segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Estratégias na hora da refeição

Crianças que não comem bem ou têm dificuldade alimentar precisam de pais que utilizem suas habilidades para introduzir novos alimentos e hábitos alimentares saudáveis.


A young girl grimaces when offered a piece of food.


O impulso de selecionar a comida normalmente ocorre quando a criança começa a comer sozinha – quando ela sente que tem controle sobre o que coloca em sua boca. Pode parecer uma batalha sem fim, mas não se estresse. Há formas de fazer seu filho seletivo experimentar novos alimentos.


DICAS PARA GERENCIAR CRIANÇAS QUE NÃO COMEM BEM OU COM DIFICULDADE ALIMENTAR.


FAÇA SER DIVERTIDO

Utilize um cortador de biscoitos para fazer formas divertidas em maçãs e pepinos, sirva no almoço e no jantar. Outra ideia é oferecer alimentos em uma variedade de cores diferentes.


TENTE UMA NOVA TEXTURA

Quando as crianças não querem comer certos alimentos, normalmente é porque não gostam da textura. Se seu filho se recusa a comer alimentos macios, tente fatias de maçã em vez de geleia de maçã ou batata assada em vez de purê de batata.


OFEREÇA OPÇÕES

Introduza sempre novos alimentos, mesmo que seu filho já os tenha recusado anteriormente. Normalmente é preciso oferecer às crianças novos alimentos várias vezes até que queiram experimentá-los.


PERSONALIZE OS UTENSÍLIOS

Se seu filho ficar mais contente comendo em um prato colorido ou utilizando uma colher especial, é possível que esteja mais aberto a comer o que está na sua frente.


SIRVA COM DIVERSÃO

Utilize formas divertidas para encorajar as crianças a comer frutas e verduras.


MUDE O CENÁRIO

Planeje um piquenique no quintal ou faça uma festinha na hora do lanche da tarde. Tornar a hora da refeição divertida pode encorajar as crianças a comerem mais.


COLOQUE VERDURAS EM PREPARAÇÕES QUE SEU FILHO GOSTE

Pique cenouras no macarrão, prepare bolinhos de espinafre ou acrescente o espinafre em vitaminas de fruta.


RELAXE

Lembre-se de encorajar uma experiência positiva na hora da refeição do seu filho. Se ele associar estresse ou emoções negativas a experimentar novos alimentos, ele pode ficar menos aberto a prová-los. Mantenha uma atitude neutra e otimista e seu filho poderá surpreendê-la.


Fonte: Lab. Abbott

Nenhum comentário:

Postar um comentário