terça-feira, 19 de agosto de 2014

Veja como fazer o descarte correto de medicamentos

Grande parte das pessoas jogam os remédios que já perderam a validade no lixo ou no vaso sanitário. Esse é um péssimo hábito, pois o descarte de medicamentos, quando feito de modo incorreto, causa riscos graves ao meio ambiente. 

Mesmo que o Brasil ainda não tenha uma regulamentação específica no âmbito nacional sobre a destinação adequada desse tipo de resíduo, este é um problema de todos.


Por que descartar corretamente?

"O descarte de medicamentos em locais apropriados evita que o solo, a água, plantas e animais sejam contaminados, tanto pelo princípio ativo do medicamento quanto pelos resíduos tóxicos que podem ser gerados durante a sua decomposição. Os antibióticos, por exemplo, podem provocar a resistência de alguns micro-organismos, fazendo com que algumas doenças facilmente combatidas se tornem difícil de curar. Já os hormônios, principalmente os estrógenos, podem provocar a feminilização de peixes machos, impedindo sua reprodução. Descartar remédios no lixo comum também coloca em risco a saúde e provoca intoxicações em crianças ou adultos carentes que possam reutilizá-los", comenta Tatiana Clemente, farmacêutica do Hospital Santa Catarina.

Qual o destino dos medicamentos?

O destino correto do xarope para tosse que venceu não é ser jogado no vaso sanitário ou na pia da cozinha. Todos os medicamentos, sejam líquidos, comprimidos, pomadas ou sprays, devem ser levados até um ponto de coleta credenciado, onde serão encaminhados para incineração em usinas preparadas ambientalmente.

Onde encontro pontos de coleta?

Em são Paulo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem a coleta de medicamento. Clique Aqui para ver qual é a mais próxima da sua casa.

Clique Aqui para consultar os supermercados, farmácias e outros locais que recebem os medicamentos na cidade de São Paulo.

Para conhecer pontos de coleta em outros Estados, acesse www.descarteconsciente.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário