quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

IMC - Entenda melhor este cálculo da saúde

O cálculo do Índice de Massa Corporal é um método utilizado no mundo todo para avaliar o estado nutricional de um indivíduo.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um dos métodos utilizados internacionalmente para avaliar o estado nutricional de um indivíduo. Trata-se de uma fórmula matemática que usa duas informações como variáveis: o peso (em quilos) e a altura (em metros) de cada pessoa. O cálculo é simples: basta dividir o peso pela altura ao quadrado (IMC = peso / altura²). O resultado obtido serve de indicador sobre como está a manutenção do peso de cada pessoa.



No entanto, os especialistas não recomendam esse método em certos casos - como o de pessoas muito musculosas, atletas, halterofilistas ou aquelas que sofrem de cifose dorsal (corcunda, que diminui a altura) - devido à impossibilidade de diferenciar massa gorda (gordura) e massa magra (músculos e água), que interferem diretamente no resultado.

Segundo a endocrinologista Claudia Cozer*, existem outros métodos para avaliar jovens com menos de 18 anos. Portanto, eles não devem seguir a tabela abaixo (que é indicada pela Organização Mundial de Saúde). "Para eles existem padrões específicos de acordo com cada idade e peso. O melhor é procurar o médico ou uma nutricionista para uma avaliação", diz ela.
Assim que você obtiver o resultado, veja em qual faixa você se enquadra (levando em consideração a tabela abaixo):

IMC abaixo de 18,5: abaixo do peso IMC entre 18,5 e 24,9: peso adequado à altura IMC entre 25 e 29,9: sobrepeso IMC entre 30 e 34,9: obesidade grau I IMC entre 35 e 39,9: obesidade grau II IMC acima de 40: obesidade grau III

Sempre vale lembrar que se você acha que está "fofinho demais", antes de mais nada, fale com um médico para verificar se realmente precisa perder alguns quilinhos. Se ele considerar necessário, vai orientá-lo a buscar ajuda de um nutricionista para fazer uma reeducação alimentar.

O acompanhamento de um profissional de saúde (nutricionista e/ou médico) é fundamental para que você aprenda a comer corretamente. Esse profissional faz um trabalho personalizado, ou seja, levando em conta suas preferências, paladar e atividades diárias.

E esqueça as dietas da moda ou que prometem milagres. "Para emagrecer é preciso aprender a se alimentar corretamente e praticar alguma atividade física, com a orientação de um preparador físico", alerta a médica.

Agora, se você já se alimenta de forma saudável e variada, mas mesmo assim não está em forma, os motivos podem ser fatores genéticos (seus pais e avós são obesos) ou uma dieta hipercalórica.

"Muitas pessoas ingerem alimentos saudáveis, mas em grandes quantidades e isso também não é adequado. Para emagrecer é preciso deixar de lado a vida sedentária, adquirir hábitos saudáveis e consumir a quantidade de alimentos adequados a você", afirma a endocrinologista. Fique ligado!

Fonte: Dra. Claudia Cozer - Endocrinologia pela Universidade de São Paulo e membro da diretoria da ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário