sexta-feira, 29 de novembro de 2013

SAÚDE INFANTIL - Antibióticos como funcionam

O CDC (Centro de Controle de Doenças) nos EUA, faz uma campanha para o uso consciente de antibióticos tanto para os pais como para os médicos, e com o uso com a necessidade de receitas médicas para comprar os antibióticos, achamos que seria importante os pais saberem quando e porque se usa os antibióticos.
Antibióticos ou antibacterianos não são a resposta para cada infecção que seu filho tem. Na verdade, existem dois grandes tipos de germes que causam a maioria das infecções nos seres humanos; vírus e bactérias, sendo que os antibacterianos são úteis apenas contra as bactérias, como o nome já diz.
As bactérias são organismos unicelulares que possuem o tamanho de alguns milésimos milímetro. Elas vivem em nossa pele, em nosso sistema digestivo, e em nossas bocas e gargantas. Na verdade, há cem mil bilhões de bactérias vivendo dentro de nós.
 Embora a maioria sejam inofensivas e algumas  tem um papel positivo no nosso organismo (por exemplo, ajudando a digestão dos nutrientes em nossa dieta), outras são perigosas e provocam infecções. Elas são responsáveis ??por muitas doenças da infância, incluindo a maioria das infecções de ouvido e garganta, além de algumas infecções do aparelho respiratório como pneumonias e sinusite e são comuns as infecções do trato urinário, como infecção urinária.
Os vírus são ainda menores do que bactérias. Apesar de seu tamanho, os vírus podem causar doenças leves e graves quando entram as células saudáveis ??do corpo. Eles são responsáveis ??pelo resfriado comum, gripe e garganta inflamada entre outras. Eles também causam varíola, o sarampo, a caxumba, hepatite e síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). 
Os antibacterianos não podem matar vírus e não funcionam contra infecções virais. Se for dado a sua criança quando ela tem uma infecção viral, não só pode causar efeitos secundários, mas também adicionar o grave problema da resistência aos antibióticos. Existem medicamentos chamados antivirais que têm sido desenvolvidos para combater vírus. Mas são usados em casos muito especiais.
Para as crianças, os antibióticos estão disponíveis em várias formas, incluindo comprimidos, cápsulas, líquidos e mastigáveis ou pomadas. Quando o pediatra prescrever um antibiótico, ele irá escolher o melhor para o germe específico que está causando a doença ao seu filho.
A Atividade de antibacterianos
Antibacterianos combatem as bactérias infecciosas no organismo. Eles atacam o processo da doença, destruindo a estrutura das bactérias ou sua capacidade de dividir ou reproduzir. 
 Se fizer exames de cultura do sangue, da urina, ou outros testes que identificam as bactérias específicas que causam infecção do seu filho, o pediatra poderá prescrever um antibacteriano direcionado para os germes que estão causando a doença. Como estes exames demoram pelo menos 24 a 48 horas para ficarem prontos, os pediatras costumam usar sua experiência e a literatura médica para escolher o antibiótico a ser usado em cada doença.
Lembre-se, se a criança tiver um resfriado, os antibióticos não são a resposta. Às vezes é difícil para os pais determinar se a doença de seu filho é causada por vírus ou bactérias. Por esta razão, nunca tente diagnosticar e tratar a doença de seu filho sem consultar um pediatra.
Efeitos colaterais dos antibióticos
Os antibióticos podem ser muito úteis, mas eles também podem produzir efeitos colaterais em algumas pessoas.
 Em crianças, podem causar desconforto gástrico (fezes moles, ou náusea) e algumas pessoas têm uma reação alérgica à penicilina e outros antibióticos, produzindo sintomas como erupções cutâneas (manchas vermelhas) ou dificuldades respiratórias. Se apresentar sintomas alérgicos graves, como dificuldade para respirar ou engolir por causa de “garganta fechada”, leve para a emergência  pediátrica imediatamente.  
Os antibióticos são sempre usados ??para evitar doenças?
Os antimicrobianos são usados ??principalmente no tratamento de infecções que o seu filho pode se desenvolver, mas às vezes são prescritos para prevenir uma doença que ocorre com freqüência. Por exemplo, para as crianças que têm repetidas infecções do trato urinário são dados antibacterianos para reduzir a probabilidade de que elas vão voltar a ocorrer. Medicamentos podem matar as bactérias antes que elas tenham chance de causar uma infecção.
Aqui estão outras circunstâncias em que a ação profilática (preventiva) antibacterianos podem ser prescritos para crianças:
1-           Pode prescrever penicilina para a prevenção da febre reumática aguda.
2-           Uma criança que tenha sido mordido por um cão, outro animal, ou mesmo outra pessoa será dada medicamentos para prevenir uma infecção.
3-           Num procedimento cirúrgico, podem ser receitados medicamentos antes de sua operação para prevenir uma infecção de desenvolver no local da incisão cirúrgica. Normalmente, essas drogas são administradas a crianças não mais que 30 minutos antes da cirurgia. Uma única dose é muitas vezes é o necessário.
 
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: CDC: Get Smart: Know When Antibiotics Work

Nenhum comentário:

Postar um comentário