quarta-feira, 22 de abril de 2015

Vitaminas para a pele

Algumas ajudam na coagulação do sangue outras auxiliam na produção do famoso colágeno. Entenda a importância delas para a beleza e juventude da pele.

Apenas os cuidados comuns, como passar protetor solar a cada três horas, pode não ser o suficiente para deixar a pele jovem e saudável, afinal, assim como nosso sistema interno a pele também precisa de nutrição, principalmente quem já teve histórico de problemas dermatológicos, como acne, espinhas e cravos. Dentre todos os nutrientes, as vitaminas são as que mais ganham destaque, já que o consumo de algumas delas deixam a pele mais saudável e protegida da ação do tempo.

Vita.Mina

Confira algumas das vitaminas que podem ajudar a deixar sua pele jovem e com vida:

Vitamina A ou Retinol: consagrado como um dos mais poderosos anti-envelhecimento do mundoExistem mais de 700 estudos comprovando que os ácidos retinóicos são eficazes nos tratamentos estéticos.  A vitamina ajuda na saúde da pele, pois tem ação antioxidante e auxilia na restauração de danos sofridos pela pele.
Principais fontes naturais: Pode ser encontrada em alimentos como: abacate, brócolis, cenoura, espinafre e outros legumes verdes.  
Vitamina B2 ou riboflavina: A ausência desta vitamina pode provocar lesões na pele, dermatite entre outras inflamações. Também pode ser responsável pela fraqueza das unhas e do cabelo. Além disso, a vitamina promove uma renovação celular mais acelerada, deixando a pele firme e saudável, o que combate rugas e marcas de expressão no rosto.
Principais fontes naturais: a maior fonte de vitamina B2 que encontramos em elementos naturais é o leite. Derivados do leite como queijo e iogurte, também são boas fontes de B2.
Porém as pessoas quem são intolerantes ou alérgicas a lactose, outras boas fontes da vitamina B2 são: fígado e folhas verdes.
Vitamina C: Famosa na prevenção de gripe e resfriado, a vitamina C também traz benefícios às células da pele. Um estudo divulgado no American Journal of Clinical Nutrition examinou as relações entre a ingestão de nutrientes e o envelhecimento da pele de quatro mil mulheres, com idade entre 40 e 74 anos. Foi verificado que a ingestão de vitamina C estava associada a uma menor probabilidade do aparecimento de rugas e ressecamento da pele. Isso acontece porque a vitamina é um antioxidante natural que ajuda na formação do colágeno, principal responsável pela elasticidade e firmeza da pele.
Principais fontes naturais: A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e morango, além de vegetais, como repolho, cebola e pimentão. Já em verduras podemos encontrar em alfaces, agrião, espinafre e couve.
Vitamina E: tem o poder de proteger as células do organismo, pois é uma vitamina antioxidante que facilita no processo da absorção cutânea e reforça a defesa contra os raios. Além de prevenir o envelhecimento celular, participar na formação dosglóbulos vermelhos e ajuda na prevenção de doenças como o câncer.
Principais fontes naturais: são, na sua maioria, alimentos de origem vegetal, como cereais integrais, óleos vegetais e sementes. Porém, a gema do ovo, o fígado e a gordura que envolve a carne também são ricos nesta vitamina.
Vitamina K (aka fitonadiona)a vitamina auxilia no clareamento de manchas amarronzadas nas pálpebras, as famosas olheiras. Vasos capilares frágeis que permitem que o sangue vaze para dentro da pele são considerados uma das causas de olheiras, e a vitamina K pode ajudar no controle desta infiltração por conta da coagulação do sangue.
Principais fontes naturais: podemos encontrar a vitaminas nas folhas do nabo, brócolis, couve, alfaces e espinafres. Também encontramos em outras fontes como sementes de soja, fígado de vaca de chá verde.

Fonte: Delboni Auriemo

Nenhum comentário:

Postar um comentário