quarta-feira, 9 de outubro de 2013

CRIANÇAS - OS GRITOS DOS PEQUENOS

Por que crianças pequenas gritam tanto?

 
É comum ir a supermercados, restaurantes, shoppings e outros lugares e se deparar com uma criança gritando loucamente com seus pais. Mas, e quando o filho nosso? Como se comportar frente a uma situação como essa e fazer a criança se acalmar?
 
O que você precisa se lembrar sempre é de que a criança não está gritando para te aborrecer. Na maioria das vezes, tudo o que ela precisa é extravasar a energia acumulada que tem.
 
 
O problema é: por que meu filho só resolve gritar em lugares públicos? A resposta pode parecer cômica, mas faz sentido. Segundo um estudo da Universidade New Southeastern, da Flórida, nos Estados Unidos, os pequenos percebem que em espaços grandes – como shoppings e mercados – há um efeito de eco e passam a “brincar” com isso. 
 
Saiba que gritar de volta não ajuda. Se vir que você também está gritando, seu filho vai passar a acreditar que entrou numa competição, onde quem levantar mais a voz ganha. Mas nem tudo está perdido. Existem algumas ações que podem acalmar a criança e fazê-la perceber que gritar não é o caminho para tudo. 
 
- Saia com seu filho quando ele estiver em boas condições. Isso é, antes de levá-lo a algum lugar, certifique-se de que ele está descansado, alimentado e de bexiga e intestino vazios. Serão motivos a menos para ele se irritas. 
 
- Prefira locais barulhentos. Sim, não leve seu filho a lugares quietos e intimidantes. Leve-o apenas, e se possível, onde você saiba que há barulho suficiente para que os gritos dele, caso ocorram, não sejam tão constrangedores. 
 
- Faça-o lhe ouvir. Pense que se você chamar a atenção dele com um tom de voz baixo, ele precisará parar de gritar para lhe ouvir. Por isso, use e abuse dessa tática. Sempre que seu filho estiver gritando, converse com ele e explique a situação em um tom de voz que ele precisará ficar quieto para ouvir. 
 
- Transforme o passeio em uma brincadeira. Se antecipe à gritaria dele e faça com que o passeio seja inteiramente prazeroso para o seu pequeno. Por exemplo, se o cenário for um supermercado, peça ajuda para pegar os ingredientes; invente músicas com os alimentos que ele pegar, etc. 
 
- Não ligue para o que os outros pensam. Há mães que nem levam seus filhos para onde vão por medo de que ele comece a gritar e a faça passar vergonha. Mas, você não deve levar isso em consideração. Se você estiver em um lugar quieto, apenas leve a criança para fora e espere ela se acalmar. Caso contrário, não há com o que se preocupar ou se constranger.
 
Fonte: Lillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário