sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Vamos falar sobre hemorroidas?

É muito comum quem sofre de hemorroidas sentir um certo constrangimento em falar do assunto e, pior, sentir vergonha de passar por uma consulta médica. Mas o fato é que existem muitas dúvidas sobre o assunto e, para saná-las, é preciso romper a barreira do preconceito, já que a doença é uma das patologias de maior incidência na área da Coloproctologia.

hemorroida
Mas afinal, o que é hemorroida? Trata-se do inchaço, dilatação ou inflamação de veias localizadas no reto ou no ânus. As lesões podem ser tanto internas – localizadas no ânus ou no início do reto –, quanto externas – quando saem do ânus.
Estima-se que cerca de 50% dos pacientes acima dos 40 anos sofrem ou sofrerão um dia com algum dos sintomas da doença.

Intensidade das lesões
De acordo com a intensidade do problema, podemos dividir as hemorroidas internas em até 4 graus. São eles:
  • 1º Grau: tem sangramento, mas não tem prolapso;
  • 2º Grau: sangra e tem prolapso que regride espontaneamente;
  • 3º Grau: sangra e tem prolapso que necessita de manobras digitais para retornar ao interior do canal anal;
  • 4º Grau: sangra e ficam sempre exteriorizadas (não retornam ao interior do canal anal).

As hemorroidas costumam ser muito comuns durante a gestação e no pós-parto, pois são resultado do aumento da pressão nas veias do ânus. Esta pressão faz ainda com que as veias inchem, causando dores e incômodo.
A disfunção resulta principalmente do esforço excessivo feito na hora de evacuar. Porém, fatores como infecções anais e diarreia crônica podem potencializar as chances de desenvolver o problema. Pessoas que permanecem sentadas por longos períodos também são mais propensas a sofrerem com hemorroidas.
Tratamento
O tratamento pode ser feito de forma local, com pomadas e medicamentos orais em casos menos severos. A depender da gravidade, um procedimento cirúrgico para retirada das veias doentes pode ser necessário.
A boa notícia é que nas últimas duas décadas, vimos surgir procedimentos pouco invasivos. O principal destaque é o sistema THD (Transanal Hemorrhoidal Dearterialization). O procedimento é simples e de fácil execução, realizado por meio do canal anal, com leve dilatação.
No procedimento, pode-se identificar por meio do Doppler os ramos arteriais e fazer a ligadura que leva à redução do fluxo nas artérias. Em seguida, faz-se a elevação e fixação da hemorroida no interior do ânus.
A técnica é o procedimento menos invasivo já desenvolvido e pode ser realizada com sedação associada à analgesia, permitindo que o paciente tenha alta no mesmo dia. O THD é indicado para os graus 2, 3 e 4.

Recomendações
Algumas recomendações ajudam a evitar o problema, como:
  • Evitar papel higiênico áspero para não irritar a região;
  • Adotar uma dieta à base de alimentos ricos em fibras e frutas frescas;
  • Aumentar a ingestão de líquidos.
Por ser uma questão considerada constrangedora, muitos optam equivocadamente por seguir dicas populares e deixam de consultar um especialista. Esta atitude deve sempre ser evitada, pois o diagnóstico deve sempre ser feito por um especialista da área.

Fonte: Dr. Carlos Sobrado, coloproctologista do Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

ARTROSE NO OMBRO


O envelhecimento faz parte do ciclo natural na vida. Com o tempo, assim como a pele perde o colágeno dando origem as temidas rugas e linhas de expressão, a articulação também sofre um desgaste ocasionando a artrose – uma doença que já atinge 10 milhões de pessoas no país.
DESCUBRA COMO TRATAR A DOENÇA E RECUPERAR OS MOVIMENTOS.
0b00104c-9791-4dd9-89ca-99a15a536dd8-436x272
A causa pode ser genética, mas a artrose também podem ser consequência do envelhecimento e dos movimentos repetitivos e incorretos. Essa doença também pode estar associada a problemas reumáticos que comprometem a articulação dos ombros.
Ela também pode ser causada por um processo de necrose provocada por fraturas ou por doenças sistêmicas que atingem pequenos vasos sanguíneos.
No caso do ombro, a artrose ocorre quando a cartilagem está desgastada e sofre com o atrito entre os dois ossos provocando uma inflamação e deformidades que causam dor e limitação dos movimentos do ombro. Apesar de artrose ser mais rara que do quadril, mãos, joelhos, ela pode provocar limitações nas atividades diárias.
COMO É FEITO O TRATAMENTO?
A artrose é uma doença que não tem cura, mas existem métodos que podem impedir que a doença progrida e também que amenize a dor. O tratamento pode ser divido em três etapas:

MEDICAÇÕES - O médico pode indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para controlar a inflamação e até mesmo a progressão da doença.

FISIOTERAPIA
É indicada para aliviar a dor e melhorar os movimentos. Diversas técnicas e terapias podem ser aplicadas no paciente para ele reconquistar os movimentos e aliviar a dor.

CIRURGIA
Nos casos mais graves, o médico ainda pode indicar a substituição completa ou parcial da articulação do ombro. A cirurgia consiste na colocação de prótese. A cirurgia é denominada artroplastia do ombro, que consiste na remoção das superfícies articulares danificadas, o médico irá substitui por dispositivos de polietileno e de metal, conhecidos como próteses.

Fonte: Instituto Pecchia & Polydoro

DOR NO OMBRO: DESCUBRA QUAIS SÃO AS CAUSAS

Apesar de o ombro ser uma das articulações que possui uma amplitude maior de movimentos, ele também lidera as queixas nos consultórios médicos, já que seus movimentos estão presentes nas atividades cotidianas, o que pode favorecer para o surgimento de lesões e tendinites no membro superior.
Quem pratica atividade física com frequência de forma exagerada ou faz os exercícios errados pode sobrecarregar o ombro e ocasionar uma dor. O que muitas pessoas não sabem é que a lesão pode acometer tanto o ombro do lado esquerdo quanto o direito e cada lado pode apresentar uma causa diferente e características diferentes.
IDENTIFIQUE A SUA DOR - Para não ficar mais dúvida, é importante procurar um médico assim que notar uma dor no ombro.
Síndrome do impacto do ombro - Disposição
Lado externo do ombro: a dor pode irradiar para a metade do braço e ser intensa. Isso pode ser consequência do distúrbio do manguito rotador, tendinite ou bursite.Dor posterior: quando ela ocorre na parte de trás do ombro pode ser sinal de bursite ou contratura muscular.
Dor na anterior: geralmente é causada pelo tendão no bíceps.
Tratamento - Ao sentir uma dor no ombro é importante consultar um médico para que ele faça o exame físico e se necessário exames como radiografia e ressonância magnética para que identifique as causas. O médico pode indicar a aplicação de compressas para aliviar a dor.
Se o incômodo for muito intenso, pode ser indicado medicamentos anti-inflamatórios. Dependendo da lesão, é recomendado sessões de fisioterapia para recuperar o movimento do ombro ou até mesmo o tratamento cirúrgico.
Fonte: Instituto Pecchia & Polydoro