terça-feira, 27 de agosto de 2013

CASAL - ATIVIDADES FÍSICAS

Quem diria que praticar atividades físicas em casal poderia apimentar um relacionamento? .
 
 
Algumas pessoas afirmam que é durante os exercícios que surgem momentos de carinho e cumplicidade, que, muitas vezes, não acontecem em outras horas do dia a dia. Anotado? É um bom motivo para vocês dois queimarem as calorias do jantar de ontem!
 
 
 
By Mundo Verde
 

SOL DE INVERNO

Não é só porque o sol está brilhando menos que a radiação se tornou inofensiva. Sol de inverno também queima, resseca e acelera o envelhecimento da pele (eca!). Por isso exige proteção.
 

Um dos erros mais frequentes que cometemos com a nossa pele é associar proteção a calor. Se o sol está intenso, quente, nós lembramos de passar protetor solar. Basta o céu ficar um pouco nublado para que os efeitos da radiação sejam totalmente ignorados por nós. Se é assim no verão, o que dizer então do inverno?

Durante essa estação, os raios ultravioleta atingiriam a Terra com menos intensidade, se não fosse aquele buraco enorme na camada de ozônio. Então nós lembramos que onde há claridade, há raios UVA, podemos perceber assim, que a pele (as mais clarinhas principalmente) correm risco o ano todo.

Não bastasse o sol, o inverno traz também o frio e o ressecamento da pele. Além disso tem o vento, outro fator que fragiliza a pele o ameniza o calor, ''disfarçando'' a ação do sol.

Você sabia que as nuvens só absorvem 20% da radiação solar?

Na praia por exemplo, os raios ultravioletas refletem-se na areia e na água do mar (elementos que desidratam a pele). Na água eles conseguem agir com 40% do seu potencial. Já na areia, mesmo você ficando de baixo de um guarda sol, você recebe 50% da radiação solar.

Nas montanhas o sol chega com mais força. Já na neve tudo fica mais grave. Diferente da grama, a neve não absorve a radiação. Ela reflete os raios e espalha com toda a intensidade.

Convencida agora que o sol de inverno também queima a pele?

Então que tal tomar os seguintes cuidados:

-Quanto mais puro for o ar (como é o caso das montanhas), maior deverá ser o FPS do filtro solar.

-Você vai passar o inverno na neve? Não pense duas vezes antes de passar um FPS 60 no seu rosto. Isto é válido para as peles claras e morenas. Não se esquecendo também de hidratar mãos, lábios, cotovelos e joelhos.

-Não é só porque é inverno, que você deve deixar de esfoliar sua pele. Como elas vão ficar mais sensíveis no inverno. A esfoliação para pele oleosa semanalmente, pele normal a cada dez dias, e pele seca, quinzenalmente.

-Não se esqueça que a hidratação é muito importante. Quanto mais seco for o ambiente, maior necessidade da sua pele tem de bons hidratantes.
 
 
Fonte: The Teen Magazine

BENEFÍCIOS DAS FOLHAS VERDES

Que uma folha verde no prato é sinal de alimentação equilibrada e saudável todos sabem. Mas qual a função de cada espécie de folha em uma salada?
 
 
as propriedades das folhas verdes
 
Comer frequentemente alguns tipos de folhas verdes pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, prevenir doenças crônicas com suas funções antioxidantes, entre outros benefícios para a saúde.
 
 
Veja algumas delas em alguns exemplos de folhas:

Couve - Excelente fonte de beta-caroteno e vitamina C e E. Boa fonte de ácido fólico, cálcio, ferro e potássio. Esta hortaliça é um ótimo laxante pela sua grande quantidade em fibras, e boa para a asma e bronquite. A couve também combate a artrite, cura as úlceras gástricas e dá ótimo resultado no combate a vermes.
 
Alface - A alface é uma folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A e C, além dos minerais como cálcio, fósforo e ferro. A alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia.
 
Chicória - Também conhecida como escarola, de acordo com a fitoterapia, ela limpa o fígado, estimula o baço e é recomendada para os problemas de visão em geral, também estimula o apetite. Seu consumo cru se obtém melhor aproveitamento de seu valor nutritivo.
 
Agrião - A folha de agrião aumenta a imunidade. Contém vitamina C e iodo essencial para o bom funcionamento da tireoide, e vitamina B6, que previne a perda de memória. É digestivo, pois estimula a vesícula a liberar a bile, que atua no processamento das gorduras.
 
Brócolis - Cozidos no vapor ajudam a manter seus componentes nutricionais. É um vegetal que inibe o desenvolvimento da bactéria H Pylori, uma das causas da gastrite e úlcera estomacal. Também conta com elementos fitoterápicos que combatem as células cancerígenas.
 
Dica: Lembre-se: ao comprar o maço de folhas (seja qual for), é necessário verificar se estão bem verdes, limpas e brilhantes, se estão firmes e sem marcas de insetos.

VITAMINAS - SAIBA ONDE ELAS ESTÃO

Quer saber onde encontrar nos alimentos as principais vitaminas?  veja a lista das principais vitaminas que o organismo precisa, quais suas funções e em quais alimentos encontrar. Confira!
 
 
Onde encontrar as vitaminas em cada alimento
 
Vitamina A - é uma vitamina lipossolúvel, chamada de retinol em referência à retina, pois apresenta papel essencial na visão, crescimento e desenvolvimento ósseo, imunidade e reprodução normal.
 
É encontrada na carne de fígado, na cenoura, no espinafre, na batata-doce, melão, brócolis, damasco.

Vitamina C - Conhecida como a vitamina antiescorbuto, é facilmente absorvida a partir do intestino delgado para o sangue. Também é uma vitamina considerada antioxidante e auxilia a absorção de ferro.
 
"Além disso, está envolvida na absorção de colágeno, substância proteica da qual depende a integridade das estruturas celulares em todos os tecidos fibrosos, incluindo o tecido conjuntivo, cartilagem, dentina, pele e tendão. Também está envolvida na cicatrização de feridas, fraturas, sangramentos gengivais e reduz a suscetibilidade às infecções", explica a nutricionista.
 
Onde encontrar: acerola, pimentão verde, abacaxi, goiaba, laranja, tangerina, morango, kiwi, limão.
 
Vitamina D- Vitamina reconhecida como antiraquitismo, encontrada primeiramente no óleo de fígado de bacalhau, capaz de curar o raquitismo, mas sua forma ativa necessita da síntese renal.
 
Onde encontrar: arenque (peixe), salmão, leite de vaca, sardinha, fígado de frango, óleo de fígado de bacalhau.
 
Vitamina E - Vitamina antioxidante, protege as membranas celulares da deterioração por radicais livres e é reconhecida como uma vitamina antienvelhecimento.
 
Onde encontrar: amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, gema de ovo, nozes, gérmen de trigo.
 
Folato - É essencial na divisão celular, formação de hemácias e leucócitos na medula óssea e para sua maturação. Onde encontrar: vegetais de folhas verdes, bife de boi magro, feijões, lentilhas, aspargos, brócolis, couve.

Ácido pantotênico - Está envolvido na síntese de colesterol, fosfolipídeos, hormônios esteroides. É essencial no metabolismo celular.
 
Onde encontrar: fígado, gema de ovo, leveduras.
 
Biotina - Também conhecida como vitamina H, funciona como coenzima para reações envolvidas na síntese de aminoácidos e purinas e é importante na produção de ácidos gordos, que são essenciais na manutenção de pele, cabelo, unhas, bem como todo o restante tecido conjuntivo.
 
Onde encontrar: cogumelos, gema de ovo, fígado, frutas (melão, morangos, melancia).
 
 
Vitamina B1 (Tiamina) - tem papel fundamental na transformação energética e condução de membranas e nervos. Possui elementos de defesa contra infecções, ajuda nos desenvolvimento dos dentes e a conservação do esmalte, no desenvolvimento ósseo e ajuda na proteção respiratória.

Onde encontrar: fígado, vísceras, legumes, grãos integrais, germe de trigo, gema de ovo.
 
Vitamina B2 (Riboflavina) - funciona como coenzima FAD, componente essencial à produção de energia através da cadeia respiratória. Age na regeneração sanguínea, no trabalho cardíaco, aparelho ocular e no fígado. Ajuda na cicatrização de feridas nos lábios, língua, ferida na boca.
 
Onde encontrar: leite, queijo cottage, vísceras, carnes magras, folhas verde-escuras.
 
Vitamina B3 (Niacina) - funciona como componente das coenzimas NAD e NADP, que estão presentes em todas as células. É importante para a manutenção do equilíbrio da pele e sistema nervoso.
 
Onde encontrar: peixes, amendoim, leite, legumes, aves, carnes magras.
 
Vitamina B6 (Piridoxina) - São coenzimas relacionadas ao metabolismo proteico, auxiliando na manutenção do sistema imunológico.
 
Onde encontrar: carne de porco, vísceras, legumes, banana, batata, aveia.
 
Vitamina B12 (Cobalamina) - Efetiva no tratamento de anemia permiciosa. É uma substância cristalina vermelha e hidrossolúvel. A cor vermelha deve-se ao cobalto. É fundamental ao funcionamento do trato gastrintestinal, medula óssea e tecido nervoso.
 
Onde encontrar: fígado de boi, leite, ovos, peixe, queijos e carnes.
 
 
Fonte: Renata Kutwak - nutricionista

NUTRIÇÃO - ÔMEGA 3

Essencial à saúde humana, a gordura é um potente antioxidante, e apresenta papel importante na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Alguns estudos científicos mostram que o aumento de peso está relacionado a inflamações. O ômega-3, por seu potencial antiinflamatório, exerce papel benéfico no tratamento da obesidade.
 

 
O ômega 3 é uma gordura, um ácido graxo poliinsaturado, que é essencial à saúde humana. Como não é produzida pelo organismo, precisa ser ingerida através da alimentação. É um potente antioxidante. Nos últimos anos, estudos científicos têm comprovado que dietas com boas quantidades de ômega 3 desempenham papel importante na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e aterosclerótica (ex: redução de LDL colesterol e triglicerídeos e aumento do HDL colesterol), doenças inflamatórias (ex: obesidade), auxiliam no crescimento e desenvolvimento fetal e neural, além de diminuir a vasoconstricção e agregação plaquetária, possuir ação antiinflamatória e antitrombótica, ajudar a prevenir a depressão, a psoríase e atuar no sistema imune.

Baixas concentrações aceleram o processo de envelhecimento e aumentam a probabilidade de desenvolvimento de várias doenças degenerativas e cardiovasculares.

Os alimentos mais ricos em ômega 3 são os peixes de águas profundas, como salmão, arenque, atum e sardinha. São também boas fontes: chia, linhaça (óleo, semente e farinha), vegetais verde escuros (couve, espinafre e rúcula), castanha do Brasil e nozes e, em menores quantidades, o óleo de soja e o de canola.

A dieta ocidental tem baixa ingestão de alimentos ricos em ômega 3, ao contrário da dieta oriental. Devemos acrescentar estes alimentos a nossa dieta do dia a dia: ingerir peixes pelo menos duas vezes por semana, duas castanhas do Brasil ou nozes, e uma colher de sopa de chia ou linhaça diariamente.

A suplementação de ômega 3 traz inúmeros benefícios para a saúde. A dose recomendada é de 0,5 (manutenção da saúde) a 1 % (com patologias associadas) da ingestão total de calorias ingeridas na dieta. Por exemplo : uma dieta de 2000 Kcal = 1grama para manutenção da saúde. Se esta pessoa apresentar colesterol elevado, devem ser suplementados dois gramas de ômega 3 diariamente. Para praticantes de atividade física de alta intensidade, podem ser utilizados dois gramas para minimizar a produção de radicais livres.

Na gravidez e no período da amamentação é indicada a suplementação de 1 grama (1000mg ) de ômega 3. Entretanto, deve ser interrompido a partir do oitavo mês, até o nascimento do bebê, por sua ação vasodilatadora poder aumentar o sangramento no momento do parto. O mesmo cuidado devemos ter com pessoas que utilizam anticoagulantes. Mesmo que apresentem colesterol elevado ou doenças associadas, devemos suplementar no máximo com 500mg de ômega 3.

Devemos aumentar a ingestão de alimentos fontes do ômega 3 diariamente. A suplementação tem efeitos benéficos no tratamento de patologias como coadjuvante do hábitos de vida saudável: dieta + atividade física.

A suplementação de qualquer nutriente, inclusive vitaminas e minerais, deve ser criteriosa e somente indicada pelo profissional da área de saúde nutricionista ou médico, que levarão em conta a história clínica do paciente e suas necessidades, e individualizará as doses, indicando como e quando tomar.

O excesso de qualquer nutriente através da suplementação pode trazer malefícios à saúde. Qualquer dúvida, sempre procure seu médico ou nutricionista para esclarecimentos.


Fontes: Mundo Verde  e Cristiane Perroni é nutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento.

MEL CRISTALIZADO?

Quando o mel cristaliza, não significa que está estragado. Se isso ocorrer, coloque o recipiente em banho maria por alguns minutos até que volte ao estado líquido.




By Mundo Verde

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ALIMENTAÇÃO PARA CELÍACOS

A doença celíaca é pouco conhecida ainda, mas cada vez mais comum em alguns países da Europa, onde tem sido bastante estudada. A incidência é, em média, de 1 caso a cada 200 habitantes, manifestando-se principalmente na infância nos 3 primeiros anos de vida, se caracterizando pela intolerância ao glúten. Ocorre em pessoas com predisposição genética.
 


 O Glúten é a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (subproduto da cevada). Dessa forma, os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, pizzas, cervejas etc.

Em portadores da intolerância o Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino prejudicando a absorção dos nutrientes. A má absorção torna-se um problema sério. Isso resulta em perda de vitaminas, minerais e calorias.

Os alimentos ricos em vitaminas B são importantes, pois a doença celíaca causa má absorção destas vitaminas.

É permitido o consumo de arroz integral e milho.

As pessoas com doença celíaca precisam de fibra e devem comer hortaliças frescas, leguminosas (feijões, ervilha, lentilha), farelo de arroz, nozes, sementes de girassol, passas, figo e frutas com sementes tais como morango, framboesa e amora.

Vale ressaltar que o glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isso uma dieta deve ser seguida à risca.
Consuma frutas, verduras e legumes e cuidado para não exagerar no consumo de gorduras e carnes.

Os sintomas mais frequentes da doença são diarreia crônica, anemia ferropriva, emagrecimento e falta de apetite, distensão abdominal (barriga inchada ), vômitos, dor abdominal, osteoporose, esterilidade, abortos de repetição, glúteos atrofiados, pernas e braços finos, apatia e desnutrição aguda que podem levar o paciente à morte na falta de diagnóstico e tratamento.

O tratamento basicamente compreende uma dieta rigorosa; devem ser retirados todos os alimentos e preparações que contenham o glúten. Não é permitido comer "só um pouquinho" desses alimentos. Eles devem ser substituídos por farinha de arroz, amido de milho, fécula de batata, araruta, farinha de soja.

Os doentes devem estar sempre muito atentos aos rótulos, embalagens e bulas, que nem sempre contêm a composição correta ou bem clara dos ingredientes. Sempre que, entre os ingredientes, tiver trigo, aveia, centeio e cevada, mesmo que não esteja escrito no rótulo, alimento não deve ser consumido porque contém glúten.

 Você encontra um mix de produtos indicados para celíacos como macarrão, farinhas, biscoitos, pães, torradas, bolos, cookies, snacks, massas de pizza, soja e seus derivados, chocolates, quinua (grãos, farinha, flocos, macarrão) entre outros.

É IMPORTANTE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DOS INGREDIENTES DO RÓTULO.

Atenção: Nenhuma orientação substitui uma consulta clínica individualizada realizada por um profissional de saúde!

Fonte: Equipe de Nutricionistas da Rede Mundo Verde

OLHEIRAS - PREVENÇÃO E TRATAMENTO

           
A ansiedade e o estresse causam noites mal dormidas e com elas surgem às olheiras, manchas escuras ao redor dos olhos.

O estresse, a ansiedade e a falta de sono aumentam a produção de um hormônio chamado cortisol que pode causar inflamação ao redor dos olhos piorando a aparência das olheiras.
 
 


Dormir bem, por pelo menos 6 horas por noite, em ambiente escuro e em temperatura agradável ajuda a diminuir os níveis de cortisol. Inclua no cardápio também o abacate, fonte de beta-sitosterol que tem papel auxiliar na redução do cortisol e consequentemente das olheiras.

DICA! Para uma boa noite de sono pingue algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda em uma bola de algodão e coloque dentro da fronha do travesseiro.

Mas nem sempre as olheiras são causadas por noites mal dormidas, outros fatores podem estar relacionados ao mal como: hipersensibilidades alimentares e dificuldade no processo de detox.

Alergias alimentares podem prejudicar a circulação causando inchaço e o escurecimento ao redor da área dos olhos.

Uma dica importante para evitar as olheiras é variar ao máximo o cardápio. Alterne os alimentos, não coma todos os dias as mesmas coisas porque assim você diminui sua exposição ao alimento alergeno, diminuindo a chance de desenvolver a hipersensibilidade.

De acordo com a medicina chinesa as olheiras são sinais de deficiência de detox, assim inclua no cardápio suco de fruta orgânico com clorofila, alho, brócolis, couve flor, própolis e os chás verde, de boldo e de camomila que auxiliam no processo de eliminação de toxinas pelo fígado. Evite os alimentos industrializados, cheios de açúcar, gordura e refinados preferindo os cereais integrais e inclua no cardápio uma variedade de frutas e verduras, de preferência orgânicas.

DICA!Um pouco de água morna com umas gotinhas de limão ajuda a melhorar a digestão e a eliminação de toxinas pelo organismo.

As toxinas são eliminadas do nosso organismo pelas fezes e também pela urina, portanto fortaleça os rins usando suco de cranberry, quinua, feijão azuki e clorela.

Compressas frias com infusão de camomila além de acalmar diminuem a aparência escura das olheiras. Cremes com princípios antiinflamatórios como romã, algas e aloe vera também são bons aliados conta as olheiras.
Fonte: Flávia Morais – Nutricionista da Rede Mundo Verde

SUCOS - DICA SAUDÁVEL

Suco de laranja x Suco de goiaba

Embora a laranja seja sempre a mais lembrada quando o assunto é vitamina C, ela não ocupa as primeiras colocações no ranking do nutriente. Em um copo de suco de goiaba há 130mg da vitamina, enquanto no do suco de laranja, 94mg. Varie!


TORCICOLO

Saiba se prevenir contra o mau jeito

Toda dor é incômoda, mas há aquelas a quais nos já nos acostumamos, como a famosa dor de cabeça que, embora seja difícil de suportar, tende a surgir após um dia cheio de compromissos, tarefas ou situações estressantes. O problema se torna ainda maior quando a dor surge em um local incomum, onde não estamos acostumados e onde menos pensávamos que pudesse surgir.
O Torcicolo é bem assim, uma dor repentina que surge em um local incomum, onde menos esperávamos: o pescoço.
 
Apesar de o pescoço ser um lugar incomum para dores, não é raro encontrarmos pessoas que relatam que sentem dores ou já tiveram torcicolos ao longo da vida e, por coincidência ou não, a maioria delas afirma que a dor surgiu “do nada”, como se tivesse dormido e, pela manhã, acordado com ela.
O torcicolo geralmente acontece de maneira incomum, resultado de um movimento abrupto com o pescoço, como vira-lo com muita rapidez, mas também pode acontecer devido a “mau jeito”, quando se permanece por muito tempo na posição errada, travesseiro inadequado e má postura.
E mais:
  • Prática de esportes sem acompanhamento;
  • Prática excessiva de atividades físicas;
  • Doenças que atingem as vértebras;
  • Traumatismos e etc.
O torcicolo acontece quando uma das articulações localizadas no pescoço é lesionada, as articulações têm a função de dar flexibilidade aos movimentos, por isso, quando uma delas é lesionada a dor ao se movimentar é instantânea. A lesão imobiliza a articulação, essa ação faz surgir um espasmo no músculo do pescoço, além disso, os nervos ao redor do músculo inflamam, o que faz a dor ser ainda mais constante. Esse espasmo pode se estender para outro músculo e a consequência disso é a impossibilidade de movimento.
Curiosidade: O músculo afetado é sempre o que está do lado oposto da lesão.
Você sabia que bebês podem nascer com torcicolo dependendo da maneira que ficam posicionados no útero da mãe?
Isso é possível e recebe o nome de torcicolo congênito.
O tratamento mais eficaz contra o torcicolo é a prevenção, realizar alongamentos, dormir com travesseiros adequados, praticar atividades físicas e esportes de forma adequada, são maneiras de prevenir o torcicolo.
O tratamento pode ser feito a base de massagens, compressas e medicamentos, mas para isso é necessário avaliação médica. Caso esteja sentindo dor ou incômodo na região do pescoço, não hesite, consulte um médico e resolva esse pequeno problema, antes que ele fique grande demais.
Para quem não quer viver de mau jeito.
Fonte: Onofre

SEUS DEDOS FAZEM BARULHO?

Por que quando estalamos os dedos Faz barulho?

Levante a mão se você faz parte do grupo de pessoas que sentem muita aflição ao ouvir o barulho que faz quando alguém estala os dedos ou alguma outra parte do corpo.
Estalar os dedos imagem 1
Por que será que esse barulho incomoda tantas pessoas?
As articulações são estruturas que ligam um osso ao outro com tecidos conectivos e ligamentos. Elas são envolvidas por uma espécie de cápsula que contém um líquido viçoso e transparente chamado Sinóvia (fluído sinovial), este líquido tem a função de facilitar os movimentos de todas as articulações, como um lubrificante.
O barulho que faz quando estalamos alguma articulação, principalmente a dos dedos, acontece, pois dentro dessas cápsulas que envolvem as articulações existem bolhas de gases que são Nitrogênio, Oxigênio e Dióxido de carbono e quando esticamos ou dobramos a articulação essas bolsas estouram como se fossem bexigas.
Está explicado: É por isso que, mesmo que você tente, dificilmente vai conseguir estalar os dedos novamente logo em seguida, pois esses gases levam em torno de 20 a 30 minutos para se reunirem novamente.
Ainda não existe um estudo que comprove que estalar os dedos seja prejudicial, mas é bom ter cautela, alguns especialistas informam que o líquido que envolve a articulação pode ficar gasto e isso pode ocasionar o surgimento de artrite e artrose. É preciso ter atenção se, ao estalar os dedos, há dor, nesse caso o mais recomendado é procurar um especialista.
Muitas pessoas têm o hábito de estalar outras partes do corpo como: pescoço, ombros e cotovelos, pois a sensação de alívio quando nos esticamos e ouvimos o famoso “crec, crec” das articulações estalando é, para muitos, indescritível, mas, para a surpresa de muitos, essa atitude não é recomendada. Se você deseja ter esse alívio, procure um especialista, assim você terá essa sensação sem prejudicar suas articulações.
Para preservar as articulações também vale a pena ter uma vida saudável, manter o peso e praticar exercícios físicos, além de manter uma rotina com o ortopedista e, caso haja algum sintoma fora do comum, cuidar imediatamente do assunto.
Para quem quer sentir alívio todos os dias.
Fonte: Onofre

HIDRATANTE CORPORAL

Tipos de hidratante corporal: Você sabe qual é o indicado para você?

Para muitas pessoas a hidratação da pele é um processo de beleza indispensável, pois somente a hidratação natural não é suficiente para manter a pele firme e sedosa, para isso testam vários tipos de hidratantes, mas nem sempre o resultado esperado é alcançado, por muitas vezes até pioram o aspecto da pele.
O primeiro passo para ter um bom resultado na hidratação é saber qual seu tipo de pele, que pode ser oleosa, mista, normal, seca e extrasseca, sabendo disso fica mais fácil utilizar o tipo de hidratante correto, pois existem vários, como gel, loção, creme entre outros.
 imagem-post-be-obnofre
Para você não errar na hidratação da sua pele, conheça os tipos de hidratantes:
  • Gel e Gel-creme
O gel hidratante é indicado para quem tem a pele oleosa, por ter em sua composição menos óleo. A hidratação é leve, por isso é de fácil absorção.
  • Loção
Para quem tem o tipo de pele normal e mista, o hidratante mais indicado é a loção, por ter uma textura leve é absorvida facilmente, sua hidratação é média, ideal para quem não precisa de muita hidratação.
  • Creme
Por ser o tipo mais conhecido, o creme hidratante é sempre a primeira opção, mas é preciso tomar cuidado, pois na sua formulação contêm óleo, por isso é indicado para tipos de pele que precisam de mais hidratação, como a seca.
  • Manteiga
A manteiga hidratante ainda não é muito conhecida, sua formulação é bastante densa e nutritiva, ideal para a pele seca à extrasseca, sua absorção é mais demorada, porém muito eficiente.
  • Óleo
O óleo hidratante tem um alto poder de hidratação, por isso para quem tem a pele extrasseca é uma ótima opção. Para potencializar o resultado, a aplicação deve ser feita durante o banho. Prefira os óleos vegetais, pois os óleos minerais podem ficar acumulados na pele.
Independente do tipo de hidratante que utilizar, o melhor momento para sua aplicação é após o banho, desde que água esteja quente, pois os poros estarão mais abertos, assim a absorção será melhor.
Para conhecer o seu tipo de pele procure um dermatologista, ele irá avaliar e indicar o melhor tipo de hidratante. Não utilize o hidratante de corpo no rosto, pois a formulação é diferente.
A pele também precisa de hidratação de dentro para fora, por isso beba bastante água.
Para ter uma pele hidratada e sedosa.
Fonte: Onofre

DOR DE GARGANTA

Quais são suas causas?

Nessa época do ano é comum que os consultórios médicos fiquem cheios de crianças e também de adultos. Como o clima está mais ameno os vírus e as bactérias se proliferam com mais facilidade, por isso as gripes e resfriados se tornam constantes, e por causa dessas doenças outras podem se desenvolver e um dos sintomas que podem aparecer é a dor de garganta.
Quando uma pessoa está gripada ou resfriada normalmente fica com uma obstrução nasal, por isso respiram pela boca, como o ar não sofre o processo natural de filtragem chega à garganta com impurezas, que podem causar doenças como faringite, amigdalite e laringite.
A dor de garganta é apenas um sintoma dessas doenças, que podem ser causadas por vírus ou bactérias que na maioria das vezes inflama, causando dor e desconforto.
Dor de garganta  imagem 1
Mas como esse processo de inflamação é causado?
  • Amigdalite
A amigdalite é uma das causas mais comuns da dor de garganta. As amigdalas são tecidos que ficam uma de cada lado, na parte superior da garganta e evitam que bactérias e fungos passem para o organismo, mas quando a pessoa fica com a imunidade baixa esses agentes externos causam a inflamação nas amigdalas.
Os sintomas costumam ser: dor para engolir, febre e mal-estar, se estiverem bem inchadas e avermelhadas foi causada por vírus, mas se houver focos de pus foi causada por bactéria, nesse caso costuma ser mais agressiva.
  • Faringite
Uma outa causa comum da dor de garganta, é a faringite, que é o inchaço da faringe, parte posterior da garganta entre as amigdalas e a laringe, normalmente causada por vírus, mas não descarta a possibilidade de ser por bactéria e se não for tratada pode se transformar em uma amigdalite bacteriana.
Seus sintomas são: febre, dor de cabeça e dor nas articulações (falar, bocejar e engolir).
  • Laringite
A laringite é muita confundida com a faringite, mas acontece na laringe, que fica mais abaixo no pescoço, na região do pomo de Adão, onde há a produção da voz, uma inflamação que também pode ser viral ou bacteriana.
Os sintomas podem ser rouquidão, garganta seca e tosse, para diagnosticar esse tipo de  inflamação é preciso da ajuda de aparelhos médicos, pois a faringe fica em uma região de difícil visualização.
Sempre que perceber que há algo errado com sua garganta procure um médico para que ele avalie os sintomas, e indique o tratamento certo. Outra causa da dor de garganta pode ser o câncer de garganta, por isso caso essas dores sejam recorrentes informe ao seu médico.
Para diminuir o risco do surgimento da dor de garganta, evite o fumo, consumo de álcool, ambientes com pó ou poluídos, falar alto e mudanças bruscas de temperaturas.
Para quem quer falar à vontade.
Fonte: Onofre

UNIVERSO MASCULINO

Exclusividade para eles, já!

Já foi o tempo em que os itens básicos do dia a dia masculino cabiam em uma caixa de ferramentas, hoje os homens estão cada vez mais inseridos em um universo pouco desbravado por eles anteriormente: O universo da beleza.
Aquela visão antiga, diga-se de passagem, de que o homem não necessita de cuidados específicos com a pele ou tratamentos especiais não é mais vista com bons olhos, afinal houve uma grande mudança no mercado, causada, inclusive, pelas novas abordagens comportamentais dos homens que, agora, se preocupam mais com a saúde, beleza e bem-estar.
Prova disso é que as academias estão cada dia mais cheias, nutricionistas deixaram de ser exclusividade feminina e o mercado têxtil e cosmético criou novas vertentes para atender os seus novos consumidores, os chamados homens modernos. Os homens, por sua vez, não só perceberam essas alterações, como aprovam essa inovação, 80% afirmam que preferem marcas que foram pensadas e desenvolvidas exclusivamente para eles.
 
A pele do homem é bem diferente da pele da mulher e, por isso, precisa de cuidados diferenciados e desenvolvidos particularmente para as suas necessidades.
Os homens e suas particularidades:
  • Os homens suam, em média, 25% a mais que as mulheres, devido às atividades de suas glândulas sudoríparas, porém com a perda de sais a pele tende a ficar desidratada e ressecada com maior frequência;
  • Além do ressecamento causado pelo processo natural do suor, a pele do homem sofre agressões rotineiras devido ao uso de lâminas e barbeadores, estima-se que, durante uma semana, a lâmina entra em contato com a pele masculina por cerca de 1000 vezes, o que causa um aumento nos riscos de inflamações e infecções;
  • Homens têm a pele mais acneica que mulheres, pois possuem maior oleosidade. O excesso na produção de sebo causa poros mais dilatados e maior propensão à acne, que se torna um problema que vai além da adolescência;
  • A pele do homem também contém mais colágeno que a da mulher e, por isso, se torna mais resistente, consequentemente o seu envelhecimento é retardado, porém possui rugas mais profundas, marcadas e intensas quando elas surgem, tornando-as mais difíceis de serem removidas.
Com tantas especificações e características chega a ser tardio o descobrimento dos cuidados no mundo masculino. Com esse objetivo a marca Dr. Jones foi criada especificamente para atender às necessidades que nem mesmo os homens sabiam que tinham.
A marca foi desenvolvida exclusivamente para atender o público masculino e conta com produtos que oferecem funcionalidade e praticidade para acompanhar – e facilitar – o dia a dia masculino. Todos os produtos têm fórmulas suaves e não oleosas, que garantem refrescância e não pesam na pele, podendo ser usados por atletas que, geralmente, levam o corpo ao ponto alto do seu próprio limite e precisam de cuidados com a saúde e bem-estar que acompanhem o seu ritmo.
Fonte: Onofre

domingo, 25 de agosto de 2013

ALIMENTOS - VOCÊ QUER VIVER MAIS?

Para viver mais. 10 alimentos que vão aumentar sua idade e a qualidade da sua vida.
 
 
Sua alimentação pode interferir nos seus anos de vida. Confira uma lista de alimentos que te farão viver mais e melhor.
 
Já que viver para sempre ainda é impossível, podemos tomar alguns cuidados para viver mais. E muito melhor!

É por isso que separamos dez alimentos que prometem melhorar sua qualidade de vida e aumentar seu número de aniversários. Confira as dicas:

Tomate
É o licopeno que faz do alimento um bom aliado na luta contra a idade, já que ele é um ótimo antioxidante, inibindo a formação de radicais livres e prevenindo o câncer. Além disso, o tomate impede a formação do mau colesterol e protege contra o mal de Alzheimer e Parkinson.

Cuidado com os agrotóxicos presentes no tomate e procure sempre pelo alimento orgânico, caso vá consumi-lo cru. Para potencializar o licopeno, faça um molho de tomate caseiro, com um fio de azeite de oliva extravirgem.

 
Alho
O alho cru aumenta o sistema imunológico e combate as infecções. O alimento também ajuda na eliminação de açúcar no sangue, previne o colesterol e ainda é antioxidante.

Para potencializar os benefícios do alho, pique o alimento e aguarde cerca de 10 minutos antes de utilizá-lo nas refeições. Isso fará com que a aliina se transforme em alicina, substância responsável por reduzir níveis de colesterol, redução da coagulação sanguínea, aumento da imunidade e discreta queda da pressão sanguínea.

 
Frutas vermelhas
No Brasil, o morango é a fruta mais consumida entre as vermelhas, mas a amora, mirtilo e a cranberry (pouco conhecida por aqui) ajudam a combater o envelhecimento das células e a formação de tumores, segundo uma pesquisa da Universidade de Brasília.

As frutas ainda têm ação antiinflamatória, anticancerígena e antialérgica. Além disso, há pesquisas que apontam que o mirtilo ajuda no emagrecimento, já que ela reduz o número de células de gordura e evita que novas apareçam.

Para que você possa se beneficiar das frutas vermelhas, um copo de suco por dia resolve.

 
Castanha-do-pará
A castanha, agora também chamada de do Brasil, é rica em selênio, encontrado no solo do Pará. Este mineral tem propriedades que ativam a glândula tireóide e evitam a produção dos radicais livres, retardando o envelhecimento. O alimento ainda reduz o risco de doenças cardíacas.
 
 
Maçã
A fruta é responsável por prevenir uma série de doenças cerebrovasculares e câncer de estômago, pulmão e fígado. Pesquisadores da Universidade Católica do Rio Grande do Sul ainda descobriram que a ingestão de cinco maçãs por semana faz com que as pessoas respirem e durmam melhor, além de apresentarem menos problemas na garganta e ajuda no emagrecimento, por ser rica em uma fibra que ajuda na saciedade.

 
Linhaça
A ingestão de uma colher de sopa do alimento por dia ajuda a diminuir o colesterol ruim e o triglicérides. Não há um melhor horário para comer o alimento e ele pode ser misturado nas refeições ou batido com sucos e vitaminas.


Azeite de Oliva Extra Virgem
Melhora a circulação, protege de doenças cardiovasculares e permite a absorção de nutrientes solúveis em gordura. O alimento é rico em vitamina E e gorduras monoinsaturadas, que participam da constituição das membranas das células.

 
Canela
Além de diminuir a compulsão por doce, é digestiva e melhora a absorção dos alimentos. A canela ainda é considerada afrodisíaca, responsável pelo aumento da libido e da disposição.

Por melhorar a atividade da insulina, ajuda no tratamento e prevenção da diabetes, e ainda ajuda a evitar o sobrepeso e acúmulo de gorduras na região abdominal. Pode ser polvilhada com uma fruta quente (uma colher de sopa rasa) ou ser usada em pau em chás (cerca de 3 unidades em cada xícara).

 
Espinafre
A luteína, substância presente no alimento, é antioxidante e reduz os efeitos maléficos do Sol na pele, além de ajudar a prevenção de problemas de visão. O espinafre ainda é rico em ferro, assim como o agrião.

 
Peixes de água fria
Salmão e sardinha são as principais fontes de gordura boa e ômega 3 entre os peixes de água fria, com ação antiinflamatória e antioxidante.

O salmão pode ser consumido cru ou cozido. É melhor evitar o peixe defumado, já que as altas temperaturas alteram a gordura boa do alimento. Preste atenção da procedência do peixe, já que aqueles criados em cativeiro são pobres em ômega 3.
 
Fonte: Andrezza Botelho - nutricionista