quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ALIMENTAÇÃO - Prato: queijos e a intolerância à lactose

O queijo prato conta com boas quantidades de cálcio, 50 gramas do alimento, quantidade recomendada por dia, possui 47% das necessidades diárias do nutriente. A mesma quantidade deste queijo também possui 22% das proteínas recomendadas para o dia.
 
 Queijos podem ser interessantes para quem tem intolerância à lactose - Foto: Getty Images

Alguns queijos são boas maneiras de pessoas com intolerância à lactose leve consumirem os nutrientes do leite. "Os queijos maturados não possuem lactose, pois ela foi transformada no processo de maturação. Recomenda-se inicialmente pequenas porções e depois o aumento gradativo. Por exemplo, pode-se começar por um queijo bem maturado, como o parmesão e depois ir introduzindo outros queijos como o reino, o provolone, o gouda e, por fim, o prato", orienta Spolidoro.

Atenção:
Este queijo possui uma quantidade considerável de sódio, cerca de 50 gramas contam com 14,5% das necessidades diárias da substância, a mesma quantidade do alimento também possui 30% do valor diário recomendado de gorduras saturadas.

Combine com: Uma boa opção é ingerir ao longo do dia uma fatia do queijo prato, mas também uma porção da ricota, que possui poucas gorduras saturadas e sódio.

Confira os principais nutrientes presentes em 50 gramas de queijo prato

-Calorias: 180 calorias
-Gorduras totais: 14.53 g
-Gorduras saturadas: 6.6 g
-Proteína: 11.3 g
-Cálcio: 470 mg
-Sódio: 290 mg 
 
Fonte: Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário