sábado, 24 de agosto de 2013

SAÚDE FEMININA - ATRASO MENSTRUAL

Nem sempre é gravidez

Todos os meses as mulheres mantêm pelo menos uma rotina, o período menstrual. Há quem opte por viver sem menstruar, mas a maioria passa por esse processo mensalmente. Para algumas, são dias incômodos e que trazem muito desconforto, outras apenas convivem com essa regra natural. Porém, todas elas têm algo em comum, a preocupação caso o período menstrual atrase.
Nem todas as mulheres possuem um ciclo regulado, porém todas sabem, como se fosse um pressentimento, as datas em que, possivelmente, estarão em período menstrual. Quando não acontece na data esperada logo surge a preocupação: Será que estou grávida?
 atraso menstrual
E a resposta para essa pergunta é: Talvez sim e talvez não.
O atraso menstrual é uma das características para o aviso de uma possível gravidez, sendo considerado um dos principais sintomas iniciais, porém uma gravidez não se resume somente a isso. Se o período menstrual está atrasado por mais de 5 dias, o ideal é analisar o que pode ter causado o atraso, antes mesmo de criar uma gravidez.
Existem testes para gravidez que estão à venda em farmácias, porém para ter certeza o ideal é que seja feito um teste laboratorial, o exame de sangue. Somente o exame de sangue pode confirmar uma gravidez de forma precisa.
Se atente e tente relembrar se nos últimos dias teve relações sexuais sem proteção, período fértil, data do último período menstrual e se você possui sintomas típicos, como enjoos e sensibilidade nas mamas. Todas essas informações são importantes para entender o motivo do seu atraso menstrual.
Entre vários motivos, e com a hipótese de gravidez descartada após exame, os principais são:
Stress: O mau do século não prejudica somente o desempenho físico e intelectual, prejudica também os hormônios, principalmente quando a mulher possui ciclo regular. Altos níveis de stress pode desregular a produção de hormônios, atua, principalmente, no hormônio responsável pelo equilíbrio do ciclo.
Desgaste físico: Correria, rotina, desgaste e exercícios físicos excessivos podem esgotar o seu organismo, o corpo consome muita energia e isso pode atrapalhar o período menstrual.
Métodos contraceptivos: Métodos contraceptivos, como as pílulas, possuem hormônios artificiais que podem desregular o ciclo – e isso é ainda mais provável se o seu corpo não estiver acostumado a eles.
Tireoide e Síndrome dos ovários policísticos: A disfunção na glândula tireoide altera a produção dos hormônios e a SOP altera a fisiologia dos ovários, dois motivos para ocasionar o atraso menstrual.
Tratamentos: Alguns tratamentos podem conter medicamentos que alterem a produção dos hormônios ou influenciem o período menstrual, por isso sempre peça esclarecimento ao médico sobre o medicamento que irá ingerir.
Engordou ou Emagreceu? As mudanças corporais provocam, automaticamente, mudanças metabólicas que podem alterar a ovulação.
Má alimentação: A má alimentação está associada a muitos problemas, inclusive ao atraso menstrual. A falta de vitaminas pode desequilibrar o organismo, causando o atraso.
O ideal é que cada mulher entenda como o seu organismo funciona e consiga equilibrar todos os fatores que podem influenciá-lo. Antes de tirar conclusões baseadas em suposições, o ideal é que a mulher consulte o seu ginecologista e peça explicações e informações. Nem sempre o atraso menstrual caracteriza gravidez, mas a certeza só pode ser estabelecida com o exame laboratorial, os demais motivos devem ser analisados junto ao especialista.
Para a mulher que se entende.
Fonte: Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário