Alguns trabalhos associam o uso de celular ao maior risco de desenvolvimento de tumor cerebral, por outro lado, outras pesquisas não confirmam tal afirmação. Mas você pode incluir algumas recomendações simples para evitar as radiações emitidas por telefones celulares, como por exemplo, usar headset com fio, manter o celular longe do corpo, evitar o uso próximo a antenas de telefonia celular, dar preferência às mensagens de texto ou ao uso de telefones fixos.
Alguns passos simples para você reduzir substancialmente a sua exposição e a de seus filhos à radiação emitida pelos telefones celulares:
- Quando em uma ligação no celular, use fone de ouvido com microfone (headset) com fio. Evite o uso de dispositivos sem fio do tipo Bluetoothou use o modo de auto-falante do celular.
- Dê preferência para o envio de mensagens de texto ao invés das ligações por celulares.
- Mantenha o celular longe do seu corpo (particularmente longe dos bolsos de calças ou camisas) ou use estojo porta-celulares desenvolvido para proteger o corpo da radiação emitida pelos celulares.
- Quando não usar o celular, deixe-o no modo de standby (estado de alerta ou espera).
- Evite o uso de celular em carros, trens, ônibus ou áreas rurais próximas a antenas de telefonia celular, pois o uso nestes locais potencializa a força da emissão de radiação destes aparelhos.
- Use o seu telefone móvel como uma secretária eletrônica. Mantenha-o desligado até que você queira saber quem te ligou. Depois, retorne as ligações registradas, se necessário.
- Sempre que possível use o telefone fixo, mesmo que o mais cômodo seja usar um celular.
- Evite o uso dentro de construções, principalmente aquelas com estruturas de aço.
- Não permita que seu filho durma com um telefone celular na cabeceira da cama ou embaixo do travesseiro. Preferencialmente, deixe o aparelho guardado em outro cômodo da casa durante a noite.
- Não permita que seu filho use celular antes de completar 18 anos, exceto em caso de emergência.
Fonte: ABC Med
Nenhum comentário:
Postar um comentário