É o aparelho digestivo que prepara todos os alimentos que consumimos a fim de que possam ser absorvidos por nosso organismo. Esse processo tem início no momento em que levamos a comida à boca e começamos a mastigá-la. Depois, o processo de digestão continua com o "bolo alimentar", que é lançado pela faringe até o esôfago. A partir daí, entra em cena o estômago e, na sequência, o intestino até o reto. Também participam desse processo, a vesícula biliar, o fígado e o pâncreas.
Segundo Dr. Felipe, o perfeito funcionamento de toda essa engrenagem está baseado, principalmente, na adoção de alimentação e hábitos saudáveis, que contribuem para prevenir doenças no aparelho digestivo. Nesse contexto, o médico alerta para a questão do tabagismo. "Não é somente o pulmão que sofre com o cigarro. A maioria dos tumores do aparelho digestivo também está ligada ao hábito de fumar", alerta.
Entre as doenças passíveis de prevenção estão as de origem orgânica - gastrite, úlcera, esofagite, inflamação intestinal e câncer - e as funcionais, como, por exemplo, síndrome do intestino irritável e a constipação crônica. "É preciso ficar alerta a alguns sinais dados pelo seu aparelho digestivo quando alguma coisa não está bem e procurar um médico para uma investigação mais apurada", orienta o Dr. Felipe.
Entre os sinais estão:
- alteração no hábito intestinal;
- anemia;
- diabetes de início súbito ou piora repentina de um quadro já existente;
- dificuldade ou dor ao engolir;
- dor abdominal;
- emagrecimento não explicado;
- sangue nas fezes;
- queimação, azia e refluxo;
- vômito com sangue etc.
Além disso, pessoas com histórico de câncer em parentes de primeiro grau devem ficar mais atentas. Nesse caso, os exames de prevenção devem ser realizados, no mínimo, 10 anos antes em relação à idade da pessoa da família que apresentou qualquer doença oncológica. Para os que não apresentam antecedentes familiares de câncer, a colonoscopia deve ser feita a partir dos 50 anos. "Outros exames podem ser solicitados pelo médico a partir da avaliação individual de cada paciente", diz o especialista.
Dicas de alimentação e hábitos saudáveis:
- Mastigue bem os alimentos;
- Evite jejum prolongado. Faça de três a cinco refeições diárias;
- Beba de dois a três litros de água por dia, com intervalo de uma hora entre as refeições;
- Coma frutas, verduras, legumes e carnes brancas. Evite frituras, gorduras, alimentos embutidos e defumados e excesso de bebidas alcoólicas;
- Não exagere no sal;
- Alimentos como café, chá preto e mate, refrigerantes, chocolate, molho de tomate e pimenta são irritativos para seu aparelho digestivo;
- Não fume e pratique atividade física, com orientação médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário