sábado, 24 de agosto de 2013

SAÚDE FEMININA - CÓLICA MENSTRUAL

Como acabar com isso?

Problemas com cólicas são tão comuns em bate papos femininos quanto o futebol nas pautas masculinas, isso porque 50% das mulheres sentem essa dor ao menos uma vez por mês.
 200214484-001
Todos os meses, as mulheres enfrentam o período menstrual que, por muitas vezes, vem acompanhado de dores pélvicas, denominadas cólicas ou dismenorreia. Essas dores são normais e fazem parte do processo menstrual, acontecem, pois o útero se contrai para liberar o endométrio em forma de sangue e essas contrações causam a dor, que pode ser intensa ou não.
Algumas mulheres sentem dores mais intensas que outras, mas isso porque são mais sensíveis à dor ou porque as contrações uterinas, para elas, são mais intensas, porém se a dor for extremamente forte e for além de um mal-estar passageiro, pode significar um problema que precisa ser visto com urgência.
As dores de cólica podem ser primárias ou secundárias. São primárias quando provêm do período menstrual e secundárias quando provêm de uma alteração patológica, podendo sinalizar tumores, miomas e endometriose.
É importante que, após a sua primeira menstruação, a mulher mantenha uma rotina de cuidados com o seu ginecologista para que ele a oriente e ela possa saber se está tudo bem com o seu próprio corpo, cólicas fora do período menstrual não são normais e podem sinalizar que o organismo está pedindo ajuda.
Nos primeiros anos de ciclo menstrual não é comum ter cólicas, pois o ciclo ainda não é regular. Quando ele, finalmente, se regulariza as cólicas começam a surgir, porém após a gravidez elas tendem a diminuir devido às alterações sofridas na estrutura do útero durante a gestação.
As cólicas podem ser aliviadas através de medicamentos receitados por um ginecologista, como os próprios anticoncepcionais e através de exercícios físicos, que liberam endorfina, substância produzida pelo próprio organismo que causa a sensação de bem-estar.
Para driblar a cólica a dica é simples, mexa-se. Faça atividades físicas moderadas e pausadas, dentro do seu limite, pois a cólica é passageira. Uma boa tática é fazer compressas quentes sobre a região dolorida e comprimi-la para atenuar a dor.
Para quem quer se livrar da cólica, para sempre.
Fonte: Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário