Com a chegada do outono, as temperaturas começam a baixar e, como consequência, aumenta a incidência de doenças respiratórias, como a rinite, gripes e resfriados. Também há a necessidade de proteger a pele que tende a ficar mais ressecada. A boa notícia é que é possível se prevenir e atravessar essa temporada com tranquilidade e saúde.
Para respirar aliviado
Além de temperaturas mais baixas, no outono também começa a cair a umidade do ar. O tempo mais seco favorece o aparecimento das doenças respiratórias, como rinite, gripes e resfriados. “As pessoas ficam mais tempo em lugares fechados, o que amplia o risco de desencadear as gripes e ficar mais em contato com os desencadeadores das alergias respiratórias”, afirma a médica Ana Paula Moschione Castro, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). O ar seco também contribui para ressecamento da mucosa do nariz, que funciona como uma proteção natural para barrar agentes irritantes.
Para se proteger, Ana Paula indica medidas simples, como manter a casa sempre arejada. “Com o frio, a tendência é fechar tudo, o que deve ser evitado”, diz ela. Prefira programas em lugares abertos e ao ar livre, com pouca aglomeração de pessoas, também é uma boa ideia.
Outra medida recomendada por Ana Paula é manter sempre à mão o soro fisiológico para aplicar no nariz, que ajuda a manter a mucosa sempre limpa e hidratada. Os umidificadores de ar também são aliados para combater o ar seco dentro de casa.
Também devemos manter a atenção redobrada com a pele, alerta Maurício Pupo, farmacêutico e professor de cosmetologia. “Suamos menos e a produção das glândulas sebáceas também diminui e, por isso, é comum que a pele fique mais ressecada. Outro problema é que nessa época as pessoas tomam banhos mais quentes, por isso, removem a gordura natural da pele”, explica Maurício.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ressalta que, com o clima mais frio e seco, a pele fica com o aspecto esbranquiçado, sinalizando desidratação. Para evitar essa condição, invista em hidratações profundas, em uma alimentação saudável e beba bastante água.
Recomenda-se também o uso de sabonetes suaves e à base de glicerina para manter a hidratação, pois agridem menos a camada de proteção da pele.
Ainda no chuveiro e com a pele molhada, aplique óleos corporais e hidratantes próprios para uso durante o banho, pois são produtos que hidratam facilmente e deixam a pele macia e sedosa.
Caso precise de um reforço na hidratação, use após o banho, cremes hidratantes corporais a base de óleo manteiga de karitê, que formam uma camada protetora sobre a pele.
Em relação ao rosto, aplique o protetor solar pela manhã e reaplique pela tarde, se necessário. Além de proteger a pele contra os raios ultravioleta, também garante a hidratação necessária para a face.
Para evitar lábios rachados e ressecados, o ideal é usar produtos como manteiga de cacau ou batons hidratantes a base de cera de carnaúba. Batons com protetor solar também são bem-vindos, uma vez que o sol também pode ressecar a pele dos lábios.
O couro cabeludo também pede atenção especial nessa época do ano, pois também sente a queda da secreção sebácea. “Esse fator associado a banhos mais quentes pode levar ao aparecimento da caspa”, explica Maurício. Para combatê-la, o indicado é usar xampus próprios para esse fim associados à aplicação de máscaras hidratantes.
Siga as dicas e converse com o seu médico sobre o tratamento mais adequado para as suas necessidades.
Fontes: Dra. Ana Paula Moschione Castro, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Maurício Pupo, farmacêutico e professor de cosmetologia.
S2 Publicom
Nenhum comentário:
Postar um comentário