Um inquérito feito nos Estados Unidos mostra que 30% dos pais deixam os seus filhos com 10-12 anos ter uma conta no Facebook. O questionário mostra ainda que 80% das crianças com menos de 10 anos brincam na internet pelo menos uma vez por semana.
Com o aumento do uso das novas tecnologias por parte das crianças, existe uma maior preocupação em protege-las dos perigos. A proibição não é a melhor solução, mas sim a informação. Ficam aqui alguns conselhos de como ensinar as crianças a protegerem-se online.
Conheça os sites e apps que os seus filhos usam: perceba como funcionam, se são agressivos, se existe a possibilidade de contactar com outras pessoas. Ensine-lhes que por alguém os contatar e afirmar que é um amigo, não significa que o seja. Explique-lhes o perigo de falar com estranhos online e que devem sempre avisá-lo quando forem contatados por desconhecidos.
Ensine-os a criar palavras-passe fortes: Uma palavra-passe com letras, números e símbolos é a melhor opção para se manter protegido online. Experimente o método da primeira letra, combinando a primeira letra de um verso de uma música, do filme ou livro preferido. Por exemplo, ‘sobe sobe balão sobe’, dá SSBS. Não se esqueça de os alertar para o perigo de partilhar palavras-passe com outras pessoas, mesmo amigos, para além de si.
Acompanhe as novidades de segurança tecnológica: A leitura de impressões digitais é a mais recente novidade de segurança, impedindo que qualquer outra pessoa aceda ao seu telemóvel, por exemplo.
Controle, mas não exagere: Use software de restrições e filtros de aplicações, sites e música a que eles podem aceder. Pode também limitar o tempo que eles têm por dia de telemóvel, tablet ou computador e, em caso dos mais pequenos, apenas poderem utilizá-los na presença de um adulto. À medida que mostram responsabilidade, vá diminuindo as restrições.
Aprenda com os erros: Os acidentes acontecem, e os seus filhos podem cometê-los. Mas se se mantiver atento e controlar o acesso que eles têm à internet, o impacto será menor.
Proteja-se: Sabemos como os mais pequenos gostam de pedir os telemóveis dos adultos para brincar. Evite tragédias de fotos e documentos importantes apagados sem intenção. Faça um back-up regular aos seus dados e confira se o seu telemóvel tem um modo ‘Privado’ que impeça o acesso a determinados ficheiros que protegeu previamente. Para além disso, proteja-o também de quedas com uma boa capa protetora.
Fonte: Jornal Correio da Manhã - Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário