quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

MEDITAÇÃO - para acalmar a mente

Meditação é uma técnica milenar que ajuda a manter o autocontrole e acalmar a mente.

Diferentes linhas de pesquisas estudam e confirmam a eficácia das variadas técnicas de relaxamento no combate ao estresse, ansiedade, agitação, assim como, prevenção das  consequências associadas a essas três condições.
 
 
Portanto, com um pouquinho de disciplina, um local tranquilo e alguns instantes sem ser interrompido, é possível utilizar a prática da meditação e dos exercícios respiratórios para ajudar a manter o equilíbrio e o estresse bem longe. Além disso, de acordo com Joelma Amaral*, professora de técnicas de relaxamento, estes momentos podem ajudar as pessoas a evitar que um problema simples evolua para uma situação crônica.
 
"A meditação, por exemplo, é uma técnica milenar, que ajuda a manter a disciplina, o autocontrole e a acalmar a mente, promovendo conforto emocional e aprimorando a capacidade de concentração", explica. "O processo é bastante simples e a pessoa pode praticar deitada, sentada no chão (de pernas cruzadas, na chamada posição de índio ou de lótus) ou em uma cadeira (com os pés apoiados e a coluna ereta)”.
 
“A pessoa deve fechar os olhos suavemente e manter a atenção na respiração que precisa ser lenta e profunda. Os problemas e a agenda do dia devem ser deixados de lado e, se vierem ao pensamento, é preciso inspirar novamente e retornar ao objetivo inicial”.
 
A professora esclarece que sessões com duração de cinco a quinze minutos já podem trazer benefícios, desde que praticadas diariamente. Outra dica é colocar uma música ambiente. "Nas aulas de relaxamento, meditação e yoga é comum utilizarmos alguns sons que ajudam a criar um ambiente propicio para descontrair e abstrair pensamentos indesejados. Músicas clássicas, instrumentais e os sons da natureza, como água e pássaros são opções que permitem que a mente se concentre na melodia e relaxe".
 
Os exercícios respiratórios também são considerados eficazes para minimizar a ansiedade e o estresse. "Uma forma de começar é sentando-se ereto, com os olhos fechados, as mãos repousadas sobre a região do abdome (para que se possa sentir o movimento lento e suave da respiração) ou sobre as pernas. Inicie inalando pelo nariz, lentamente, sentindo a respiração. Em seguida, libere o ar, também pelas narinas, utilizando o dobro do tempo da inspiração", ensina Joelma. "Uma sugestão para controlar o tempo é contar "um" para a entrada do ar e "um...dois..". para a saída do ar. Repita por cinco minutos diariamente e vá aumentando esse tempo gradualmente".
 
A prática constante fará com que o exercício se torne um hábito diário. Sua saúde agradece!
 
Fonte: Joelma Amaral é instrutora de Hatha Yoga para adultos e crianças. Ministra aulas personalizadas de yoga com técnicas de relaxamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário