terça-feira, 1 de abril de 2014

Os Benefícios do Pão Integral

O Pão integral é muito importante para a alimentação, mas você sabe por que este é o pão mais indicado quando o assunto é saúde?

O Pão branco e o integral se diferem não somente pela cor, existem outros fatores que os separam como por exemplo: O branco leva a farinha de trigo que passa por um processo de clareamento e refinamento antes de pronto, enquanto o integral é feito com a farinha de trigo que não passa por este processo. Como resultado, ele permanece com a casca do trigo, que contém diversos nutrientes e benefícios e ainda é rica em fibras, ajuda a regular o intestino e a controlar o colesterol ruim, o LDL. 


Especialistas garantem ainda que a ingestão diária de fibras pode prevenir doenças como: câncer de mama e de próstata, diabetes, obesidade, além de doenças cardiovasculares.

Em resultados das fibras, o processo de mastigação e digestão do pão integral é mais lento, e com isso nos sentimos mais satisfeitos. Levando em consideração que o cérebro demora cerca de 20 minutos para perceber que a pessoa está comendo.

Dentre recomendações de consumo, o pão integral é muito indicado para quem tem diabetes, a quebra do carboidrato presente no pão (tendo como um dos produtos finais o açúcar) é igualmente mais lenta, resultando em um controle maior da glicemia (açúcar no sangue). Por isso é necessário não se prender tanto a quantidade de calorias que se está ingerindo, mas sim à qualidade do alimento.

A recomendação internacional de ingestão de fibras é de 30 gramas por dia. Duas fatias de pão integral correspondem a aproximadamente 10% da necessidade diária. Existem outros alimentos capazes de cumprir a função de preencher a recomendação diária de fibras, alimentos das leguminosas, que é o grupo composto pelo feijão, pela lentilha, pelo grão de bico. E dos cereais, os carboidratos, no caso os integrais.

Os benefícios do pão integral são diversos, trás qualidade na nossa alimentação e melhorias no nosso organismo.

Receitinha Básica - Pão Integral

Ingredientes
3/4 xícara de leite morno
1 ovo
1/4 xícara de óleo
1 tablete de fermento biológico ou 1 colher de sopa de fermento biológico seco (o do pacotinho)
1 1/2 colher de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
Acrescente na massa se quiser: Mel, linhaça, Farinha de aveia ou Uvas passas 

Modo de Preparo
1. Bata no liquidificador o leite (ele precisa ser morno, se estiver muito quente vai acabar “matando” o fermento), o óleo, o ovo e o fermento (esfarelado, se for em tablete) até ficar homogêneo. Acrescente o açúcar e o sal e bata mais um pouco.

2. Despeje a mistura líquida em uma tigela e misture a farinha aos poucos até ficar totalmente integrada.

3. Coloque a massa em uma forma de pão, untada e enfarinhada, e deixe descansar até dobrar de tamanho (pelo menos 30 minutos).

4. Leve ao forno pré-aquecido na temperatura mínima (150°C a 180°C) por  30 minutos ou até ficar com a superfície dourada.


Como o pão não tem conservantes, consuma-o em 3 ou 4 dias, no máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário