quinta-feira, 30 de abril de 2015

CUIDADOS PARA OS DIAS MAIS FRIOS

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a baixar e, como consequência, aumenta a incidência de doenças respiratórias, como a rinite, gripes e resfriados. Também há a necessidade de proteger a pele que tende a ficar mais ressecada. A boa notícia é que é possível se prevenir e atravessar essa temporada com tranquilidade e saúde.  



Para respirar aliviado

Além de temperaturas mais baixas, no outono também começa a cair a umidade do ar. O tempo mais seco favorece o aparecimento das doenças respiratórias, como rinite, gripes e resfriados. “As pessoas ficam mais tempo em lugares fechados, o que amplia o risco de desencadear as gripes e ficar mais em contato com os desencadeadores das alergias respiratórias”, afirma a médica Ana Paula Moschione Castro, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). O ar seco também contribui para ressecamento da mucosa do nariz, que funciona como uma proteção natural para barrar agentes irritantes.

Para se proteger, Ana Paula indica medidas simples, como manter a casa sempre arejada. “Com o frio, a tendência é fechar tudo, o que deve ser evitado”, diz ela. Prefira programas em lugares abertos e ao ar livre, com pouca aglomeração de pessoas, também é uma boa ideia.

Outra medida recomendada por Ana Paula é manter sempre à mão o soro fisiológico para aplicar no nariz, que ajuda a manter a mucosa sempre limpa e hidratada. Os umidificadores de ar também são aliados para combater o ar seco dentro de casa.

Também devemos manter a atenção redobrada com a pele, alerta Maurício Pupo, farmacêutico e professor de cosmetologia. “Suamos menos e a produção das glândulas sebáceas também diminui e, por isso, é comum que a pele fique mais ressecada. Outro problema é que nessa época as pessoas tomam banhos mais quentes, por isso, removem a gordura natural da pele”, explica Maurício.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ressalta que, com o clima mais frio e seco, a pele fica com o aspecto esbranquiçado, sinalizando desidratação. Para evitar essa condição, invista em hidratações profundas, em uma alimentação saudável e beba bastante água.

Recomenda-se também o uso de sabonetes suaves e à base de glicerina para manter a hidratação, pois agridem menos a camada de proteção da pele.

Ainda no chuveiro e com a pele molhada, aplique óleos corporais e hidratantes próprios para uso durante o banho, pois são produtos que hidratam facilmente e deixam a pele macia e sedosa.

Caso precise de um reforço na hidratação, use após o banho, cremes hidratantes corporais a base de óleo manteiga de karitê, que formam uma camada protetora sobre a pele.

Em relação ao rosto, aplique o protetor solar pela manhã e reaplique pela tarde, se necessário. Além de proteger a pele contra os raios ultravioleta, também garante a hidratação necessária para a face.

Para evitar lábios rachados e ressecados, o ideal é usar produtos como manteiga de cacau ou batons hidratantes a base de cera de carnaúba. Batons com protetor solar também são bem-vindos, uma vez que o sol também pode ressecar a pele dos lábios.

O couro cabeludo também pede atenção especial nessa época do ano, pois também sente a queda da secreção sebácea. “Esse fator associado a banhos mais quentes pode levar ao aparecimento da caspa”, explica Maurício. Para combatê-la, o indicado é usar xampus próprios para esse fim associados à aplicação de máscaras hidratantes.

Siga as dicas e converse com o seu médico sobre o tratamento mais adequado para as suas necessidades.


Fontes: Dra. Ana Paula Moschione Castro, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Maurício Pupo, farmacêutico e professor de cosmetologia.
S2 Publicom

terça-feira, 28 de abril de 2015

7 frutas para aproveitar o melhor do outono

Engana-se quem pensa que as frutas são a cara do verão: veja como manter a saúde em dia nos meses mais frios do ano.

O consumo de frutas frescas como hábito saudável é geralmente associado à primavera e ao verão, por isso, a qualidade da alimentação de algumas pessoas costuma diminuir bastante nos meses mais frios. Somada a isso, está a velha desculpa de que no outono e no inverno a fome, especialmente por doces e alimentos calóricos, aumenta.

frutas inverno

O resultado? Meses de alimentação balanceada e saudável são deixados de lado. Além de uns quilinhos a mais, este hábito pode comprometer a boa saúde conquistada nos meses mais quentes.

Mas este é apenas o cenário menos animador. A boa notícia é que é possível, sim, aproveitar as temperaturas mais amenas para cuidar bem da saúde. Engana-se quem pensa que o outono não oferece boas opções para uma alimentação saudável. E para comprovar, listamos sete opções saborosas e saudáveis das melhores frutas da estação.

Abacate

Se você evitava esta fruta pelo alto teor de gordura, não se preocupe. O abacate é rico em gordura boa que aumenta o colesterol bom e ajuda a combater o ruim. Esta propriedade ainda confere mais viço e elasticidade à pele. Outras vantagens da fruta, que pode ser consumida como sobremesa ou parte da salada, são a alta concentração de ferro e magnésio, além de vitamina C.

Banana

Fruta símbolo do Brasil, a banana é também a mais consumida pelos brasileiros. Fonte de potássio, é excelente para a saúde dos músculos e do coração. Além disso, seu alto valor calórico funciona como uma saudável fonte de energia.

Caqui

Esta é uma das preferidas da estação. Seu sabor doce agrada a diversos paladares e cai muito bem como uma sobremesa bastante saudável. Apesar de doce, é pouco calórico e fonte de ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C. Suas principais vantagens são a saúde da pele e dos olhos.

Carambola

Esta fruta altamente refrescante e hidratante é também bastante diurética e por isso deve ser evitada apenas por pessoas que têm problemas renais. Se este não é seu caso, aproveite o alto teor de vitaminas A, C e do complexo B.

Figo

Fonte de zinco e fibras, o figo contém alto teor de antocianidina, substância de poder antioxidante presente em alimentos de coloração roxa. Porém a fruta deve ser consumida com moderação devido ao alto índice glicêmico. Além disso, prefira a variedade orgânica, já que as produzidas em larga escala têm alta concentração de agrotóxicos em sua casca.

Goiaba

Seja na variedade vermelha ou branca, a goiaba possui alta concentração de cálcio, fósforo e ferro, além de muita fibra. E o melhor: contém pouco açúcar e gordura. A fruta é ideal para cuidar da saúde dos dentes e dos ossos, além de ser benéfica para o coração.

Tangerina

Riquíssimo em vitamina C e vitamina A, o suco de tangerina é um ótimo aliado contra gripes e resfriados e costuma fazer muito sucesso nesta época do ano. Mas, assim como a laranja, é preciso ser consumido com moderação devido ao alto teor de açúcar.

Bom apetite!

Fonte: Alta Medicina Diagnóstica

Depressão Masculina

No caso dos homens, eles tendem a se retrair e buscar o isolamento. Por isso, a ajuda dos familiares é essencial na detecção da doença e no apoio ao tratamento. O total de homens que sofrem deste mal não é pequeno: estima-se que eles representem um terço dos casos diagnosticados.

Blog_2704

Abaixo listamos alguns dos sinais que podem ser identificados entre os homens – mesmo que eles tendam a esconder os sintomas.

Fadiga

Pessoas em depressão passam por uma série de alterações físicas e emocionais e uma delas é o cansaço físico que, na maioria das vezes, é reportado como uma consequência da rotina de trabalho.

Alterações no sono

Muitas vezes confundidas como uma preocupação excessiva com o trabalho – à vezes até pelo próprio paciente – o excesso ou falta de sono podem indicar um quadro depressivo. É preciso prestar atenção a indivíduos que passam a dormir mais do que o usual e ainda assim apresentam sinais de cansaço.

Irritação e estresse

Ao invés de demonstrarem tristeza, homens tendem a transformar a depressão em raiva, porém de forma inconsciente. Esta irritabilidade costuma ser mais comum no ambiente familiar com episódios cada vez mais frequentes e por motivos pouco significativos.

Hostilidade

Da mesma forma que a crescente irritação, alguns episódios de hostilidade, como estresse no trânsito, podem indicar um quadro depressivo. Eles resultam da pressão que o paciente se auto impõe.

Dificuldade de concentração

Este é um sinal mais facilmente notado entre colegas de trabalho, já que a dificuldade de concentração costuma diminuir a produtividade. Para o paciente, este problema se apresenta como um ciclo vicioso: ele passa a ser mais um motivo de preocupação que pode agravar alterações de sono e humor, o que, por sua vez, tendem a piorar a capacidade de concentração.

Aumento no consumo de bebidas

Homens são mais propensos a buscar conforto em bebida alcoólica, por isso é preciso se atentar às pequenas variações como o consumo em um dia a mais na semana ou o aumento do consumo em um mesmo dia. Além disso, estes momentos costumam melhorar o humor: por isso há sinais de que algo vai errado quando eles estão mais felizes apenas ao ingerirem uma taça ou duas de vinho.

O apoio familiar é muito importante para incentivar o paciente a buscar e dar continuidade ao tratamento. Com acompanhamento profissional, os quadros acima descritos poderão ser resolvidos de forma bastante eficaz.

Fonte: Alta Medicina Diagnósticos

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dores na coluna

Estresse e sedentarismo são algumas das principais causas de dores na coluna.

Dores nas costas são uma queixa muito comum que pode ter origens que vão de noites mal dormidas e má postura a problemas mais graves como, por exemplo, doenças que atingem os rins e ovários. Em geral, dores deste tipo costumam ser passageiras. Caso persistam, consultar um especialista é fundamental.

Corte07

Dentre as causas mais comuns de dores nas costas estão o estresse, o sedentarismo e a postura inadequada. O estresse causa tensão muscular que reduz a circulação sanguínea para os tecidos e acaba provocando dor, especialmente na região da lombar e do pescoço. Já a falta de exercícios físicos dificulta o fortalecimento muscular, prejudica a flexibilidade e acaba fazendo mal à coluna.

Existem muitos tipos de tratamentos voltados para dores nas costas, o que tem feito da automedicação um hábito cada vez mais comum. Antiinflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares podem até diminuir a dor, entretanto, se não forem consumidos da maneira correta, podem mascarar a origem do problema e até agravá-lo com o passar do tempo, representando um grande risco para a saúde.

Confira algumas dicas para evitar dores nas costas:

1. Sente corretamente. O ideal é manter a coluna encostada na cadeira, os pés apoiados no chão e os joelhos acima do nível do quadril. Caso seja necessário, utilize um apoio para os pés.

2. Dobre os joelhos e fique de cócoras sempre que tiver que pegar algo no chão. Assim, o impacto na sua coluna será bem melhor.

3. Durma de lado – é a posição em que a coluna fica mais alinhada. E invista em um bom travesseiro que seja exatamente da altura do sem ombro, assim, não haverá nenhum desvio.

4. Divida bolsas e sacolas entre os dois lados do seu corpo. Assim, nenhum deles é sobrecarregado pelo peso.

5. Pratique exercícios físicos regularmente e procure dar preferência a atividades que fortaleçam a região abdominal. Pilates, Yoga e danças em geral são ótimos para isso! Para quem sofre com dores, o acompanhamento de um especialista é fundamental para evitar complicações.

6. Respire mais. Sempre que estiver estressado e notar que os músculos do seu pescoço estão mais contraídos, tente fechar os olhos e relaxar por alguns instantes. Pode parecer pouco, mas fará uma grande diferença no final do dia.

Fonte: Delboni Auriemo

Doença Celíaca

Cresce diagnóstico da doença em adultos.

A população brasileira tem cerca de 1% de portadores da doença celíaca, também chamada de intolerância ao glúten, proteína presente no trigo, na cevada, na aveia e no centeio. Entre os mais atingidos estão as mulheres e o diagnóstico da doença em adultos vem crescendo nos últimos anos.
Celiacos.Delboni

Segundo um estudo realizado pela Associação dos Celíacos do Brasil, com cerca de 500 associados, em 28,7% dos participantes os exames confirmaram a doença, sendo a maioria do sexo feminino – proporção de 2 mulheres para 1 homem. A idade média do diagnóstico foi a faixa dos 16 anos para o sexo masculino e 26,7 para o sexo feminino. Estes resultados apontam para uma tendência de diagnóstico da doença celíaca em idades mais avançadas, especialmente entre as mulheres, e sugerem a necessidade de mais esclarecimentos para o público e classe médica quanto ao seu correto diagnóstico.
Ao ingerir um alimento com glúten, o celíaco desenvolve uma reação imunológica no intestino delgado que causa a destruição das vilosidades da mucosa, dobras responsáveis pela absorção de nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. 
Sintomas - Os sintomas da doença celíaca são diarreia crônica acompanhada de distensão abdominal, perda de peso, alteração do humor e anemia. A doença nem sempre é facilmente diagnosticada, já que os sintomas podem aparecer de forma branda ou agressiva e, por se tratarem de reações comuns a outras doenças.
A retirada dessa proteína da dieta pode melhorar o quadro e/ou contribuir para o desaparecimento dos sintomas. O consumo de alimentos que contenham glúten por paciente que ainda não foi diagnosticado com a doença celíaca pode desencadear um processo inflamatório. Por isso, os sintomas não podem ser desprezados.
Como o diagnóstico nos casos com poucos sintomas é considerado difícil, a investigação da doença deve ser criteriosa. É preciso se submeter a exames precisos para que haja comprovação suficiente. Entre os métodos de diagnóstico, estão a sorologia para antitransglutaminase IgA, anticorpo antiendomísio IgA e anticorpo antigliadina, além de biópsia do intestino.

Fonte: Delboni Auriemo

Saúde dos Diabéticos

Antes de viajar, faça uma lista de tudo que é indispensável para o seu cuidado pessoal.


É possível viver bem com diabetes e ter dias de descanso ou férias muito tranquilos.  Pensando no bem estar deles, a Dra. Yolanda Schrank elaborou algumas dicas para os diabéticos passarem dias agradáveis sem nenhum contratempo ou stress durante a viagem.

Delboni_0902_blog.Ajus

Para os diabéticos que vão dirigir:

- É muito importante fazer um teste de glicemia antes de pegar estrada para saber como está sua dose de glicose no sangue e corrigi-lo caso necessário;

- Não se esqueça de levar seu glicosimetro, as tiras reagentes, o lancetador e alguns saches de álcool para realizar os testes durante a viagem;
- O ideal seria, para cada três ou quatro horas de viagem, parar e fazer o teste de glicemia. Aproveite esta parada para esticar as pernas e fazer uma curta caminhada;
- Mantenha por perto um suprimento de lanches para não atrasar sua rotina alimentar. Dê preferência aos carboidratos e proteínas;
- Caso você sinta algum sintoma de hipoglicemia, saia imediatamente da estrada e espere até que os níveis de açúcar em seu sangue voltem ao normal e você esteja seguro de voltar à estrada.
Já para os que vão de avião:

- O ideal é fazer um plano de viagem para o tempo da sua insulina, lanches, exercícios e refeições não sair do controle;
- Converse com o seu médico sobre o fuso horário a ser enfrentado, o tempo de viagem e algumas peculiaridades da região escolhida para a viagem;
- Leve com você um relatório do seu médico explicando que você tem diabetes e que estará com medicamentos e insumos como: insulina, seringas, canetas de aplicações de insulina contigo para controle da doença. Por fim, peça ao seu médico para destacar o CID (Código Internacional de Doenças);
- Tenha na bolsa de mãos a receita dos seus medicamentos e cópias duplicadas da receita e do relatório do seu médico. Além de glicosimetro, tiras reagentes, lancetador, lancetas, álcool sache, pilhas extras para o glicosimetro, bolachas, barras de cereal, saches de glicose;
- Sua lista de medicações deve estar com você junto com o seu passaporte, isso pode ajudar na hora de passar pela alfândega;
- Leve os medicamentos e material reserva, de preferência o dobro do que estima usar;
- Lembre-se de beber muita água;
- Se possível, evite ficar sentado por longos períodos. Dê preferência a um assento no corredor para você poder esticar as pernas e sempre que possível, caminhe pelo corredor.
E por fim, lembre-se: respeitar os sinais e limites do seu corpo é a melhor maneira de evitar indisposições e problemas de saúde.

Boa viagem a todos!

Fonte: Delboni Auriemo

Vitaminas para a pele

Algumas ajudam na coagulação do sangue outras auxiliam na produção do famoso colágeno. Entenda a importância delas para a beleza e juventude da pele.

Apenas os cuidados comuns, como passar protetor solar a cada três horas, pode não ser o suficiente para deixar a pele jovem e saudável, afinal, assim como nosso sistema interno a pele também precisa de nutrição, principalmente quem já teve histórico de problemas dermatológicos, como acne, espinhas e cravos. Dentre todos os nutrientes, as vitaminas são as que mais ganham destaque, já que o consumo de algumas delas deixam a pele mais saudável e protegida da ação do tempo.

Vita.Mina

Confira algumas das vitaminas que podem ajudar a deixar sua pele jovem e com vida:

Vitamina A ou Retinol: consagrado como um dos mais poderosos anti-envelhecimento do mundoExistem mais de 700 estudos comprovando que os ácidos retinóicos são eficazes nos tratamentos estéticos.  A vitamina ajuda na saúde da pele, pois tem ação antioxidante e auxilia na restauração de danos sofridos pela pele.
Principais fontes naturais: Pode ser encontrada em alimentos como: abacate, brócolis, cenoura, espinafre e outros legumes verdes.  
Vitamina B2 ou riboflavina: A ausência desta vitamina pode provocar lesões na pele, dermatite entre outras inflamações. Também pode ser responsável pela fraqueza das unhas e do cabelo. Além disso, a vitamina promove uma renovação celular mais acelerada, deixando a pele firme e saudável, o que combate rugas e marcas de expressão no rosto.
Principais fontes naturais: a maior fonte de vitamina B2 que encontramos em elementos naturais é o leite. Derivados do leite como queijo e iogurte, também são boas fontes de B2.
Porém as pessoas quem são intolerantes ou alérgicas a lactose, outras boas fontes da vitamina B2 são: fígado e folhas verdes.
Vitamina C: Famosa na prevenção de gripe e resfriado, a vitamina C também traz benefícios às células da pele. Um estudo divulgado no American Journal of Clinical Nutrition examinou as relações entre a ingestão de nutrientes e o envelhecimento da pele de quatro mil mulheres, com idade entre 40 e 74 anos. Foi verificado que a ingestão de vitamina C estava associada a uma menor probabilidade do aparecimento de rugas e ressecamento da pele. Isso acontece porque a vitamina é um antioxidante natural que ajuda na formação do colágeno, principal responsável pela elasticidade e firmeza da pele.
Principais fontes naturais: A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e morango, além de vegetais, como repolho, cebola e pimentão. Já em verduras podemos encontrar em alfaces, agrião, espinafre e couve.
Vitamina E: tem o poder de proteger as células do organismo, pois é uma vitamina antioxidante que facilita no processo da absorção cutânea e reforça a defesa contra os raios. Além de prevenir o envelhecimento celular, participar na formação dosglóbulos vermelhos e ajuda na prevenção de doenças como o câncer.
Principais fontes naturais: são, na sua maioria, alimentos de origem vegetal, como cereais integrais, óleos vegetais e sementes. Porém, a gema do ovo, o fígado e a gordura que envolve a carne também são ricos nesta vitamina.
Vitamina K (aka fitonadiona)a vitamina auxilia no clareamento de manchas amarronzadas nas pálpebras, as famosas olheiras. Vasos capilares frágeis que permitem que o sangue vaze para dentro da pele são considerados uma das causas de olheiras, e a vitamina K pode ajudar no controle desta infiltração por conta da coagulação do sangue.
Principais fontes naturais: podemos encontrar a vitaminas nas folhas do nabo, brócolis, couve, alfaces e espinafres. Também encontramos em outras fontes como sementes de soja, fígado de vaca de chá verde.

Fonte: Delboni Auriemo

Saúde da Criança - Exames até os dez anos de idade

Conheça os principais exames que devem ser feitos desde o nascimento.

Muitas pessoas, em vez de fazer exames preventivos regularmente, só procuram o médico quando estão muito incomodadas com alguma questão de saúde. A maioria das doenças mais incidentes na população poderia ser evitada, ou ter seus sintomas controlados, com mudanças simples no cotidiano.

Delboni_mar.Ajus

Existem três variações de práticas preventivas: A primária é evitar ou remover o fator de risco, como fazer exercícios físicos, dietas adequadas, vacinação e sexo seguro. Na secundária a ênfase está no check-up. A combinação de exames com a avaliação médica aumenta a chance de detecção precoce de doenças. A terceira é quando já existe algum problema e os médicos buscam formas de evitar seu avanço, garantindo mais qualidade de vida ao paciente.
Hoje começamos uma série de posts no blog e no Facebook sobre os exames mais importantes que devemos fazer ao longo da vida. Abaixo, você vai conhecer quais exames são indicados para crianças, desde o nascimento até os dez anos de idade:
- Tipagem sanguínea: Exame de sangue que identifica o tipo sanguíneo e o fator Rh.
- Teste do pezinho: Colhido a partir do 3º dia de nascimento, o teste do pezinho visa a avaliação de risco do recém-nascido para algumas doenças que podem trazer prejuízo para o seu desenvolvimento futuro. Atualmente existem várias subdivisões de exames com as mais variadas denominações, como Plus, Completo, Ampliado, Máster e etc.
- Vacina contra hepatite B: A vacinação contra a hepatite B já pode ser feita durante o período neonatal, após as primeiras 12h de vida. São dadas três doses intramusculares. A segunda dose dada um mês após a primeira e a 3ª dose com seis meses após a 1ª dose, sendo que o intervalo mínimo entre a 2ª e a 3ª dose deve ser de dois meses.
- Teste do ouvido: O teste do ouvido é realizado com o intuito de se descobrir o nascimento de crianças que tenham algum tipo de deficiência auditiva e permitir que se tomem atitudes de forma mais rápida para que o prejuízo no desenvolvimento cognitivo e de linguagem seja o menor possível. É um exame totalmente indolor, realizado durante o sono do recém-nascido, e logo nos primeiros dias de vida.
- Teste do olhinho: O teste do olhinho, ao contrário do teste do pezinho e da orelhinha, ainda não é obrigatório e pouco conhecido. É feito através da avaliação da retina do bebê por oftalmoscópio, para verificar a possibilidade de alguma doença oftalmológica do recém-nascido.
Análises clínicas e diagnóstico por imagem em geral: De acordo com a necessidade ou a indicação médica.

Fonte: Delboni Auriemo

Saúde Infantil - Teste da linguinha

Teste da linguinha passa a ser obrigatório para recém-nascidos em todo país.

Um procedimento simples que verifica se o bebê terá dificuldades para amamentar, mastigar e até falar.
Delboni_2303.ajustado

Uma nova lei federal (Lei 13.002/2014) obriga hospitais e maternidades das redes publica e privada a fazer o chamado teste da linguinha em recém-nascidos. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no frênulo da lingua, membrana que liga a língua à parte inferior da boca, também conhecida como freio lingual. A alteração pode gerar a popular língua presa. Através  da avaliação é possível identificar se o frênulo lingual limita os movimentos da língua, que são importantes para sugar, mastigar, deglutir e falar.
A lei pode ser considerada um avanço em alguns aspectos, porém é preciso considerar alguns pontos em relação ao tratamento. Existem graus diferentes de língua presa e, por isso, o tratamento varia de acordo com o problema apresentado pelo bebe. Contudo, o diagnóstico do teste não significa que o bebê terá necessariamente que ser submetido a um procedimento para correção do problema.
A avaliação do frênulo da língua deve ser feita por profissional da saúde experiente e deve seguir um protocolo bem definido que deve consistir da avaliação de informações importantes, desde a historia clinica do bebe, antecedentes familiares, questionamentos sobre a amamentação, além do exame físico constituído por avaliação morfofuncional da língua e avaliação das funções orofaciais. Uma avaliação bem realizada é fundamental para decisões sobre futuras condutas.
O procedimento para tratamento, quando realizado em recém-nascidos é bem simples e indolor. Porém, quanto maior a idade a criança, mais dor e cuidados pós-operatórios ela poderá ter, já que a pele (ou membrana) que constitui o freio da língua vai engrossando e ficando resistente com o tempo.
Um profissional da saúde deve ser responsável pela avaliação inicial do frênulo lingual. Caso exista alguma variação expressiva, uma avaliação fonoaudiologia é indicada durante a internação do recém-nascido. Ela é necessária, pois avalia também os aspectos funcionais da amamentação, fundamental para decisões sobre futuras condutas.

Fonte: Delboni Auriemo

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Colesterol alto sob controle


A dupla hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios físicos é capaz de manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em perfeito equilíbrio, afastando de perto o risco de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como o Mal de Alzheimer. 

Quem sofre com o problema sabe bem que a solução para este mal não está nas pílulas. Nem que você siga à risca os horários e as doses dos remédios, sem controlar a alimentação, as taxas de colesterol jamais entram nos eixos. Mas o contrário até pode acontecer: há quem aprenda a montar pratos saudáveis e, desta forma, passe longe da farmácia. 

Esta turma equilibra as taxas e mantém longe as doenças do coração.
salmão com batatas - Foto: Getty Images
Peixes

Eles são excelente fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, do tipo insaturada, encontrada nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta. “A gordura insaturada ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue; reduz o risco de formação de coágulos, além de tornar o sangue mais fluido; sendo, portanto, importante aliada na prevenção das doenças cardiovasculares”, explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Aveia

Além das fibras insolúveis, a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso organismo. Ela retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). “A aveia diminui as concentrações de colesterol total, lipídios totais e triglicerídios de forma significativa e aumenta a fração do bom colesterol (HDL)”, explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Oleaginosas

Oleaginosas: Nozes e castanhas apresentam grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias, além de diversos tipos de câncer. A arginina, também presente em quantidades interessantes nas oleaginosas, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Chocolate amargo

O leite e a manteiga de cacau acrescentam doses de gordura saturada na guloseima que provoca arrepios de desejo, principalmente nas mulheres. Mas o chocolate amargo pode fazer parte da sua dieta, porque é rico em flavonóides (substâncias que diminuem o LDL). Diariamente, inclua 30g do doce como sobremesa. Só não vale compensar: a porção de hoje não fica acumulada para amanhã, ou seu organismo não dá conta de aproveitar os benefícios.

Azeite

É fonte de ácido oléico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas. Faz bem ao aparelho cardiocirculatório e para controlar o diabetes do Tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica. É também uma grande fonte de antioxidantes, como a vitamina E.

Alcachofra

Suas fibras são resistentes à ação de enzimas e por isso apresentam muitas vantagens, entre as quais: diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos ; redução do risco de obesidade e diabetes, fatores de risco para a saúde do coração. Uma porção de 100 g possui apenas 50 calorias. “Como ela ajuda na quebra de gorduras e no controle do colesterol, é bastante recomendada para prevenir doenças cardíacas”, explica a nutricionista nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Laranja

Ela não é boa só para gripes e resfriados. Um estudo realizado pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, e publicado na revista American Heart Association, concluiu que os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na fruta, diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino.

Vinho

A ingestão moderada da bebida (uma a duas doses por dia) promove elevação de aproximadamente 12% nos níveis de HDL, colesterol bom, semelhante à encontrada com a prática de exercícios. “A maioria dos efeitos protetores do vinho tinto são atribuídos aos flavanoides, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-coagulante plaquetária”, diz Ana Maria.

Linhaça

A semente é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom). Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal.

Canela

Pesquisadores da Kansas State University, nos Estados Unidos, constataram que consumir meia colher de sopa por dia desta especiaria tem papel importante no combate ao colesterol ruim (LDL). Os pesquisadores acreditam que tal redução é resultado da ação dos antioxidantes presentes na canela.

Soja

Além de ajudar a controlar problemas hormonais para as mulheres que estão na menopausa, a soja é uma excelente opção para quem quer proteger o coração: “ela ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e fortalece o organismo de infecções”, explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Açaí

Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%). Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto. Cada 100g do fruto tem 262 calorias. “O açaí tem gorduras que fazem bem para a saúde e por isso deve ser incluído no cardápio, porém, o ideal é consumi-lo sem adição de complementos muito calóricos, isso ajuda a manter a dieta”, sugere Robert Stella. Gorduras: 52%, Fibras: 25%, Proteínas: 10%.

Chá

Principalmente o chá verde, pois os flavonoides, encontrados nesse tipo de chá, funcionam como antioxidantes e ajudam a prevenir a inflamação dos tecidos. Estas substâncias também podem proteger contra a formação de coágulos, que são as principais causas de ataques do coração.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Alergias - alimentos isentos de níquel

A alergia ao níquel pode causar eczema persistente e outros tipos de dermatites, particularmente nas mãos e abdome. Pessoas sensíveis ao níquel, ou que suspeitam da alergia, geralmente recebem o conselho de implementarem uma dieta sem esse elemento. 

Evitar contato físico com itens que são compostos por níquel, como joias, chaves, grampos de cabelo e utensílios domésticos, em combinação com uma dieta com níveis baixos desse metal ajuda a aliviar o desconforto provocado por essa alergia

Frutas

Pêssegos, peras, bananas, mirtilos, morangos e amoras são todos considerados frutas com baixo teor de níquel. Qualquer um desses exemplos pode ser ingerido fresco ou cozido, mas não processado. Framboesa, abacaxi, figo, tâmara e ameixa devem ser evitados. Maçã, tomate, laranja, toranja e outras frutas cítricas possuem pouco níquel, porém podem exacerbar os sintomas da alergia.

Vegetais

A maioria dos vegetais são permitidos nessa dieta. Os mais recomendados são: pimentão, pepino, berinjela e crucíferos (repolho, couve flor e bok choy, o repolho chinês). Evite vegetais verdes e folhosos, como o espinafre, a couve e alface, e legumes, especialmente feijão e lentilhas. Brotos de feijão também possuem alto teor de níquel. Os vegetais podem estar frescos ou cozidos e produtos enlatados não são recomendados.

Laticínios

Todos os laticínios, como o leite, creme, queijo, manteiga e o iogurte, são permitidos. Evite leite com achocolatado e iogurte de framboesa ou cítrico.

Grãos

O trigo refinado e a maioria dos produtos de milho são permitidos nessa dieta. Macarrão, arroz branco, cereal de milho e pão comum são todos alimentos com baixo teor de níquel. Porém, trigo integral e farinhas multigrãos não são recomendadas, pois possuem altas concentrações desse metal. Evite trigo e farelo de aveia, aveia, arroz integral e semenstes de flores, como a de girassol e gergelim.

Proteína vegetal

Evite castanhas, sementes e soja.

Carne, frango e ovos

A maioria das proteínas animal contém baixo teor de níquel. Frango, peru, carne bovina e ovos são recomendados. Crustáceos, como camarão e ostras, e salmão possuem altas concentrações do metal. Não coma carnes e peixes enlatados, como o atum.

Bebibas

Bebidas alcoólicas, café e chá (com exceção dos que vêm em máquinas) são permitidos, bem como refrigerantes e sucos de frutas com baixo teor de níquel. Evite sucos cítricos e de maçã, além de bebidas com chocolate.
Fonte: ehow

terça-feira, 14 de abril de 2015

Celulite - verdades e mentiras

Verdade: celulite é quase universal em mulheres.
Ela é considerada normal pela medicina, e dificilmente uma mulher escapa dela. Mas dá para controlar o grau da celulite. Como? Mantendo uma dieta equilibrada, fazendo ginástica e realizando alguns tratamentos.

Thinkstock

Mentira: as magras não têm celulite.
Mesmo atletas magrinhas ou modelos, que praticam esportes e mantêm uma dieta saudável, podem ter celulite.

Verdade: praticar exercícios físicos diminui a aparência da celulite.
Apesar de não curar, músculos tonificados e diminuição da gordura corporal ajudam a diminuir a celulite (menos gordura, menos celulite), e também disfarçam o que resta dela.

Mentira: bronzeamento pode esconder a celulite.
Bronzear-se para esconder celulite é inútil, e é um gatilho para câncer de pele.

Verdade: alterações hormonais na adolescência, na gravidez e na menopausa podem causar celulite.
Mentira: bandagens de compressão diminuem a celulite.
Verdade: não existe tratamento que resolva definitivamente a questão da celulite.
Mas existem tratamentos que são eficazes no curto prazo. Para serem eficazes a longo prazo, eles têm que ser encarados como tratamentos de manutenção: funcionam enquanto forem mantidos.

Tratamentos
Drenagem linfática. É uma massagem suave com movimentos que vão dos pés à cintura, acompanhando o caminho dos vasos linfáticos. A retenção de líquidos e o inchaço nas pernas diminuem e, nos casos leves de celulite, o resultado é bom. É simples, eficaz, barato e muito popular. Casos moderados ou severos de celulite requerem tratamentos mais intensos, mas a drenagem vai servir como complemento e ajudar a manter os resultados. 
Intradermoterapia. É a injeção de medicamentos diretamente na área afetada pela celulite.
Ultrassom. Pode complementar o tratamento à base de medicamentos injetáveis.
Radiofrequencia. Além de diminuir a celulite, melhora a firmeza da pele das pernas e glúteos.
Radiofrequencia + Luz infravermelha + Massagem. Ataca a gordura, suaviza o inchaço das pernas e melhora a qualidade da pele.

Fonte: Dra. Lúcia Mandel - dermatologista