quarta-feira, 30 de julho de 2014

Sinusite Aguda ou Crônica

Aquela dor de cabeça que incomoda, sensação de pressão ou peso seguido por obstrução nasal, são sintomas de sinusite. É uma inflamação das mucosas, localizada na região do crânio que é formada por cavidades ósseas, ao redor do nariz, rosto e olhos.

As mucosas são compostas por glândulas produtoras de muco e cílios, que eliminam todo e qualquer material estranho. Esta região da face é responsável por dar ressonância à voz, aquecer o ar inspirado.

 
O impedimento da drenagem dos materiais estranhos (secreção) ocorre por infecções e alergias que provocam inflamação das mucosas e propiciam a instalação de germes. Inalação com soro fisiológico, vapor de água quente ou solução salina (soro caseiro) ajudam a melhorar a respiração. 

Sinusite aguda e crônica

Denominada de sinusite aguda, possui como sintomas: febre, cansaço, tosse, coriza, dor muscular e perda de apetite. É comum o paciente se queixar de forte dor na região do rosto (seio frontal e maxilar). A dor é forte e na maioria dos casos provoca obstrução nasal, seguida por secreção amarela, dificultando a respiração.
 
A sinusite crônica tem os mesmos sintomas, mas com intensidade diferente.
A tosse costuma ser preponderante e geralmente noturna, aumentando de intensidade quando a pessoa se deita.

Recomendações
 
Beber bastante água é fundamental para diluir a secreção (2 litros por dia), principalmente se existir gripe ou resfriado, quadros que facilitam o aparecimento de sinusite.
 
Inalação com soro fisiológico, vapor de água quente ou solução salina, ajudam a melhorar a respiração. O ideal é gotejar de duas a três gotas de soro caseiro nas narinas. A solução salina pode ser preparada da seguinte forma: para cada litro de água fervida, acrescente uma colher de chá de sal e uma de açúcar;
 
Ambientes com ar-condicionado devem ser evitados, pois podem ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, além de disseminar agentes como fungos;

O ideal é manter uma alimentação equilibrada para combater gripes e na ocorrência de qualquer sintoma, procurar um médico, pois o tratamento inadequado da sinusite aguda pode transformá-la em uma doença crônica.

Fonte: EMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário