A diminuição da saliva pode ter como causa efeitos colaterais de remédios, ansiedade, alterações hormonais ou pode ser o sintoma de várias doenças. Veja porque ficamos com a boca seca:
Pode ser o sintoma de várias doenças
A boca seca (xerostomia ou hipossalivação) pode acontecer em diabéticos, já que a doença pode causar adestruição das glândulas salivares pela glicemia elevada. Medicamentos para HIV e doença de Parkinson podem alterar a quantidade de saliva produzida pelo corpo. Ela também se manifesta em casos de Alzheimer, artrite e depressão.
Surge com o uso de alguns remédios
Nesses casos, a diminuição da saliva ocorre devido ao efeito colateral de alguns medicamentos. Os mais comuns são: remédios para alergia, antidepressivos, diuréticos, remédios para hipertensão arterial, antibióticos, relaxantes musculares e alguns analgésicos derivados de morfina.
Quando estou ansioso, sinto uma secura bucal
A ansiedade provoca alterações na liberação dos hormônios adrenalina, noradrenalina e acetilcolina, e isso desencadeia a boca seca. Os pacientes com crises de ansiedade também podem fazer respiração bucal, o que corre o risco de aumentar ainda mais a xerostomia. Além disso, medicamentos usados para o tratamento dos transtornos de ansiedade também ocasionam o incômodo.
Faço quimioterapia
O tratamento contra o câncer (quimioterapia ou radioterapia) pode causar atrofia ou até disfunção permanente das glândulas salivares e provocar o sintoma. Isso porque as drogas utilizadas alteram a quantidade de saliva que pode ficar mais espessa ou viscosa.
Após apresentar problemas hormonais
As mudanças hormonais afetam também as glândulas salivares e a sua produção. Sendo assim, mulheres na menopausa ou grávidas frequentemente sentem a boca seca. No caso da gestação, pode ocorrer por causa de diabetes gestacional ou desidratação, já que as grávidas precisam aumentar o consumo de água.
Sou fumante, bebo regularmente e estou com a boca seca
Se você fuma e consome bebidas alcoólicas com frequência, provavelmente já percebeu que muitas vezes ocorre uma alteração na saliva. Isso acontece porque o tabagismo e o alcoolismo reduzem substancialmente a secreção da saliva e proporciona a hipossalivação na boca.
Fonte: Revista Viva Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário