segunda-feira, 26 de agosto de 2013

TORCICOLO

Saiba se prevenir contra o mau jeito

Toda dor é incômoda, mas há aquelas a quais nos já nos acostumamos, como a famosa dor de cabeça que, embora seja difícil de suportar, tende a surgir após um dia cheio de compromissos, tarefas ou situações estressantes. O problema se torna ainda maior quando a dor surge em um local incomum, onde não estamos acostumados e onde menos pensávamos que pudesse surgir.
O Torcicolo é bem assim, uma dor repentina que surge em um local incomum, onde menos esperávamos: o pescoço.
 
Apesar de o pescoço ser um lugar incomum para dores, não é raro encontrarmos pessoas que relatam que sentem dores ou já tiveram torcicolos ao longo da vida e, por coincidência ou não, a maioria delas afirma que a dor surgiu “do nada”, como se tivesse dormido e, pela manhã, acordado com ela.
O torcicolo geralmente acontece de maneira incomum, resultado de um movimento abrupto com o pescoço, como vira-lo com muita rapidez, mas também pode acontecer devido a “mau jeito”, quando se permanece por muito tempo na posição errada, travesseiro inadequado e má postura.
E mais:
  • Prática de esportes sem acompanhamento;
  • Prática excessiva de atividades físicas;
  • Doenças que atingem as vértebras;
  • Traumatismos e etc.
O torcicolo acontece quando uma das articulações localizadas no pescoço é lesionada, as articulações têm a função de dar flexibilidade aos movimentos, por isso, quando uma delas é lesionada a dor ao se movimentar é instantânea. A lesão imobiliza a articulação, essa ação faz surgir um espasmo no músculo do pescoço, além disso, os nervos ao redor do músculo inflamam, o que faz a dor ser ainda mais constante. Esse espasmo pode se estender para outro músculo e a consequência disso é a impossibilidade de movimento.
Curiosidade: O músculo afetado é sempre o que está do lado oposto da lesão.
Você sabia que bebês podem nascer com torcicolo dependendo da maneira que ficam posicionados no útero da mãe?
Isso é possível e recebe o nome de torcicolo congênito.
O tratamento mais eficaz contra o torcicolo é a prevenção, realizar alongamentos, dormir com travesseiros adequados, praticar atividades físicas e esportes de forma adequada, são maneiras de prevenir o torcicolo.
O tratamento pode ser feito a base de massagens, compressas e medicamentos, mas para isso é necessário avaliação médica. Caso esteja sentindo dor ou incômodo na região do pescoço, não hesite, consulte um médico e resolva esse pequeno problema, antes que ele fique grande demais.
Para quem não quer viver de mau jeito.
Fonte: Onofre

Nenhum comentário:

Postar um comentário