quinta-feira, 20 de março de 2014

MEMÓRIA - Estimulação Cognitiva

ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E A MELHORA DO DESEMPENHO DA MEMÓRIA

Na nova estratégia de cuidados para manter o cérebro ativo e postergar declínio cognitivo a estimulação cognitiva surge como a chama do bem envelhecer.
A estimulação cognitiva promove o envolvimento da pessoa em atividades que visam à melhoria geral das funções do cérebro como: memória, atenção, raciocínio, organização, velocidade do pensamento e quando realizada em grupo propicia a socialização.
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Assim, como se recomenda exercícios físicos para manter a saúde física, deve-se estimular o cérebro com atividades que contribuam para o aumento da densidade sináptica cerebral, lembrando que a rede de transmissão é responsável pela dinâmica e plasticidade do cérebro.
A intervenção precoce é de suma importância, pois a pessoa ainda consciente das modificações cognitivas que enfrenta na vida diária torna-se capaz de compreender tais mudanças por meio de estratégias compensatórias.
Dicas de Estimulação Cognitiva:

Trabalhe com duas situações simultaneamente – se você tem de tomar um remédio em um tempo específico, por exemplo, às 21 horas (tempo) e sabe que, neste momento, estará assistindo à novela (evento), deixe os remédios na frente da televisão e não na pia do banheiro, onde você nem irá passar.

• Algumas vezes durante o dia, pare a atividade que está realizando e se pergunte: “O que eu estava fazendo antes desta tarefa?”. Também escreva na agenda todas as atividades realizadas e, antes de dormir, retome em sua memória tudo que foi feito, com o maior número de detalhes possíveis.
Procure inserir todas estas estratégias no seu cotidiano, mas, se ainda sentir necessidade de aprender 
Com o suporte de especialistas, é possível traçar estratégias para diminuir o estresse, melhorar o sono, saber sobre os perigos da interação medicamentosa, além de ter recomendações de dietas e exercícios físicos específicos, com a finalidade de melhorar o desempenho cognitivo.
Referências Bibliográficas:
1. CLARE, L.; WOODS, R.T.; COOK, E.D.M.; ORRELL, M.; SPECTOR, A. Cognitive rehabilitation and cognitive training for early-stage Alzheimer’s disease and vascular dementia. Cochrane Database Systematic Review, vol. 4, Article ID CD003260, 2003.
2. CLARE, L e WOODS, R.T. Cognitive training and cognitive rehabilitation for people with early-stage Alzheimer’s disease: a review. Neuropsychological Rehabilitation, vol. 14, no. 4, pp. 385–401, 2004.
3. GIL, G.; BUSSE, A.L. Ensinar a lembrar: guia prático para ajudar a reconhecer e melhorar problemas de memória. São Paulo: Editora Casa Leitura Médica, 2013.
4. http://www.hospitalalemao.org.br/sua_saude/Paginas/dicas_saude_display.aspx?Dica=12

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