quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

ALÍVIO NA PONTA DA AGULHA

Prática milenar da medicina chinesa, a acupuntura oferece diversos benefícios à saúde

Um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo, a acupuntura é uma técnica baseada na estimulação de mais de mil pontos do corpo por meio de agulhas. De acordo com a medicina chinesa, esse procedimento atua nos canais de energia, buscando um reequilíbrio do organismo.

A medicina ocidental está recorrendo cada vez mais a essa técnica oriental milenar como auxílio a diversos tratamentos, prevenção de doenças e promoção do bem-estar. “Segundo as pesquisas mais modernas, a aplicação das agulhas estimula a produção de substâncias químicas que atuam no nosso sistema nervoso central e periférico, contribuindo para a melhoria da saúde”, explica o médico Evaldo Martins Leite, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA).

Veja alguns benefícios que a acupuntura pode trazer:

Tratamento de dores – pode atuar como tratamento auxiliar para diversos tipos de dores. A razão é que ela estimula a liberação de substâncias com ação analgésica, anti-inflamatória e relaxante muscular. Vale lembrar que a técnica pode amenizar dores, sem causar os efeitos colaterais causados por alguns remédios.

É uma aliada contra prisão de ventre – Alguns pontos da acupuntura estimulam o sistema digestivo a funcionar melhor e prevenir a prisão de ventre.

Suaviza sintomas da menopausa – As agulhas estimulam a região do cérebro ligada a funções hormonais, amenizando sintomas como o calor, a ansiedade e os distúrbios de sono, que geralmente atingem as mulheres durante a menopausa.

Alivia os sintomas da TPM – O tratamento estimula pontos que equilibram o sistema nervoso, os hormônios e o funcionamento do fígado para combater sintomas relacionados à TPM (tensão pré-menstrual), como alterações de humor, retenção de líquido e dores de cabeça.

Auxilia no tratamento de depressão e ansiedade – Com a estimulação das agulhas, são liberadas substâncias relacionadas à sensação de alegria e bem-estar, como a serotonina e a endorfina.

Antes de consultar um acupunturista, busque referências a respeito do profissional e indicações de pessoas nas quais você confia.

Fontes: Dr. Evaldo Martins Leite, presidente da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA) e .S2 Publicom

Nenhum comentário:

Postar um comentário