quarta-feira, 9 de outubro de 2013

CRIANÇAS - COMO EVITAR A GULA

Como evitar que seu filho se torne uma criança gulosa. 



Uma das grandes dúvidas dos pais quanto à criação dos filhos é sobre a alimentação; “como educar meu filho a comer de forma saudável?”. O controle alimentar deve começar desde a introdução das primeiras comidas na vida do pequeno. Caso contrário, a criança pode criar hábitos gulosos, que, depois, dificilmente serão revertidos.
 
 
 
É importante saber que a alimentação da criança é reflexo da alimentação da família. Portanto, caso os alimentos que entram em sua casa não sejam saudáveis, o ideal é começar a mudança dos hábitos de todos durante a gestação e não esperar que o bebê chegue ou cresça, porque esse é um processo que requer tempo e força de vontade.
 
Outro fator indispensável para a melhoria da alimentação e uma reação corporal saudável são os horários. É imprescindível que a criança tenha horários bem definidos para comer. Isso fará com que ela não passe o dia beliscando petiscos descontroladamente e que seu metabolismo funcione de forma regular desde cedo.
 
Mas, lembre-se, criança precisa ser criança, então permita que seu filho coma doces de vez em quando, como sobremesa. Se depois de comer a guloseima do dia ele pedir mais, seja firme e explique que você guardará o restante do doce para outra ocasião ou outro dia. Em seguida, ofereça uma fruta para o caso de ele ainda estar com fome.
 
Não use doces como chantagem para fazer a criança comer a refeição principal (“se você comer todo o almoço, ganhará uma sobremesa gostosa no final”). Isso imprime importância aos alimentos açucarados, tornando-os ainda mais especiais para o seu filho. É preciso fazer com que ele encare a sobremesa como uma parte comum do dia ou da semana.
 
O lugar mais tentador para as crianças, depois das lojas de brinquedo, é, definitivamente, o supermercado. Por isso, evite levar a criança junto quando for fazer compras. Caso isso seja inevitável, alimente-a antes de saírem de casa para que durante as compras ela esteja saciada e, dessa forma, fique com menos vontade de colocar no carrinho tudo o que vir pela frente.
 
Nos supermercados, a disposição dos doces ficam bem ao alcance dos olhos dos pequenos nas prateleiras. Então, quando passar por esse setor com seu filho, diga que você é que escolherá os doces que vocês levarão para casa e que pegará uma pequena quantidade.
 
Aproveite a diversidade de produtos do supermercado e escolha opções nutritivas para o seu pequeno, como frutas, legumes, barrinhas de cereais, etc. Procure sempre olhar os rótulos dos produtos – as informações nutricionais e os ingredientes contidos nele.
 
 
OBS: Lembre-se que o pediatra do seu filho é sempre a pessoa mais indicada para lhe orientar sobre a educação alimentar da criança. Então, caso note alguma alteração na forma como ela aceita ou não a comida, procure o especialista.
 
Fonte: Lillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário