sexta-feira, 29 de novembro de 2013

SAÚDE INFANTIL - Os bebês precisam tomar banho?

Um bebê recém nascido geralmente não precisa de grandes banhos, o mais importante é fazer uma boa limpeza nas trocas das fraldas.
Banhando o recém nascido
Como a pele do bebê é geralmente muito seca, não se recomenda banhos longos ou com água muito quente. O uso de uma loção hidratante hipoalergênica imediatamente após o banho pode ajudar a prevenir uma pele seca ou uma condição da pele chamada de eczema.
Durante as primeiras semanas, até que o coto do cordão umbilical caia, o recém-nascido pode tomar apenas banhos de esponja ou cuidando-se para que o coto umbilical não fique muito úmido, pois isto retarda a sua caída.
O banho deve ser dado em um ambiente quente.
Colocar o bebê em uma banheira, numa posição que fique  confortável para você. Em todos os momentos tenha certeza de segurá-lo firmemente para que não caia.
Utilize um sabonete neutro para bebê, uma esponja ou um paninho suave e os tenha sempre dentro do alcance.
Use o pano umedecido primeiro sem sabão para lavar o rosto, assim você não permite que o sabonete entre nos olhos ou na boca. Em seguida, mergulhe-o na banheira com água e use o sabonete para lavar o resto do corpo, deixando por último a área das fraldas. 
Tenha especial atenção às dobrinhas debaixo dos braços, atrás das orelhas, no pescoço, e, em especial nas meninas, a área genital. Nos meninos, puxar o prepúcio para limpar a glande.
Os nenês no início não gostam de banhos e provavelmente vão  protestar um pouco, se ele chorar muito, tente os  banhos de esponja, para depois de  uma ou duas semanas, experimentar o banho na banheira novamente.  Ele vai deixar claro, quando ela estiver pronto. 
Banhando seu Bebê maior 
Depois de despir o bebê, colocá-lo na água imediatamente, para que ele não fique gelado. Fale com delicadamente enquanto abaixa o resto do seu corpo até que afunde na banheira. Use uma de suas mãos para apoiar a cabeça e a outra para ensaboá-la.  A maior parte do corpo do bebê, inclusive o rosto deve ficar  bem acima do nível da água por segurança. Derrame  água quente sobre o corpo dela com freqüência para mantê-la aquecida.  
Use um pano macio para lavar o rosto e cabelo, o xampu pode ser usado uma ou duas vezes por semana. Massageie seu couro cabeludo suavemente, incluindo a área das fontanelas (moleiras). 
Quando você lavar o cabelo com sabonete ou xampu, proteja a testa com sua mão, para a espuma escorrer pelos lados e não para os olhos. Se cair  um pouco de sabão nos olhos da criança e ela chorar, basta limpar com a toalha molhada ou enxugar os olhos com água morna até os restos da espuma sair. Lavar o resto do corpo de cima para baixo.  
 Banhando crianças maiores
Antes de despir o bebê, certifique-se que as coisas que você vai necessitar estejam  à mão e o ambiente  esteja  quente.Você precisa ter também um copo para enxaguar com água limpa. Quando a criança tem o cabelo, você poderá usar um xampu de bebê.
Se você esqueceu-se de algo ou tiver a necessidade de atender ao telefone ou a porta durante o banho, deve levar o bebê junto com você, para isto,  tenha sempre uma toalha seca ao seu alcance. Nunca deixe um bebê sozinho na banheira, mesmo por um instante.
Os bebês maiores  gostam  de tomar  banho, dar-lhe algum tempo extra para espirrar e explorar a água e brincar, pode ser divertido, e  seu filho vai perder o medo da água.
Com o crescimento a duração do banho pode se prolongar e transformar numa experiência muito relaxante e calmante, por isso não se apresse a menos que ela esteja infeliz.
Brinquedos para o banho não são realmente necessários para bebês muito jovens, como a estimulação da água e de esfregar o corpo  já  é uma atividade excitante o suficiente, os brinquedos podem ser deixado para as crianças maiores.
 Uma vez que o bebê tenha idade suficiente os brinquedos são muito valiosos. Caixas, bolas, brinquedos que flutuem e  até mesmo livros impermeáveis, podem  ser distrações maravilhosas enquanto você limpa o seu bebê.
As crianças com mais de 2 anos, que já ficam bem em pé, podem tomar banhos de chuveiro, mas sempre acompanhado de um adulto.
Enxugando o bebê
Quando o bebê pequeno sair do banho, use toalhas de bebê com capuz, pois é a maneira mais eficaz de manter a cabeça quente quando ela está molhada. Para crianças maiores use sempre uma toalha suave e não esfregue na pele, só enxugue a água.
Finalizando
O banho é uma atividade relaxante para crianças, sendo assim, é uma maneira de prepará-la para dormir.
Deve ser dada em um momento que seja conveniente para você.  
O banho, seja de banheira ou de chuveiro, deve ter sempre acompanhamento de um adulto, pois crianças estão sujeitas a escorregar, ou precisar de ajuda, além disto, o adulto supervisiona se a higiene está sendo bem feita.
 
Autor: José Luiz Setúbal

Nenhum comentário:

Postar um comentário