quinta-feira, 14 de novembro de 2013

VOZ E GARGANTA NOS TEMPOS FRIOS

Cuide da Voz e da Garganta nos tempos mais frios.
 
Veja como prevenir problemas de voz, mesmo com as mudanças climáticas, e mantenha a garganta saudável
 
As mudanças de clima deixam o corpo propenso a contrair infecções de vias aéreas superiores, (famosos gripes e resfriados),  dores de garganta, entre outros males que podem prejudicar a voz.
 
 
“A variação de tom também é um sinal de que a pessoa pode estar com as pregas vocais machucadas. Como na virada de clima é mais comum contrair uma doença de via respiratória – que atrapalha o desempenho das cordas vocais -, deve-se redobrar a atenção com a saúde para não acabar ingerindo uma medicação errada ou prejudicar a garganta e cordas vocais”, aponta Ana Paula.
 
E não tem escapatória! Para manter a garganta e voz longe da rouquidão, problemas como laringite, infecções, pigarros, ou doenças mais graves, o segredo é hidratar a garganta. Isso significa tomar muita água: “Se mantivermos o hábito de sempre hidratar o corpo – com água e frutas que tenham uma boa concentração de água, etc -, amenizamos os riscos de prejudicar a voz”, afirma Ana Paula.
 

Não existem alimentos milagrosos

A ingestão de frutas ajuda a prevenir infecções nas pregas vocais - o famoso "limpar a garganta". "As regras e fórmulas milagrosas, como comer sempre uma única fruta ou deixar de beber leite são perigosas. Muito cuidado!” alerta a especialista.
 
Outro mito que deve ser quebrado é em relação ao chocolate. Não é ele que prejudica a voz, e sim, o açúcar.  “O chocolate tem muito açúcar e é preciso produzir mais saliva para quebrar as enzimas contidas no ingrediente. Como o açúcar é muito espesso, pode ficar ‘parado’ na garganta e provocar o pigarro”, explica Ana Paula.
 
Atitudes que prejudicam a voz
 
Vale ressaltar que gripe, dor de garganta, a automedicação são prejudiciais para as pregas vocais. Além disso, existem outros atos que devem ganhar uma atenção redobrada, Conheça-os:
 

Pigarro

“Ao falar, as pregas realizam movimentos suaves e simétricos. No pigarro, elas ‘batem’ com muita força, porque realizam movimentos muito intensos, e acabam machucando não só a garganta como as próprias pregas vocais”, explica Ana Paula.
 

Cochichar

Cochichar também é uma ação diferente do que a emissão de voz normal. “Ao contrário do ato de gritar, as pregas vocais realizam o movimento certo para emitir a voz e formam um espaço maior para que passe mais ar. Desta maneira, a pessoa acaba forçando a voz e prejudicando as pregas vocais”, aponta a fonoaudióloga.
 

Falar alto

A atitude de gritar ou forçar a voz para se comunicar também prejudica as cordas vocais. Com o tempo, os gritos podem até criar calos vocais ou levar à rouquidão.
 
Atitudes que salvam a voz
 
Existem atitudes que ajudam a não perder a voz e prevenir doenças vocais:
- Beber água (indicado de 3 a 5 copos por dia); 
- Ter cuidado ao imitar outras vozes (como covers, ou imitar com frequência desenhos animados, outras pessoas, etc. A atitude frequente pode causar a rouquidão); 
- Faça pausas quando é preciso falar por muito tempo (se o trabalho exigir muito da voz, opte por pausas diárias de 20 minutos); 
- Evitar a ingestão em excesso de bebidas gasosas. Elas podem provocar refluxo – quando o alimento que está no estômago volta até o esôfago, às vezes até a garganta;
 
- Evitar comer ou beber antes de dormir. Esses atos também podem provocar o refluxo; 
- Não force a voz quando estiver doente: isso só vai piorar o quadro clínico; 
- Atenção aos ataques de tosse, que também são prejudiciais para a voz; 
- Proteja o pescoço com lenços ou cachecóis – além de darem um toque fashion ao look, também protegem a garganta dessas mudanças de clima; 
- Não fume. Além de fazer mal para a saúde, trazer doenças, deixar o corpo vulnerável à bactérias, fungos e vírus, o cigarro também pode alterar o tom da voz e trazer sérios problemas para a garganta; 
-Dormir bem. O sono também ajuda no desempenho das cordas vocais.
 
 
Fonte: Ana Paula Bautzer, fonoaudióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário