quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ÁGUAS-VIVAS E CARAVELAS - Orientações sobre acidentes

Orientação para acidentes por águas-vivas e caravelas no litoral.

Verão, sol, mar, praia.... quase sempre trazem boas recordações e sensações de prazer. Mas o litoral tem surpresas nem sempre agradáveis. O paraíso pode se tornar um inferno se o banhista não tomar alguns cuidados básicos.

1- Olindias sambaquiensis

Esta pequena medusa de cor amarelada é comum no verão nas praias de Santa Catarina e causa acidentes dolorosos, mas de pouca gravidade (cerca de 90% dos acidentes em SC).
Lesão cutânea causada pela Olindias sambaquiensis, popularmente conhecida por reloginho. As lesões são arredondadas ou ovais, pequenas e às vezes com tentáculos (linhas) curtas.

2 - Linuche unguiculata

Medusa muito pequena cujas larvas podem causar envenenamentos sob as roupas de banho.
Lesões típicas do prurido do traje de banho observadas no litoral norte de SC. As lesões são pápulas e eritermatosas e intensamente pruriginosa (coceira).

3Physalia physalis
Não são incomuns, mas causam poucos acidentes. Note o flutuador(fica fora da água) e os tentáculos longos.
As linhas(onde o tentáculos tocaram a vítima)são longas. A dor é intensa e pode haver quadros graves.


Tratamentos


  • Cnidários: causam linhas avermelhadas ou marcas arredondadas, muito dolorosas, imediatamente após o contato com os animais nas praias. Não é uma queimadura, é um envenenamento que causa dor em ardência.
  • A dor pode ser controlada com o uso de compressas de água gelada(sempre água do mar ou aplicação de "cold packs" envoltos em panos, pois a água doce disparada nematocistos ainda integros na epiderme).


  • Aplicações de compressas ou banhos de vinagre devem ser usadas, pois inativam os nematocistos.


  • As espécies brasileiras raramente provocam quadros graves, mas não é impossivel a presença de falta de ar, mal estar, queda de pressão e arritmias cardiacas após o envenenamento. Alterações do ritmo cardiaco e falta de ar são indicativos de gravidade e exigem atendimento em Pronto-Socorro. Pesquisas recentes recomendam o uso de verapamil para o controle das arritimias cardiacas.


  • Fonte: SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário