terça-feira, 28 de abril de 2015

Depressão Masculina

No caso dos homens, eles tendem a se retrair e buscar o isolamento. Por isso, a ajuda dos familiares é essencial na detecção da doença e no apoio ao tratamento. O total de homens que sofrem deste mal não é pequeno: estima-se que eles representem um terço dos casos diagnosticados.

Blog_2704

Abaixo listamos alguns dos sinais que podem ser identificados entre os homens – mesmo que eles tendam a esconder os sintomas.

Fadiga

Pessoas em depressão passam por uma série de alterações físicas e emocionais e uma delas é o cansaço físico que, na maioria das vezes, é reportado como uma consequência da rotina de trabalho.

Alterações no sono

Muitas vezes confundidas como uma preocupação excessiva com o trabalho – à vezes até pelo próprio paciente – o excesso ou falta de sono podem indicar um quadro depressivo. É preciso prestar atenção a indivíduos que passam a dormir mais do que o usual e ainda assim apresentam sinais de cansaço.

Irritação e estresse

Ao invés de demonstrarem tristeza, homens tendem a transformar a depressão em raiva, porém de forma inconsciente. Esta irritabilidade costuma ser mais comum no ambiente familiar com episódios cada vez mais frequentes e por motivos pouco significativos.

Hostilidade

Da mesma forma que a crescente irritação, alguns episódios de hostilidade, como estresse no trânsito, podem indicar um quadro depressivo. Eles resultam da pressão que o paciente se auto impõe.

Dificuldade de concentração

Este é um sinal mais facilmente notado entre colegas de trabalho, já que a dificuldade de concentração costuma diminuir a produtividade. Para o paciente, este problema se apresenta como um ciclo vicioso: ele passa a ser mais um motivo de preocupação que pode agravar alterações de sono e humor, o que, por sua vez, tendem a piorar a capacidade de concentração.

Aumento no consumo de bebidas

Homens são mais propensos a buscar conforto em bebida alcoólica, por isso é preciso se atentar às pequenas variações como o consumo em um dia a mais na semana ou o aumento do consumo em um mesmo dia. Além disso, estes momentos costumam melhorar o humor: por isso há sinais de que algo vai errado quando eles estão mais felizes apenas ao ingerirem uma taça ou duas de vinho.

O apoio familiar é muito importante para incentivar o paciente a buscar e dar continuidade ao tratamento. Com acompanhamento profissional, os quadros acima descritos poderão ser resolvidos de forma bastante eficaz.

Fonte: Alta Medicina Diagnósticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário