terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O que você mais gosta de passar no pão?

Margarina, manteiga e creme vegetal. Para grande parte dos brasileiros, estes três tipos de alimentos são os preferidos para passar no pão durante o café da manhã.
O que você mais gosta de passar no pão?
Esta afirmação tem como base uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), que apontou ainda, a margarina como a favorita entre todas as alternativas — ela é consumida com o pão por 32,2% da população.
Mas qual seria a melhor opção para o corpo? Dentre os três tipos de alimentos citados, o creme vegetal seria o mais saudável. Ele contém componentes naturais (os fitosteróis) que atuam reduzindo os níveis de colesterol ruim no sangue. Além disso, o teor de gordura deste tipo de alimento é menor quando comparado à manteiga e à margarina, sendo um auxílio na dieta.
Outras opções
Requeijão, mel, geleia e maionese são outras opções comumente encontradas na mesa de café da manhã dos brasileiros. No entanto, é preciso ficar atento ao consumo exagerado de alguns alimentos, que podem ser menos saudáveis do que se imagina.
Maionese: o consumo deste alimento deve ser moderado, especialmente para quem sofre de hipertensão. No caso, tanto a versão normal quanto a light apresentam uma maior quantidade de sódio.
Requeijão: assim como a maionese, o requeijão deve ser consumido com moderação e em pequena quantidade. Ele é uma das opções mais calóricas para se passar no pão e ainda possui uma grande concentração de sódio.
Geleia: diabéticos ou pessoas que querem controlar a ingestão de calorias em sua dieta devem evitar as geleias, que possuem uma grande adição de açúcar em suas composições (o que é minimizado com as geleias diet, mas, mesmo assim, deve-se ingerir este tipo de alimento de forma comedida).
Ricota: de todas as opções listadas, a ricota é a mais saudável. Ela possui poucas calorias, pouco sódio e ainda é fonte de cálcio. 
Mel: mel também é outra opção bem saudável, mas para aproveitar bem os seus benefícios, deve ser consumido com moderação. Quando consumido em excesso pode contribuir para o aumento de peso.

Fonte: Unimed Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário