quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

MICOSES - como tratar

Como evitar a micose nos pés sem abrir mão dos exercícios

Gosto e pratico sempre exercícios físicos. Talvez por este motivo, tenho frequentemente micose nos pés. O que devo fazer para preveni-la?”
A micose é causada por fungos. Logo, para uma pessoa sofrer com esse problema, é necessária uma conjunção de fatores:
Thinckstock
Contato com o fungo
O fungo que causa micose pode estar em qualquer lugar, já que não vivemos num ambiente esterilizado. Mas é claro que, em lugares de maior circulação de pessoas, a presença dele é maior. É o caso da academia, clube ou piscina.
Ambiente propício
Fungos se desenvolvem em ambientes quentes, úmidos e escuros: é esta a situação dos pés, abafados e enclausurados nos sapatos.
Tendência pessoal
Apesar de qualquer pessoa ser suscetível a micose nos pés, algumas têm maior tendência, e desenvolvem crises repetidamente ao longo da vida.
Como prevenir
Atletas enfrentam alguns obstáculos na hora de evitar micoses nos pés: seja no chuveiro da academia, no chão do clube ou na piscina, a chance de contato com o fungo é muito grande. Além disso, o próprio exercício deixa o pé quente e suado. O uso frequente de tênis também aumenta o calor e umidade dos pés.
Assim, as orientações para evitar micose são:
•Se você for tomar banho no clube ou academia, use chinelos.
•Depois do banho, seque bem os pés e os espaços entre os dedos. Se a pele não ficar totalmente seca, complemente com papel higiênico, ou com um secador de cabelos no modo frio.
•Depois de secar bem, aplique talco.
•Se não for possível usar um calçado aberto, que permite a ventilação dos pés, use calçado de couro, inclusive com solado também de couro. Solas de borracha ou plástico esquentam e predispõem ao suor.
•Não use tênis sem meias. E prefira meias de algodão ou as confeccionadas com tecidos específicos para esportistas, com alta capacidade de absorção do suor.
•Varie os pares de tênis. Deixe seus tênis arejando quando não os estiver calçando.
A pele com micose fica avermelhada, descama e coça. Quando o problema afeta a área entre os dedos, a pele fica amolecida e esbranquiçada. Procure um dermatologista para tratamento.

Fonte: Dra. Lucia Mandel - dermatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário