domingo, 6 de outubro de 2013

BEBÊ - AQUELA SONEQUINHA

Conheça a importância da soneca do seu pequeno

Para que o bebê se desenvolva de maneira correta são necessários vários fatores, como a amamentação exclusiva até os 6 meses e, após essa idade, uma alimentação saudável rica em nutrientes, além de um fator muito importante: o sono. O cochilo durante o dia é fundamental para o desenvolvimento das crianças.
Após o nascimento, a rotina do bebê costuma ser mamar e dormir, isso ocorre até mais ou menos os 3 meses, quando ele começa a ficar mais tempo acordado e tirar as sonecas duas vezes por dia, de manhã e à tarde. Aos 2 anos a soneca passa a acontecer apenas uma vez por dia, essa condição vai até por volta dos 3 anos. Essa soneca é fundamental, pois revitaliza, relaxa e aumenta a disposição.
 Soneca
Estudos mostram que, quando a criança não tira essa soneca durante o dia, pode ter alguns distúrbios, como de comportamento, ansiedade, irritação, menor nível de interesse e de habilidade para resolver problemas.
Os benefícios da soneca são vários, mas os principais são a ampliação dos processos cognitivos além da confirmação que as crianças que dormem à tarde são mais inteligentes e têm uma memória melhor.
As crianças que estão entre os 2 e 3 anos e tiram o cochilo à tarde, não podem dormir mais que uma hora e isso deve se manter até que ele não sinta mais a necessidade do descanso durante o dia, que pode acontecer por volta dos 4 anos, mas não é uma regra, cada criança tem o seu ritmo, por isso pode variar.
O descanso durante o dia não precisa ser feito onde a criança dorme durante a noite, nem precisa ter muito silêncio, pode ser com meia-luz e, caso ela não acorde em 1 hora, comece a fazer com que ela acorde de forma agradável, abrindo as cortinas aos poucos e colocando uma música calma, assim ela acordará de bom humor e não ficará irritada. Evite que a soneca leve a tarde toda para que o sono da noite não seja prejudicado e, evite também, que ela durma após às 16h00.
Antes de matricular a criança na escola, verifique se há espaço e tempo para que ela durma durante o dia, isso é fundamental para que o desenvolvimento dela não sofra prejuízos. Procure manter os mesmos horários todos os dias para as sonecas, pois o organismo da criança precisa manter os hábitos diariamente.
Muitos pais ficam em dúvida sobre quantas horas as crianças devem dormir por dia, alguns acham que está dormindo demais ou de menos, mas em cada fase ela dormirá o suficiente para se desenvolver.
  • De 0 a 4 meses: de 16 a 20 horas por dia, ela acorda apenas para alimentar-se.
  • De 4 a 6 meses: de 13 a 16 horas: ela dormirá de 9 a 11 horas à noite acordando      algumas vezes para se alimentar e duas sonecas por dia, que duram em torno      de 2 horas.
  • De 6 meses a 1 ano: de 12 a 14 horas, também com duas sonecas por dia.
  • De 1 a 2 anos: de 12 a 14 horas, nessa fase a soneca da manhã será dispensada,      permanecerá somente a da tarde.
  • De 3 a 5 anos: de 11 a 12 horas, a soneca da tarde começa a diminuir aos poucos.
Se perceber que a criança está com problemas para dormir, procure a ajuda do pediatra que a acompanha, assim ele avaliará melhor o que está provocando esse distúrbio.
Para as mamães que adoram olhar o seu bebê dormindo.
Fonte: Onofre
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário