terça-feira, 27 de agosto de 2013

SOL DE INVERNO

Não é só porque o sol está brilhando menos que a radiação se tornou inofensiva. Sol de inverno também queima, resseca e acelera o envelhecimento da pele (eca!). Por isso exige proteção.
 

Um dos erros mais frequentes que cometemos com a nossa pele é associar proteção a calor. Se o sol está intenso, quente, nós lembramos de passar protetor solar. Basta o céu ficar um pouco nublado para que os efeitos da radiação sejam totalmente ignorados por nós. Se é assim no verão, o que dizer então do inverno?

Durante essa estação, os raios ultravioleta atingiriam a Terra com menos intensidade, se não fosse aquele buraco enorme na camada de ozônio. Então nós lembramos que onde há claridade, há raios UVA, podemos perceber assim, que a pele (as mais clarinhas principalmente) correm risco o ano todo.

Não bastasse o sol, o inverno traz também o frio e o ressecamento da pele. Além disso tem o vento, outro fator que fragiliza a pele o ameniza o calor, ''disfarçando'' a ação do sol.

Você sabia que as nuvens só absorvem 20% da radiação solar?

Na praia por exemplo, os raios ultravioletas refletem-se na areia e na água do mar (elementos que desidratam a pele). Na água eles conseguem agir com 40% do seu potencial. Já na areia, mesmo você ficando de baixo de um guarda sol, você recebe 50% da radiação solar.

Nas montanhas o sol chega com mais força. Já na neve tudo fica mais grave. Diferente da grama, a neve não absorve a radiação. Ela reflete os raios e espalha com toda a intensidade.

Convencida agora que o sol de inverno também queima a pele?

Então que tal tomar os seguintes cuidados:

-Quanto mais puro for o ar (como é o caso das montanhas), maior deverá ser o FPS do filtro solar.

-Você vai passar o inverno na neve? Não pense duas vezes antes de passar um FPS 60 no seu rosto. Isto é válido para as peles claras e morenas. Não se esquecendo também de hidratar mãos, lábios, cotovelos e joelhos.

-Não é só porque é inverno, que você deve deixar de esfoliar sua pele. Como elas vão ficar mais sensíveis no inverno. A esfoliação para pele oleosa semanalmente, pele normal a cada dez dias, e pele seca, quinzenalmente.

-Não se esqueça que a hidratação é muito importante. Quanto mais seco for o ambiente, maior necessidade da sua pele tem de bons hidratantes.
 
 
Fonte: The Teen Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário