o organismo. Também pode ser uma excelente opção para a limpeza do fígado, pois possui uma substância chamada glutationa, imbatível para auxiliar o fígado na eliminação das substâncias prejudiciais.

Fonte: Lar Natural

Alimentação saudável nas ceias: é possível!

As tradicionais ceias de Natal e Ano Novo com mesas cheias de calorias são uma alegria momentânea e arrependimento certo! 

Muitas vezes o exagero na comida somado ao maior consumo de álcool trazem gordurinhas difíceis de perder, além de sobrecarregar o organismo.



Confira algumas dicas de Simone Spadaro, nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, para participar das refeições comemorativas de forma prazerosa e consciente:

- Controle as porções: Não é preciso fugir de todas as guloseimas, afinal, é período de festas, e precisamos comemorar. Para manter o controle, o ideal é fazer pequenas refeições ao longo do dia da ceia, como um iogurte desnatado, frutas e alimentos integrais. Isso ajudará no controle da compulsão alimentar por alimentos calóricos e gordurosos. Ao montar o prato, vale abusar das saladas e escolher pequenas quantidades de cada alimento preferencial, sem privação, nem exageros.

- Faça escolhas inteligentes: uma boa ceia é rica em oleaginosas, carnes proteicas e frutas típicas da estação que fazem muito bem à saúde. Que tal aproveitar os benefícios desses alimentos? Ao desfrutar dos petiscos e aperitivos, opte pelas versões sem sal de castanha de caju e do Pará, nozes, avelãs, amendoim, entre outras. Uma dose de 50 a 60 gramas por dia fornece gorduras boas que protegem o coração.

- Consuma carnes com sabor e sem culpa: optar pelo tradicional chester – carne magra por natureza – é uma decisão saudável e deliciosa. Procure driblar as peles de aves e, se possível, resistir às versões defumadas, fritas, à pururuca, ou mesmo pratos principais excessivamente salgados, como o bacalhau.

- Fique atento ao teor de açúcar: embora sejam abundantes na época, frutas cristalizadas e passas concentram alto teor de açúcares. Da mesma forma, panetones recheados, tortas e refrigerantes podem ser armadilhas. Entretanto, como recurso para adoçar a noite, é possível recorrer às frutas da estação em forma de sucos ou nas versões in natura.

- Desvie do álcool em excesso: tradicionalmente, as refeições solenes costumam ser regadas a drinques – cervejas, champanhe, vinhos, entre outros tipos de bebidas alcoólicas. Além de arriscado para os motoristas da rodada, o álcool em excesso pode causar desidratação. Nesse caso, a receita para não prejudicar o organismo é beber com moderação, intercalar ou substituir o consumo com a ingestão de sucos e, principalmente, ingerir bastante água.

Pós-festa? Detox!

As dietas detox auxiliam na eliminação de toxinas acumulados pelo excesso cometido entre Natal e Ano Novo, como abuso de gorduras e álcool. Em geral, as receitas são baseadas no consumo de frutas, hortaliças, sucos e chás com fibras e propriedades diuréticas e termogênicas. 

Mas é preciso ter cautela na hora de aderir à prática: uma dieta detox rígida, na qual apenas a ingestão de líquidos é permitida, tem tempo médio de 1 a 2 dias.


Fonte: http://www.conversasdecozinha.com.br/2014/12/alimentacao-saudavel-nas-ceias-e.html