terça-feira, 12 de novembro de 2013

ALIMENTOS COM BOLOR

Comer alimentos com bolor traz riscos à saúde!

 
Quando aparece aquele pontinho verde no bolo, nos pães e nas frutas, não tem jeito: é necessário jogar o alimento no lixo. Cortar a parte com sinais de mofo e comer o resto esconde uma série de riscos.

Ingerir alimento com bolor pode causar diarreia, alergias respiratórias, intoxicação alimentar e até câncer. Uma das substâncias encontradas em alimentos embolorados é a aflatoxina, potencial causadora de câncer.
 


De acordo com o biomédico Roberto Martins Figueiredo, quando um alimento tem marcas de mofo em uma parte, todo o restante pode estar contaminado por toxinas.

Frutas secas
“O fungo não é composto apenas pela parte visível. Quando ele está na superfície do alimento, sua colônia já está bem desenvolvida na parte de dentro. É lá que são produzidas as substâncias nocivas, chamadas de micotoxinas, que variam de acordo com a espécie do fungo”, alerta.

Os fungos mais perigosos são encontrados em grãos, com maior incidência nos industrializados, e também em frutas frescas e sucos de uva. Mas outros alimentos também representam riscos, como bolos, frutas secas, pães e doces. Tudo depende da armazenagem.

Para evitar esse tipo de problema, o alimento não pode ficar exposto à umidade, ao calor e, em alguns casos, à escuridão. Essas características proporcionam um ambiente adequado ao crescimento do bolor. No verão, por causa das altas temperaturas, o risco de contaminação aumenta.

EVITE BOLOR E DESPERDÍCIO

Risco
Quando aparece aquele pontinho verde no bolo, nos pães e nas frutas, não tem jeito: é necessário jogar o alimento no lixo

Contaminação
Quando um alimento tem marcas de mofo em uma parte, todo o restante pode estar contaminado por toxinas. “O fungo não é composto apenas pela parte visível. Quando é possível observá-lo na superfície do alimento, sua colônia já está bem desenvolvida na parte de dentro.”

Intoxicação
A ingestão de alimento com bolor pode causar diarreia, alergias respiratórias, intoxicação alimentar e até câncer

Com bolor
Afinal, uma das substâncias encontradas em alimentos embolorados é a aflatoxina, potencial causadora de câncer

Validade
Mantenha os pães de forma na geladeira, respeitando o prazo de validade

Temperatura
Atenção nas condições de temperatura, umidade e no local de armazenamento dos alimentos

Refrigeração
Os não perecíveis não precisam de refrigeração, mas devem ser guardados em um local limpo e livre de umidade

Hortaliças
Hortaliças e frutas devem ser mantidas na geladeira

Sucos industrializados
Verifique se os sucos industrializados estão com a data de validade em dia e sem amassados na caixa

Higiene
Não se esqueça de lavar as mãos sempre antes de manusear os alimentos         

Fonte: Roberto Martins Figueiredo - biomédico

Nenhum comentário:

Postar um comentário