quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DERMATITE DE CONTATO ALÉRGICA


Algumas substâncias, quando em contato com a pele, podem causar algumas lesões avermelhadas, que coçam e produzem gotas d´água no local. 
Essas são as características de uma dermatite de contato alérgica, e o contato com essas substâncias deve ser evitado.
A dermatite de contato alérgica, geralmente, não é causada por produtos como ácidos, solventes, sabonetes ou detergentes. Esses produtos químicos podem produzir reações irritativas na pele de qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha alergia a eles.
Para descobrir que substância produziu a dermatite de contato, é preciso conversar com um dermatologista e falar sobre seus hábitos no trabalho e em casa, pois pode ser que algum material utilizado no dia-a-dia tenha causado a reação.
Quando não se consegue descobrir o que causou a dermatite de contato, é possível fazer um teste, chamado “Teste de Contato”. Mas já se sabe quais os produtos e substâncias que são mais propícios a desenvolver essas reações na pele, como o níquel (presente em bijuterias, principalmente brincos, e botões de calças), borracha (luvas), calçados e roupas, cosméticos de cabelos, perfumes, loções e cremes, cromatos (cimento e couro) e plantas (como a aroeira).

Fonte: SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário