segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Saúde Infantil - Olhos e cabelos podem mudar de cor

Quando a cor dos olhos e cabelos do bebê será definida?

Após o nascimento, muitas transformações acontecem com o bebê, pois o contato com o mundo externo faz com que o seu organismo comece a trabalhar para que ele se acostume com essa nova condição, entre essas mudanças estão as que mais deixam os pais ansiosos, que é saber, como vai ficar a cor do cabelo e dos olhos.
Ao nascer, a cor dos olhos da maioria dos bebês é azul ou acinzentado, isso acontece porque o melanócito, célula responsável pela produção de melanina ainda não foi estimulada, e é exatamente a melanina que determina a cor dos olhos, cabelos e pele.
 
Quando a melanina começa a ser produzida pelo organismo, ela será espalhada por todo o corpo onde necessitará da substância, no caso dos olhos é a íris que irá receber. A íris é o anel muscular em volta da pupila que regula a entrada de luz nos olhos. Quanto menos melanina a íris receber, os olhos serão azuis ou verdes e, quanto mais serão castanhos ou pretos.
Os pais precisarão ter um pouco de paciência para saber exatamente qual será a cor dos olhos e dos cabelos do seu bebê, pois nos primeiros seis meses de vida a produção da melanina será mais intensa, por isso poderá ocorrer alterações e os olhos azuis e os cabelos claros talvez não permaneçam, somente após 1 ano de idade que a cor dos olhos será definida.
Da mesma forma que os olhos dos bebês podem mudar de cor, os cabelos podem mudar, tanto na cor como na forma, isso também será um trabalho da melanina, pois ela poderá deixar os cabelos mais escuros e somente por volta dos 2 ou 3 anos é que será possível ter certeza da cor e do formato, se será lisinho ou se os cachinhos irão aparecer.
Toda essa mudança na cor dos olhos e dos cabelos é uma herança genética, então se os pais têm olhos e cabelos escuros, dificilmente o filho terá cabelos e olhos claros, para isso é preciso que na família tenha alguém com os olhos claros para essa carga genética seja adquirida pelo bebê.
Se você tiver alguma dúvida quanto à cor dos olhos do bebê ou se perceber que está anormal, pergunte ao pediatra que o acompanha para que ele verifique o que está acontecendo.
Para quem está ansioso para saber a cor dos olhos e dos cabelos do seu bebê.
be Onofre, be Complete

Nenhum comentário:

Postar um comentário