terça-feira, 15 de outubro de 2013

CRIANÇAS - EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL

Pais devem ensinar desde cedo a importância do dinheiro aos pequenos.
 
 
Estimular a garotada a entender desde cedo o valor do dinheiro e a importância de poupar é também uma ferramenta importante para estimular o empreendedorismo desde a infância.
 
 
A partir desta  prática, estimula-se as crianças a entender a importância do dinheiro e a lutar para realizar os seus sonhos. “Vemos muitas crianças serem aliciadas para o mundo do tráfico porque querem dinheiro, outras frustradas porque vêm na televisão coisas que não podem ter. Então, ensinamos a elas o valor do dinheiro e a importância de conquistá-lo de maneira digna”, explica a educadora. Segundo ela, várias crianças vão descobrindo suas formas de empreender para conseguir as suas moedas que podem ser de R$ 0,10, mas que juntas fazem os sonhos das crianças se tornarem realidade.
 
 Ter educação financeira é saber esperar, saber fazer escolhas e aproveitar as oportunidades. “Pode parecer que uma criança não consegue entender esses conceitos, mas é no dia a dia que elas aprendem”, ressalta a especialista. Por isso, ela ressalta a importância de ensinar desde cedo as crianças a esperar. “A partir dos dois anos podemos falar mais especificamente sobre educação financeira.
 
O que independe da classe social à qual pertence a criança, pois, há crianças mimadas que não sabem ouvir um “não” em todas elas. “O que ocorre é que quanto mais alta for a classe social, mais difícil será para o pai de dizer ao filho que não vai dar algo. Ele logo vai protestar: mas você tem dinheiro!¨.
 
Jogos, bons aliados – Os jogos educativos podem ser grandes aliados na tarefa de educar financeiramente os filhos e evitar que se tornem adultos consumistas. Celina Macedo explica que o jogo é um instrumento que ensina a criança a ter objetivos, a pensar em metas e buscar alcançá-las e também ensina a criança a superar frustrações. “Os jogos e as brincadeiras podem ensinar o filho a esperar a vez, a planejar, a seguir metas e a rever estratégias para chegar a um objetivo especifico. Pontos importantes para quem quer ter sucesso financeiro”, avalia a especialista.
 
Além dos jogos, existem alguns softwares específicos que também aliam “assunto sério” com diversão e ajudam a despertar o potencial empreendedor.
 
DICAS:
 
 Criança pequenas, entre três e cinco anos, são expostas tanto pelos canais aberto, como pelos infantis a uma lógica de consumo.
O ideal é explicar às crianças que dinheiro é gerado pelo trabalho de seus pais, e que nem sempre se pode comprar tudo o que quer. Mostrar que ela possui muitos brinquedos em casa, semelhantes aos novos que deseja, é uma prática saudável, assim como implementar hábitos que evitem o desperdício, como colocar no prato apenas o que for comer.
Crianças maiores, entre sete e dez anos, já conseguem entender um pouco mais o mundo das finanças.
Nessa idade, uma prática saudável é a mesada. Ao dar o dinheiro, os pais devem estimular criança a fazer um orçamento mensal e um planejamento financeiro. Com isso, a criança aprende a importância da poupança, assim como passa a diferenciar produtos caros e baratos.

 
Fonte: Celina Arruda Macedo - especialista em educação financeira   
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário