segunda-feira, 4 de novembro de 2013

VERÃO - AS DOENÇAS DO CALOR

Tanto a insolação como a internação caracterizam agressões ao organismo causadas pela ação prolongada do calor. A insolação deve-se à ação direta dos raios solares sobre a pessoa, enquanto o golpe de calor ocorre com a ação do calor de origem solar indireta (locais abrigados, como auditórios ou áreas fechadas expostas ao sol), e por outras fontes (aquecedores, saunas, fundições, padarias, caldeiras). Ocorre sobretudo após esforços musculares intensos.
 

 As crianças (especialmente bebês) e idosos são mais sensíveis a essas condições, por terem dificuldades de regulação da temperatura corpórea.

Gestantes, trabalhadores em áreas expostas ao calor (vigilantes/seguranças) ou expostos ao calor húmido com baixa ventilação, pessoas usando roupas pesadas ou que retenham humidade, ou até pessoas na praia durante muito tempo sob o guarda-sol em horários de pico (entre as 10 e as 16 horas), também podem ser afetadas.

Esses males podem acontecer de maneira brusca e apresentar várias características:- Intensa falta de ar. Às vezes, a vítima parece sufocada, com a respiração acelerada e difícil.
- A vítima cai, fica desacordada e pálida.
- Temperatura elevada do corpo e das extremidades (o que a diferencia da febre, onde as extremidades são frias).
- Extremidades arroxeadas.

Pode também acontecer de maneira lenta. Os sintomas são:
- Dor de cabeça.
- Enjoos (náuseas) e vómitos.
- Tonturas.
- Rosto avermelhado.
- Pele quente e seca.
- Não há suor, ou a sudorese é retida na roupa, criando um microclima húmido.
- Pulso rápido.
- Temperatura elevada do corpo e das extremidades.
- Queimaduras e desidratação, pela perda de sais no suor.
- Em casos mais intensos podem acontecer convulsões, delírio, coma e mesmo a morte

O Que Fazer
1. Coloque o paciente em lugar fresco e ventilado, se possível com sombra, ou em ambiente refrigerado.
2. Mantenha a cabeça do paciente mais alta que o corpo.
3. Retire a roupa que for possível. Afrouxe ou abra as restantes.
4. Faça compressas frias na cabeça (fronte), pescoço, abdómen e demais dobras (axilas, cotovelos e joelhos). Renove as compressas com frequência.
5. Ofereça líquidos abundantemente, em especial soro reidratante.
6. Friccione e eleve pés e pernas.
7. Mantenha o paciente em repouso até à normalização dos sintomas. Durante a recuperação, oriente o uso de roupas leves e claras e alimentação leve e de fácil digestão.
8. Converse bastante com o paciente para se manter informado do seu estado de consciência e da evolução do caso.
9. Qualquer socorro ao paciente que sofreu de insolação e internação tem o objetivo de baixar a temperatura do corpo de modo progressivo e contínuo, até que se normalize (entre 36º e 37º C). Meça-a a cada 15 minutos, para evitar o resfriamento excessivo e repentino do corpo.
10. Se ocorrer perda de consciência ou queimadura grave, ou outra reação mais intensa, o paciente deve ser avaliado por um médico o mais breve possível.
 
As crianças (especialmente bebês) e idosos são mais sensíveis a essas condições, por terem dificuldades de regulação da temperatura corpórea.

Prevenção
1. Use proteção na cabeça e na nuca (boné ou chapéu) quando exposto à luz solar. Aplique protetor solar fator 15 ou 30, minutos antes de se expor ao sol.
2. Use roupas folgadas, de algodão fino, permeável ao ar e de cores claras.
3. Em lugares quentes, a alimentação deve ser leve, com hortaliças e frutas. Beba muita água, soro reidratante e sumo de frutas. Beba aproximadamente três litros de líquidos por dia.
4. Evite trabalhos expostos ao sol nas horas de muito calor (entre as 10 e as 16 horas).
5. Planeje atividades em ambientes ventilados ou em espaços arborizados, onde ocorre estabilidade da temperatura ambiente e redução do risco de insolação ou internação.
 
Fonte: Saúdelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário